5 melhores dicas para fazer uma gestão de processos eficiente

6 minutos para ler

Para garantir a excelência, precisamos realizar uma adequada gestão de processos. Afinal, por meio dela, organizamos os recursos disponíveis para obter resultados dentro das expectativas, tirando os objetivos, as metas e as estratégias do papel.

Além disso, o acompanhamento contínuo conduz à identificação de deficiências e à avaliação dos padrões utilizados. Há um componente de aprendizado com a experiência e a revisão periódica das medidas implementadas para garantir a melhoria contínua.

Sendo assim, se você está preocupado com o desempenho da sua empresa e deseja aprimorar as inciativas em andamento, continue a leitura deste conteúdo e conheça 5 dicas para fazer uma gestão de processos eficiente!

Entenda a importância da gestão de processos

Quando uma empresa traça seus planos, com objetivos, metas e estratégias, temos o início de uma jornada que vai da elaboração de ideias abstratas à produção de resultados concretos. No meio de campo, está a gestão, responsável por alocar os recursos e controlar a produção dos resultados.

No caso dos processos, os olhos se voltam para a otimização da relação entre entradas (inputs) e saídas (outputs). Isto é, o objetivo primário da gestão de processos é produzir resultados superiores, consumindo quantidades de recursos inferiores. Tudo isso em prazos cada vez mais céleres.

No entanto, para atingir o estágio de eficiência, os gestores devem se pautar por fundamentos sólidos. Trata-se de acompanhar o fluxo de trabalho de perto, comparando as etapas e as atividades com os padrões de excelência. Se o que é feito se revela incompatível com os modelos de qualidade, haverá desperdício de recursos ou produtividade aquém do potencial.

Por outro lado, se atendemos às melhores referências e incorporamos boas práticas, podemos identificar diversos benefícios. Veja algumas atitudes essenciais.

Aumentar a produtividade

Empregar técnicas, tecnologia e métodos de organização mais adequados e promover o aprimoramento contínuo das atividades, ampliando os outputs gerados em volume e qualidade.

Reduzir custos

Seguir padrões que reduzam o consumo de bens, tempo e capital para produção dos resultados da empresa, quer seja um produto, um serviço ou, até mesmo, uma decisão.

Melhorar a gestão do tempo

Produzir em prazos mais curtos, especialmente com o auxílio da tecnologia e das medidas de simplificação de processos.

Auxiliar a tomada de decisão

Acompanhar as atividades de perto e reunir informações sobre o funcionamento dos processos, permitindo a tomada de decisões mais aderentes às necessidades da empresa.

Conheça as 5 melhores dicas para uma gestão de processos eficiente

Um modelo mais adequado passa por entender o funcionamento das atividades da empresa, identificando as deficiências e possíveis melhorias. Depois, é importante acompanhar a execução em busca de novos ajustes, especialmente quando ocorrem mudanças de cenário. De forma resumida, podemos destacar 5 boas práticas.

1. Mapeie os processos da empresa

Descreva, de forma esquemática, os processos da cadeia de valor da empresa, identificando relações de causa e efeito entre as partes envolvidas. Isto é, qual é o passo a passo do ingresso de recursos no sistema até a produção dos resultados?

O mapeamento é o ponto de partida para avaliar os padrões utilizados pela organização e diagnosticar deficiências. A partir dele, as práticas estabelecidas podem ser confrontadas com as referências do mercado e com as expectativas da empresa.

2. Estabeleça indicadores de desempenho

Escolha um conjunto de índices e taxas para entender o desempenho dos processos. Por exemplo, uma mudança no RH passa por coletar dados sobre o retorno do investimento em treinamentos, turnover, produtividade, custo das horas extras etc.

O sistema de indicadores é fundamental por dois motivos. O primeiro é fornecer conhecimento sobre as práticas atuais; o segundo é permitir a comparação entre o desempenho presente e o histórico, a partir de futuras medições. Logo, ele é essencial para sabermos se estamos no caminho certo.

3. Identifique oportunidades de melhoria

Procure referências no mercado e nas metas da empresa para verificar a distância entre o desempenho real e ideal dos processos. A seguir, planeje mudanças para reduzir essa lacuna.

Uma forma de identificar causas e pensar em melhorias é o Diagrama de Ishikawa. Com ele, o problema é descrito à direita de uma página, sendo interligado a seis pontos: máquina, método, medida, mão de obra, material e meio ambiente.

Ao final, o esquema parecerá com uma espinha de peixe. O papel dos gestores é identificar dentro de cada item quais elementos causam o problema, ou seja, o mau desempenho do processo em questão.

4. Implemente as melhorias

Estabeleça um plano de ação para implementar as melhorias, conversando com os líderes e tomando providências para engajar os colaboradores. O ideal é contar com as sugestões dos próprios envolvidos por meio de entrevistas e pesquisas de campo.

Além disso, pode ser interessante buscar o auxílio de consultores externos, que agreguem a expertise em promover o diagnóstico e adequar as práticas empresariais aos padrões de excelência do mercado. Conhecimento e experiência são meios para acelerar a evolução, nesse caso.

5. Monitore a execução dos processos

Observe o andamento dos processos e acompanhe os efeitos das mudanças, realizando os ajustes necessários para tornar as atividades cada vez mais otimizadas. Aqui, as medições com base em indicadores terão um papel central, por permitirem o acompanhamento do desempenho em períodos predeterminados.

Outro ponto importante é adequar o controle ao conceito de gestão à vista. Resumidamente, os elementos essenciais para tomada de decisão devem ser dispostos de forma clara e intuitiva, principalmente com a exposição em gráficos, painéis, quadros, listas etc.

Assim, será mais fácil aprender com a própria experiência e promover a melhoria contínua dos processos empresariais.

Descubra por onde começar

Como recomendação geral, é importante que você comece pelos processos com maior impacto nos resultados. Assim, os ganhos serão mais imediatos e os profissionais, ao verem os benefícios das mudanças, ficarão mais engajados em promover melhorias.

Normalmente, as atividades direcionadas a satisfazer os requisitos das partes interessadas, como fornecedores, consumidores, parceiros e entidades públicas, atendem a esse critério. No entanto, a resposta exata exige o conhecimento das características específicas do negócio.

Então, agora que você já conhece as 5 principais dicas, pense no ponto de partida ideal e siga as orientações descritas ao longo do texto para implementar uma gestão de processos mais eficiente.

Gostou do post? Que tal se manter atualizado com outras dicas? Assine nossa newsletter no canto direto da página e receba conteúdos preparados especialmente para a gestão de empresas!

Saiba mais sobre estruturação e melhoria de processos, também, em nossos cursos presenciais. Saiba mais aqui.

Posts relacionados