6 melhores livros de negócios para aprimorar seus conhecimentos

6 minutos para ler

A leitura é uma das formas mais eficazes de adquirir conhecimento, cultivar esse hábito é crucial para se aprimorar em qualquer assunto. Quando se trata de finanças, principalmente, livros de negócios, sabemos que essa é uma área que desperta bastante interesse. Por outro lado, para algumas pessoas, é um tema complexo.

Ainda mais porque, dependendo do livro, as chances de os conceitos adotados serem mais teóricos do que práticos pode fazer com que o leitor não consiga obter o resultado desejado. Porém, não é o caso dos que trazemos na nossa lista.

Aqui, separamos algumas obras literárias sobre o mundo dos negócios, que procuram não só ensinar, como, também, apresentar exemplos práticos sobre o tema abordado. Confira!

6 livros de negócios para aprimorar seus conhecimentos

Nós próximos parágrafos, você acompanhará alguns companheiros de cabeceira ideais para melhorar o seu desempenho, a sua liderança e a sua vida profissional.

1. Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Lançado há mais de dez anos, “Os Segredos da Mente Milionária” apresenta alguns conceitos sobre pessoas ricas e o que as diferenciam da população pobre. Escrito pelo empresário T. Harv Eker, já vendeu mais de 84 mil cópias em 2018 e, além de exibir algumas dicas de como se comportar quando o assunto é dinheiro, ainda ensina uma técnica para administrar as finanças.

O método explicado por Eker procura mostrar que é mais importante definir o quanto ganha, pelos resultados apresentados e, não, pelo tempo trabalhado. Alguns princípios encontrados na obra são:

  • a importância de controlar o seu dinheiro;
  • administrar é mais importante do que quantidade;
  • o segredo do sucesso é crescer com os problemas e não os evitar;
  • gastar demais é um sintoma de insatisfação com a vida.

2. Por Que Fazemos o Que Fazemos? (Mario Sergio Cortella)

Desenvolvido pelo famoso filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, a obra “Por Que Fazemos o Que Fazemos?” procura abordar alguns pontos sobre a nossa relação com o trabalho. Em 20 capítulos, Cortella divide com os leitores algumas percepções sobre o valor dos propósitos na vida, como ter motivação em momentos difíceis e a importância de ser leal a si e ao seu trabalho.

O livro é um ótimo guia para as pessoas que têm dúvidas sobre os seus próximos passos em relação a sua vida profissional. Ideal para aqueles que querem aprender a equilibrar a sua profissão com o lado pessoal.

3. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar (Sheryl Sandberg)

Sheryl Sandberg é uma das 50 mulheres mais poderosas do mundo de acordo com a revista Forbes, como se não bastasse, ela também é o braço direito do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Como uma mulher de negócios, Sheryl sabe que lideranças femininas não são a maioria quando o assunto é mercado empresarial, sendo um número bem menor do que homens em altos cargos organizacionais.

Em “Faça Acontecer”, ela procura mostrar quais são as possíveis razões desse fato e o porquê mulheres não crescem tanto quanto os homens na carreira, chegando algumas, à estagnação. Além de analisar essas questões, também procura apresentar soluções práticas para alavancar a trajetória.

4. A Startup Enxuta (Eric Ries)

Voltado para todas as pessoas que querem empreender, sejam administradores ou líderes empresariais, “A Startup Enxuta” de Eric Ries é a opção para os que estão dispostos a aprender a conduzir o seu negócio para o sucesso. O autor apresenta conceitos que ele conhece muito bem sobre empreendedorismo, mostrando novas maneiras de enxergar administração, assim como a criação, o aperfeiçoamento e o lançamento de produtos.

Na produção, o autor aborda que é possível criar sem desperdícios, utilizando exemplos reais e também apresentando lições para os leitores. Por ser bastante abrangente é indicado para empreendedores tanto de startups quanto de grandes empresas.

5. A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim)

“A Estratégia do Oceano Azul” já foi publicado em mais de 40 idiomas, sendo um best-seller que vendeu 3,5 milhões de cópias pelo mundo. O livro escrito pelo teórico de negócios na Coreia, professor de Estratégia e Gestão do ISEAD, W.Chan Kim, apresenta novos ideais para o sucesso estratégico, criação e concorrência.

Baseado em um estudo de 150 ações táticas, a composição trata de uma forma sistemática como um empreendedor pode lidar com a concorrência, aprendendo a dar menos poder a ela e, assim, chegar ao crescimento. Podemos dizer que a obra oferece conceitos e dicas para que qualquer tipo de empresa consiga encontrar os seus próprios oceanos.

6. O Gestor Eficaz (Peter Drucker)

Considerado o pai da administração, Peter Drucker foi um economista austríaco que escreveu mais de 30 livros sobre finanças e administração. “O Gestor Eficaz” é mais um dos seus best-sellers. Na criação, procura apresentar uma série de conceitos e experiências sobre gestão de negócios. O livro é quase um manual para os que têm interesse no assunto e querem ser mais efetivos.

Logo, nas 228 páginas é possível encontrar alguns princípios sobre o propósito de um gerente. Por exemplo, em um dos momentos, Drucker explica que o objetivo desse profissional é ser eficaz e que essa habilidade pode não só ser alcançada, mas, também, aperfeiçoada.

Vimos aqui livros que apresentam diferentes ideias sobre o mundo de negócios, mas também servem como um bom começo para compreender o mercado e assim começar a definir estratégias para o seu sucesso e o da sua empresa. Destacamos que procurar sempre melhorar seus conhecimentos financeiros por meio de livros é uma das formas mais eficazes de se aprimorar.

O objetivo dessa lista é que você possa desenvolver uma bagagem sobre gestão, além de adquirir o hábito (se ainda não tem) da leitura. Vale ressaltar que buscar conhecimento, seja por meio de livros, seja na internet, deve ser feito com o objetivo de acrescentar algo em sua vida pessoal e profissional, procurando por autores que tenham um discurso com o qual se identifique.

Gostou de ver a nossa lista de livros de negócios? Esperamos que nossas recomendações despertem você para os estudos do mercado, por meio dos livros. Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos que almejam crescimento.

Posts relacionados