Em todo negócio, a aprendizagem é uma tentativa consciente por parte das organizações de melhorar a produtividade, a eficácia e a capacidade de inovação em condições econômicas e tecnológicas de mercado incertas. Em outras palavras, quanto maiores as incertezas, maior a necessidade de aprendizado. A aprendizagem permite respostas mais rápidas e eficazes a um ambiente complexo e dinâmico.

Por sua vez, o aprendizado eficaz está associado ao aumento do compartilhamento de informações, à comunicação e à compreensão. Por tais razões, esse conceito é provavelmente mais pronunciado nos negócios do que em qualquer outra área.

O aprendizado organizacional como ferramenta estratégica tem sido proposta no campo da gestão moderna para obter vantagem competitiva e estabilizar o sucesso de um negócio. Mas você sabe como aplicá-lo na sua empresa? Acompanhe neste artigo!

O que é o aprendizado organizacional

Aprender é a maneira como criamos novos conhecimentos e nos aprimoramos. Embora haja amplo debate sobre os mecanismos e o escopo do aprendizado, na sua forma mais simples, isso não é diferente para as organizações.

A aprendizagem é a obtenção de novos conhecimentos e a capacidade de aplicar esse conteúdo novo para melhorar o desempenho. No contexto empresarial, ela pode ajudar as organizações a se tornarem mais inovadoras e competitivas. Além disso, à luz do nosso ambiente em constante e rápida mudança, as empresas precisam aprender a se adaptar e evoluir para sobreviver.

O aprendizado organizacional é um campo expansivo e diversificado, com influências que podem ser sentidas a partir da sociologia, psicologia, filosofia, administração de negócios e muitas outras disciplinas. Embora não exista uma definição para esse conceito, a teoria do aprendizado organizacional é comumente descrita como um processo de desenvolvimento, retenção e transferência de conhecimento dentro de uma organização.

Nessa perspectiva, ele ocorre como resultado da experiência e diz-se que uma organização aprendeu com uma experiência, quando há uma mudança no comportamento ou no desempenho da organização.

O objetivo do aprendizado não é apenas aprimorar o conhecimento e as habilidades do funcionário, mas também o desenvolvimento e o crescimento da organização e a construção de uma instituição flexível e dinâmica de aprendizagem.

O aprendizado organizacional a partir dos erros

Um dos conceitos mais influentes na teoria da aprendizagem organizacional é a noção de que aprendemos com nossos erros. Essa ideia foi desenvolvida por Chris Argyris e Donald Schon, que sugeriram que a aprendizagem ocorre por meio do processo de detecção e correção de erros.

Por exemplo, quando você executa uma tarefa e o resultado real não é o esperado, você (ou a equipe) provavelmente investigará o que aconteceu e corrigirá os erros conforme necessário. De acordo com essa noção, quando você está interagindo com seus colegas, a aprendizagem ocorre dentro da organização.

Quais são os benefícios para a organização

Uma cultura de aprendizado é aquela com valores, sistemas e práticas organizacionais que apoiam e encorajam indivíduos e a organização a aumentar os níveis de conhecimento, competência e desempenho de forma constante. Isso, por sua vez, promove a melhoria contínua e apoia a realização de metas de negócios, a inovação e a capacidade de lidar com a transformação.

Há muitos benefícios em criar uma forte cultura de aprendizado organizacional, incluindo:

  • ganhos de eficiência;
  • produtividade aprimorada;
  • lucro aumentado;
  • redução da rotatividade de funcionários, conforme os níveis de satisfação dos funcionários, a lealdade e o comprometimento aumentam;
  • criação de uma mentalidade de melhoria contínua, propriedade compartilhada para projetos e responsabilidade compartilhada por resultados;
  • desenvolvimento de líderes em todos os níveis, o que ajuda no planejamento da sucessão;
  • criação de uma cultura de investigação, capacidade adaptativa e compartilhamento de conhecimento;
  • capacidade aprimorada para indivíduos e equipes adotarem e se adaptarem à mudança.

Como implementar na sua organização

Para que a aprendizagem organizacional seja implementada de forma eficaz, é importante adotar uma abordagem estratégica e multifacetada que evolua com as mudanças nas necessidades de aprendizagem corporativa e os desafios internos e externos.

O aprendizado organizacional precisa ser uma estratégia formalmente apoiada e uma parte da cultura corporativa da organização. A estratégia de aprendizado e desenvolvimento deve reconhecer as necessidades individuais de desenvolvimento de talento dos funcionários e as necessidades da empresa em termos de pontos fortes da equipe funcional.

Finalmente, o alinhamento adequado com a estratégia corporativa geral é fundamental para promover um aprendizado organizacional forte e sustentável. A seguir apresentamos alguns métodos para que o aprendizado organizacional seja aplicado à sua organização de forma eficaz.

Formalizando a estratégia

Em alinhamento com a estratégia corporativa geral, o aprendizado organizacional requer o apoio formal da alta administração, acompanhado de orçamento e orientação adequados.

O executivo de educação ou gerente de treinamento, que traz experiência em treinamento corporativo e uma perspectiva global, é tipicamente responsável pela estratégia de aprendizado organizacional. No entanto, os gerentes de unidade também devem compartilhar a responsabilidade por seu sucesso, já que estão mais em contato com o desenvolvimento de capacidade relevante.

Funcionários de todos os departamentos e em todos os níveis de senioridade são partes interessadas na aprendizagem corporativa. Suas necessidades de aprendizado e desenvolvimento devem ser especificamente abordadas na estratégia de aprendizado organizacional e precisam ser mantidas atualizadas sobre o que está disponível para elas.

A estratégia formal de aprendizado organizacional é um compromisso com a implementação do treinamento corporativo e permite medir retornos por meio de objetivos específicos.

Alinhando-se à cultura corporativa

Mais ambígua, mas igualmente importante, é a necessidade de enraizar o aprendizado organizacional na cultura corporativa da empresa. Para isso, é importante oferecer uma proposta de valor clara para os funcionários.

Os membros da equipe devem ser capazes de entender a ligação entre a educação executiva e suas ambições profissionais. Uma lista de cursos de treinamento e seminários na intranet não pode construir uma verdadeira cultura de aprendizado, pelo menos não por conta própria.

Os funcionários – especialmente aqueles que querem continuar suas carreiras e contribuir mais para a empresa – serão sensíveis ao fato de um programa de aprendizado organizacional ser “apenas no nome” ou “o negócio real”. Vale a pena: quando uma empresa pode promover uma cultura de aprendizado, as habilidades e a satisfação dos funcionários são estimuladas, aumentando sua capacidade de atender aos objetivos de negócios.

Adotando a criatividade no desenvolvimento de talentos

Quer saber se criar e manter uma verdadeira oferta de aprendizagem organizacional está além do orçamento? Existem inúmeras maneiras pelas quais empresas de todos os portes podem promover o desenvolvimento de capacidades e uma cultura de aprendizado.

Transforme o aprendizado informal em oportunidades de aprendizado corporativo formalmente apoiadas, por exemplo, unindo gerentes seniores como mentores de aprendizes.

Fomentando seminários internos, workshops, etc.

Selecione boas escolas de negócios para programas de treinamento gerencial, conferências e exercícios de liderança, etc. Um ambiente de excelência de aprendizado em uma das melhores escolas de negócios ajuda os funcionários a atualizarem suas habilidades e perspectivas e a se sentirem motivados com o aprendizado organizacional.

Apoiando funcionários de alto potencial na busca pelo conhecimento

Não se esqueça de “treinar o treinador”. Em programas de liderança educacional, conferências e eventos de networking, os executivos de educação aprimorarão as habilidades e o conhecimento, a rede e o benchmark para fortalecer sua capacidade de liderar a excelência no aprendizado organizacional.

Em resumo, o aprendizado organizacional é um processo contínuo e dinâmico e deve se tornar parte do DNA da organização. Uma cultura de aprendizagem apoia uma comunidade de alunos, como uma organização total, em que todos ensinam, todos aprendem, todos compartilham conhecimento. A aprendizagem individual e coletiva é incentivada e recompensada e as empresas que adotam esses valores serão capazes de ganhar e sustentar vantagem competitiva sobre concorrentes que não o fazem.

Quer aprender um pouco mais sobre aprendizado organizacional? Aproveite sua visita ao nosso blog e saiba agora como ele pode trazer eficiência aos processos na sua empresa!

Escreva um comentário

Share This