A tecnologia está constantemente avançando e, como resultado, os dispositivos estão consumindo quantidades cada vez maiores de dados.

Consequentemente, o Big Data tornou-se uma grande tendência nos mundos da tecnologia e dos negócios. O termo refere-se a conjuntos de dados muito grandes e complexos para os sistemas de computação comuns.

Embora o gerenciamento desse fluxo de informações possa ser assustador, o Big Data na gestão de organizações tem enormes benefícios e gerou tecnologias aliadas, como análise preditiva e análise do comportamento do usuário.

Em outras palavras, a ciência e a análise de dados mudaram o curso das estratégias de mercado e abriram novos caminhos para o crescimento e o lucro das empresas. Vamos conversar sobre esses impactos? Siga a leitura!

A importância do Big Data para a gestão de uma organização

À medida em que o mundo do digital continua a evoluir, mais métricas de Big Data estão sendo geradas a partir de uma variedade cada vez maior de fontes.

Isso significa que organizações como a sua podem realmente pesquisar tudo o que precisam saber sobre seus clientes, tanto em massa quanto em uma base individual.

No mundo moderno, a informação é poder – e com o Big Data, você se torna mais poderoso do que nunca. Mesmo hoje, as empresas que jamais pensaram ser afetadas pelo Big Data estão sendo forçadas a tentar alcançar seus concorrentes.

O que realmente se resume é que qualquer empresário precisa levar a sério o gerenciamento de dados. Os dados que você coleta são realmente importantes para o seu negócio. Você deve gastar tempo aprendendo não apenas como coletar e armazenar esses dados, mas também como usá-los como vantagem competitiva.

Os impactos da análise de dados nas estratégias de negócios

Uma boa análise de dados permite que as empresas otimizem tudo na cadeia de valor, desde o desenvolvimento de produtos ao relacionamento com os clientes. Veja!

Remodelando produtos

O Big Data pode ajudá-lo a entender como os outros percebem seus produtos, para que você possa adaptá-los – ou seu marketing, se necessário. A análise das mídias sociais permite que você descubra os sentimentos de seus clientes e até segmente-os em diferentes localizações geográficas ou entre diferentes grupos demográficos.

Realizando análise de risco

O sucesso não depende apenas de como você administra sua empresa. Fatores sociais e econômicos são cruciais para suas realizações também.

A análise preditiva, impulsionada pelo Big Data, permite que você escaneie e analise relatórios de mercado ou feeds de mídia social para acompanhar permanentemente os últimos desenvolvimentos em seu setor e seu ambiente. A gestão de riscos torna-se mais eficiente!

Testes de saúde financeira detalhados em seus fornecedores e clientes são outro recurso que vem com o Big Data. Isso permitirá que você tome medidas quando um deles estiver em risco de inadimplência, por exemplo.

Mantendo seus dados seguros

Você pode mapear todo o cenário de dados em sua empresa com ferramentas de Big Data, com o intuito de analisar as ameaças que enfrenta internamente.

Você poderá detectar informações potencialmente confidenciais que não estão protegidas de maneira apropriada e garantir que elas sejam armazenadas de acordo com os requisitos regulamentares.

Criando fluxos de receita

Os insights que você obtém ao analisar seu mercado e seus consumidores não são apenas valiosos para você. É possível vendê-los como dados de tendências não personalizados para grandes players do setor que operam no mesmo segmento que você e criar um fluxo de receita.

Personalizando seu site em tempo real

A análise de Big Data permite que você personalize o conteúdo ou a aparência do seu website em tempo real para se adequar a cada consumidor que o acessar, dependendo, por exemplo, do sexo, nacionalidade ou de onde eles vieram para chegar em seu site.

Reduzindo os custos de manutenção

Tradicionalmente, as fábricas estimam que um certo tipo de equipamento pode se desgastar depois de tantos anos. Consequentemente, eles substituem cada peça dessa tecnologia dentro de muitos anos, mesmo dispositivos que têm muito mais vida útil. As ferramentas de Big Data eliminam essas médias impraticáveis e caras.

A grande quantidade de dados que eles acessam e usam a uma velocidade inigualável podem detectar dispositivos de grade com falha e prever quando eles serão distribuídos.

O resultado: uma estratégia de substituição muito mais econômica e menos tempo de inatividade, pois os dispositivos defeituosos são rastreados com muito mais rapidez.

Oferecendo insights de toda a empresa

Antigamente, se os usuários de negócios precisassem analisar grandes quantidades de dados variados, era necessário pedir ajuda aos colegas de TI, pois eles mesmos não possuíam as habilidades técnicas para isso. Muitas vezes, no momento em que recebiam as informações solicitadas, essas não eram mais úteis ou mesmo corretas.

Com ferramentas de Big Data, as equipes técnicas podem fazer o trabalho de base e, em seguida, criar repetibilidade em algoritmos para pesquisas mais rápidas.

Em outras palavras, eles podem desenvolver sistemas e instalar ferramentas de visualização interativas e dinâmicas que permitem aos usuários de negócios analisar, visualizar e se beneficiar dos dados.

Benefícios do Big Data na gestão

À medida em que o volume de dados continua a amadurecer, seu potencial para negócios parece crescer exponencialmente, visto que as soluções de gerenciamento de Big Data evoluem, permitindo que as empresas transformem dados brutos em tendências, previsões e projeções relevantes.

Outros benefícios estratégicos também podem ser conquistados. Veja!

Informações transparentes

O Big Data torna as informações prontamente disponíveis e acessíveis às empresas em tempo real. Com várias ferramentas projetadas para capturar dados do usuário, as empresas podem rapidamente acumular informações sobre o comportamento do cliente, como já citamos.

Com esse conjunto de informações valiosas à sua disposição, as empresas podem elaborar estratégias eficazes para melhorar suas perspectivas.

Tomadas de decisões aprimoradas

Toda empresa pode se beneficiar de grandes quantidades de análises. É aqui que o Big Data é útil. Ele permite que as empresas acompanhem os resultados de suas estratégias promocionais, entendam o que funciona e o que não funciona e aprimorem suas decisões para obter melhores resultados.

Vantagem competitiva

A implementação correta de Big Data fornece uma vantagem competitiva para as organizações. Ele fornece insights de mercado de seus concorrentes e é, portanto, uma ferramenta essencial para entender em quais áreas você está ficando para trás.

Você pode implementar as informações extraídas do Big Data para:

  • identificar onde você está errando;
  • obter informações valiosas sobre o que seus concorrentes estão fazendo de forma diferente;
  • compreender a reação dos consumidores a essas estratégias;
  • posicionar-se melhor em seu mercado de atuação.

Análises combinadas têm o poder de facilitar lucros maciços para seus negócios, se implementadas apropriadamente.

O que apresentamos neste artigo é apenas uma pequena parte do enorme potencial do Big Data na gestão. A análise complexa de dados oferece muitas oportunidades e toda organização tem necessidades únicas, que exigem uma abordagem diferente.

O uso adequado das possibilidades oferecidas pelo Big Data pode agregar um valor único às suas estratégias de negócios e ajudar você a se destacar da concorrência.

Quer acompanhar outros artigos como este nas suas redes sociais? Siga-nos em nossos perfis – estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter!

Escreva um comentário

Share This