Você sabe o que é uma liderança transformadora? Trata-se da habilidade de gestores de estimularem a equipe a desempenhar suas funções com excelência e, ainda, se desenvolverem individual e coletivamente como profissionais ainda melhores.

Uma liderança com essas competências é cada vez mais necessária dentro das organizações, já que permite o crescimento contínuo da empresa e traz uma série de impactos positivos. Neste artigo, vamos aprofundar o conceito de liderança transformadora e detalhar a sua importância. Em seguida, vamos listar as melhores práticas para se tornar um líder. Ficou interessador? Então continue a leitura!

Saiba o que é liderança transformadora

A liderança transformadora consiste no trabalho em equipe, em que tanto o líder quanto os demais integrantes motivam uns aos outros a alcançar um objetivo comum. O líder é, portanto, capaz de definir metas, despertar emoções e incentivar a equipe. Além disso, sua figura serve de inspiração e modelo para os membros.

Essas características são muito importantes no ambiente de negócios, já que contribuem para o desenvolvimento de profissionais e para o crescimento da empresa.

Entenda a importância da liderança transformadora

A presença de uma liderança transformadora contribui para uma série de elementos dentro da organização. Confira os principais!

Retém talentos

Equipes que contam com um bom líder desenvolvem e retêm talentos por mais tempo dentro da empresa. Isso porque, além de estimular o crescimento do profissional, o líder tem um papel importante no clima organizacional — um fator determinante para permanência dos funcionários dentro da organização.

Ajuda a construir uma cultura organizacional positiva

O líder tem um papel fundamental no clima e na cultura organizacional. Além de orientar e incentivar o time, ele é responsável por transmitir aos funcionários os princípios e valores da empresa.

Aumenta a produtividade

O aumento da produtividade também é um dos efeitos de uma liderança transformadora. Profissionais em cargos de gerência são responsáveis pela implementação de processos mais eficientes, que contribuem para o desenvolvimento das atividades.

Reduz a rotatividade de funcionários

Um dos resultados de uma boa liderança é a redução da rotatividade de funcionários na empresa. Com isso, o time se desenvolve com mais facilidade, já que não é necessário treinar e integrar novos funcionários com tanta frequência. Além disso, a baixa rotatividade permite o crescimento interpessoal dos integrantes da equipe.

Conheça algumas boas práticas para se tornar um líder transformador

A liderança é algo que se desenvolve com o tempo e com a experiência. Confira abaixo algumas dicas para trabalhar as competências necessárias para uma liderança eficiente!

Saber ouvir

Uma das principais características de um bom gestor é a capacidade de ouvir os demais integrantes da equipe. Afinal, essa prática ajuda a perceber possíveis falhas identificadas por outros membros e estimula a busca por soluções.

Respeitar o posicionamento dos colegas

Entender e respeitar a opinião dos colegas também é uma prática importante para se tornar um líder transformador. Isso demonstra empatia e interesse pelo posicionamento dos outros.

Praticar a cultura de feedback 

Uma prática muito eficaz para o desenvolvimento de times e pessoas é a cultura do feedback. Trata-se de dar um retorno aos membros da equipe a respeito do seu trabalho e apontar possíveis formas de melhorar.

Valorizar a equipe

Valorizar os colegas é outra característica muito importante em um bom líder. Reconhecer o trabalho bem feito, incentivá-lo a abraçar novos projetos e estimular o seu crescimento por meio de experiências enriquecedoras no trabalho são algumas formas de demonstrar isso.

Compartilhar conhecimento

O líder também deve compartilhar o conhecimento adquirido, de modo a contribuir para o progresso profissional dos membros da sua equipe. Para isso, podem ser realizados treinamentos periódicos ou até mesmo dedicar alguns minutos por semana para uma sessão mais próxima de transferência de conhecimento, por meio de curtas palestras e apresentações.

Ser uma liderança inspiradora

Ser uma figura inspiradora é, talvez, uma das características mais importantes em um líder. É fundamental que a equipe respeite e admire o seu gestor para que os próprios membros se sintam motivados a seguir os mesmos passos. Para isso, é importante que o líder compartilhe suas conquistas e, também, suas dificuldades.

Saiba como desenvolver habilidades de liderança

Há uma série de formas de desenvolver competências de liderança. Confira abaixo algumas formas de aprimorar essas habilidades!

Investir em capacitações

Uma forma muito eficiente de desenvolver competências de liderança é investindo continuamente em capacitações. Para isso, busque cursos presenciais e on-line ou, ainda, treinamentos especialmente voltados para gestão.

Tutoria

O tutor é uma pessoa que irá guiar o profissional para que ele possa alcançar as suas metas. Essa pessoa oferece um aconselhamento orientado para que o profissional desenvolva suas competências e atinja o resultado que busca.

Uma forma de promover as habilidades de um líder transformador é buscando um profissional para atuar como tutor. Pode-se pedir auxílio para um chefe, um professor ou mesmo um coach. 

Experiências

As experiências acadêmias, profissionais e até mesmo pessoais podem ser extremamente importantes no desenvolvimento das habilidades de liderança. É recomendado que o profissional aceite projetos e desafios para, assim, aprimorar as suas competências na prática.

Essas experiências serão tão relevantes no futuro, diante de cenários complexos, especialmente se o profissional estiver em posição de liderança. Aprender na prática é, sem dúvida, a melhor forma de aprimorar as capacidades de resolução de problemas, a gestão de conflitos e as tomadas de decisão.

Gestão de pequenos projetos

Antes de abraçar um desafio de liderança complexo, por que não começar com a gestão de pequenos projetos? Essa é uma forma eficiente de adquirir experiência e aprender com os erros e os acertos.

A liderança transformadora tem um papel fundamental no crescimento profissional dos membros do time. Além disso, ela oferece um impacto significativo para o crescimento sustentável da organização. Por isso, é importante investir no desenvolvimento dos seus líderes para construir uma empresa sólida e eficiente.

E então, o que achou do nosso artigo? Quer ler mais conteúdos como este? Então siga nossas redes sociais e acompanhe todas as nossas dicas e novidades! Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Escreva um comentário

Share This