Você sabe o que é cultura organizacional? Esse conceito recebe cada vez mais atenção no meio corporativo, já que está diretamente ligado à satisfação dos funcionários em relação à empresa – o que resulta em benefícios como menor rotatividade de colaboradores e aumento da produtividade.

Neste artigo, vamos aprofundar o conceito de cultura organizacional e explicar como é possível construir e fortalecer um ambiente empresarial saudável. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Entenda o que é cultura organizacional

O conceito de cultura organizacional pode ser descrito como a forma em que os funcionários e colaboradores se comportam, pessoal e profissionalmente, no âmbito empresarial. Isso inclui suas práticas, seus hábitos, seus valores, entre outros elementos. É, basicamente, como os membros da organização convivem e trabalham juntos dentro dessa pequena sociedade.

Há inúmeros exemplos de grandes companhias que têm uma cultura organizacional diferenciada, entre elas o Google, Facebook, e até mesmo a brasileira Nubank. Embora essas empresas estejam principalmente ligadas às áreas de TI, isso não significa que somente companhias desse segmento possam ter hábitos descontraídos. Tampouco quer dizer que o comportamento coletivo deve, necessariamente, estar ligado a práticas não convencionais para construir um ambiente sadio.

Saiba qual a importância da cultura organizacional

Uma cultura organizacional saudável traz uma série de benefícios para a empresa. Entre eles, podemos listar:

  • maior integração e comunicação interpessoal das equipes de trabalho;
  • menor índice de rotatividade na empresa;
  • aumento da produtividade;
  • mais estímulo à inovação;
  • fortalecimento de um ambiente mais democrático e funcional.

Mas, afinal, quais são os principais elementos que proporcionam esse impacto coletivo? É o que vamos discutir no próximo tópico. Veja!

Conheça os elementos que influenciam a cultura organizacional da empresa

Há uma série de elementos que, reunidos, influenciam a cultura organizacional. Entenda!

Inovação e riscos

Trata-se do grau em que os funcionários e colaboradores são estimulados a inovar e assumir riscos na empresa. Incentivar novos projetos e dar autonomia aos membros da empresa são algumas formas de agregar esse comportamento a ela.

Atenção aos detalhes

É a maneira como os membros da companhia se atêm à precisão, à análise e ao cuidado com os detalhes. Essa prática pode ser incentivada por meio de treinamentos, além de uma gestão atenta que alertará os funcionários sobre desvios de padrão.

Orientação para os resultados

Diz respeito ao modo como os gestores da empresa direcionam suas estratégias, com foco nos resultados. Isso requer um alto nível de integração entre todos os setores, que devem estar alinhados aos objetivos macro da organização.

Orientação para as pessoas

Trata-se da maneira que as decisões impactam as pessoas dentro da empresa. Ou seja: se as práticas adotadas vão motivar os indivíduos a permanecerem na companhia e trazerem mais inovação à empresa.

Orientação para equipes

É o modo como as atividades e os processos da empresa são estruturados de modo a estimular o trabalho em equipe. Isso significa que, além de promover dinâmicas que incentivam o grupo como um todo, a companhia também deve adotar práticas que incitam o diálogo e a troca de ideias entre os membros da mesma equipe.

Agressividade

Trata-se do grau de competitividade dos funcionários e colaboradores frente ao mercado de trabalho – e não entre si. Para isso, a companhia deve estimular o aperfeiçoamento profissional e o espírito empreendedor dos seus membros.

Estabilidade

Estabilidade quer dizer a maneira como a organização mantém o status quo apesar do seu crescimento. Ou seja: é o modo como a cultura organizacional sobrevive em contraste com a expansão da empresa.

Agora que você já entendeu quais são os elementos que contribuem para a cultura organizacional, vamos explicar como é possível fortalecer ela. Confira a seguir!

Veja como fortalecer a cultura empresarial

Há uma série de ações que a companhia pode tomar para implementar uma cultura organizacional saudável. Entenda abaixo!

Desenvolva a missão, a visão e os valores

Definir a missão, a visão e os valores da empresa é uma forma de esclarecer quais são os objetivos da organização diante do mercado, dos seus consumidores e da sociedade. Estabelecê-los ajuda os funcionários a se manterem engajados nas causas da empresa, o que contribui para a consolidação da cultura organizacional.

Crie ações de endomarketing

Iniciativas de endomarketing são fundamentais para incorporar um conceito à própria empresa. Para isso, as equipes de RH e de comunicação devem estar perfeitamente alinhadas de modo a construir uma mensagem enfática aos funcionários, colaboradores e gestores da empresa.

Estimule a liderança

Desenvolver líderes é fundamental para que a empresa fortaleça uma cultura organizacional sadia. Para isso, deve-se realizar ações periódicas com os gestores dos departamentos e reforçar os princípios da empresa de modo que os líderes possam transmitir tais valores às suas equipes.

Dê atenção aos processos de recrutamento

Para consolidar a cultura organizacional, é preciso que os membros da empresa estejam alinhados aos ideais da companhia. Por isso, é necessário ter muita atenção ao processo seletivo, garantindo que os novos profissionais que ingressarem na organização se identifiquem não só com a própria empresa, mas também com o perfil dos seus colegas.

Crie iniciativas de reconhecimento

Uma boa maneira de fortalecer um ambiente empresarial saudável é criar iniciativas que reconheçam os esforços dos funcionários e que os parabenizem pelas suas ideias e seus projetos inovadores. Isso contribui para a motivação dos colaboradores e estimula o seu desenvolvimento interpessoal.

A cultura organizacional é um forte componente para o bom convívio dos funcionários e colaboradores. Além disso, também é uma forma de trazer mais qualidade de vida aos membros da empresa e de mantê-los motivados e satisfeitos com os seus cargos. Isso ajuda na retenção de talentos, o que pode ser um fator-chave para o desenvolvimento da empresa.

Ademais, é preciso estimular a inovação e a democracia dentro do ambiente de trabalho para que a cultura organizacional seja cultivada de forma natural e saudável, bem como integrar todos os departamentos e manter uma comunicação transparente com os integrantes da empresa.

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