Atualmente, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, manter-se atualizado passou a ser critério de sobrevivência: como a demanda por profissionais bem capacitados aumentou, quem está atuante no mercado deve buscar maneiras de não ficar para trás.

Por isso, cabe ao profissional investir em seu currículo para buscar um papel de destaque nesse cenário de grande concorrência e, como consequência, colher apenas frutos positivos em sua carreira.

Quer saber como? Continue a leitura e descubra 7 dicas de como ser um profissional atualizado para alcançar o sucesso. Acompanhe!

1. Entenda sobre o negócio

A primeira dica é entender, efetivamente, sobre o negócio no qual você está inserido e esmiuçar todos os seus detalhes, como a situação do mercado, o perfil dos clientes, quais são os principais concorrentes e quais são os maiores desafios encontrados.

Ainda, é importante buscar sobre as novas tendências na área, bem como sobre tecnologias inovadoras do ramo – justamente para avaliar a possibilidade de incrementação de seu negócio.

Para juntar essas informações, reúna dados de sua empresa, converse com sua equipe e não deixe de buscá-las em veículos de informação, como jornais, revistas e artigos on-line.

2. Procure cursos de qualificação

Hoje, profissionais que contam apenas com o título de graduação dificilmente são mantidos no mercado de trabalho. Por isso, vale buscar cursos de pós-graduação, como a chamada especialização e o também conhecido Master in Business Administration (MBA).

Para quem quer ir mais além, cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado têm uma duração maior e pesam bastante no currículo, garantindo ao profissional o título de mestre ou doutor na área estudada. Ou seja, dão um destaque importante ao profissional.

Existem, também, os chamados cursos de gestão, muito procurados por profissionais que desejam rever a forma de sua atuação na empresa e como aprimorar tal prática. Muitos desses cursos são oferecidos on-line e contam com cargas horárias mais curtas.

3. Participe de congressos e seminários

Participar de eventos é essencial para quem deseja se manter atualizado, justamente porque, nesses ambientes, são apresentadas novidades de seu setor e, também, tendências da área escolhida. Assim, grandes ideias podem surgir a partir do seu comparecimento nesses eventos – a fim de serem aplicadas no cotidiano do negócio.

Além disso, comparecer em palestras, congressos, seminários e feiras empresariais auxilia na criação de contatos profissionais, incentivando a troca de experiências e, até mesmo, possibilitando a criação de novas parcerias.

4. Fortaleça o seu networking

Fortalecer o seu networking nada mais é do que cultivar bons relacionamentos em sua rede de contatos profissionais, considerando que é sempre bom contar com ótimos parceiros – seja para solicitar auxílio em pequenas questões ou, como falado no tópico acima, para integrar novas associações.

Por isso, seja cortês no ambiente de trabalho e, também, fora dele. Busque circular de forma atenta em locais que contam com profissionais de seu ramo de atuação.

Atente, também, aos eventos sociais promovidos por empresas e colegas de sua área: vale lembrar que o fortalecimento do networking também pode se dar durante a realização de um almoço ou de uma comemoração ao final do expediente. Saiba observar e aproveitar as oportunidades.

5. Acompanhe as redes sociais

Engana-se quem acredita que acompanhar as redes sociais implica perda de tempo: hoje, como o marketing digital está muito presente no cotidiano das empresas, os profissionais tendem a criar perfis exclusivamente para tratativas comerciais.

Mais além, há aplicativos que foram criados justamente para integrar pessoas em nível profissional, possibilitando a criação de perfis com base na atuação de trabalho e a interação com outros colegas da área.

Produtos e serviços, novas tecnologias e maneiras inovadoras de atuação também são compartilhadas na rede e ficar atento a elas estimula a criatividade e possibilita o surgimento de novas maneiras de atuação no nicho. Assim, se você quer ser um profissional atualizado, acompanhe as redes sociais e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de gestão de negócios.

6. Aprenda outro idioma

Aprender e praticar outro idioma mostra-se cada vez mais necessário no cenário empresarial de hoje por duas razões: primeiro, pela utilização crescente de palavras estrangeiras no dicionário empresarial, principalmente da língua inglesa e, em segundo lugar, pela troca constante de informações com empresas do exterior.

Por isso, o profissional atualizado precisa aprender outro idioma para facilitar essa comunicação, a depender da sua área de atuação. Contudo, as línguas inglesa e espanhola são idiomas coringa, que acabam conectando diferentes nacionalidades.

Caso o profissional já conte com tais idiomas em seu currículo, vale inovar e buscar o aprendizado de uma língua diferente que, de quebra, vai dar grande destaque à carreira do gestor – como o mandarim ou o alemão, a depender, claro, da importância desses idiomas na carreira do profissional.

7. Treine o desenvolvimento da inteligência emocional

Quem atua no mercado de trabalho sabe que não é tarefa simples manter a calma em situações urgentes ou, ainda, em operações que envolvem altas quantias de dinheiro. Assim, treinar o desenvolvimento da inteligência emocional é item essencial para crescer profissionalmente sem, contudo, acabar com a sua saúde mental.

É possível contar com o auxílio de um profissional da área da psicologia para ajudar, justamente, na elaboração de maneiras de não deixar o lado emocional atrapalhar as operações de trabalho.

O profissional que atua dessa forma consegue tomar melhores decisões e, de quebra, manter a calma durante um dia estressante – destacando-se entre seus colegas de trabalho.

Assim, entendendo e aplicando as 7 dicas de como ser um profissional atualizado, o gestor passa a se sentir mais confiante em sua atuação e a empresa absorve essa influência positiva. Por consequência, o negócio melhora e retorna ao profissional com frutos muito benéficos do trabalho por ele realizado.

Ainda tem dúvidas de que a atualização profissional é essencial? Busque o seu melhor sempre e saia na frente da concorrência!

Gostou das nossas dicas? Quer descobrir 8 indicações de filmes para inspirar a liderança e aplicar em sua empresa? Separe a pipoca e boa sessão!

Escreva um comentário

Share This