Conheça o Programa de Certificação Profissional da FNQ

6 minutos para ler

Em um mercado com alto nível de exigência, além de aprenderem as práticas de excelência, os gestores devem buscar formas de validar o próprio conhecimento. Trata-se de um contexto em que a certificação profissional é fundamental para comprovar competências e gerar oportunidades.

O objetivo é avaliado imparcialmente por uma instituição de prestigiada reputação. Com efeito, os demais agentes econômicos, que confiam na credibilidade do avaliador, reconhecerão as habilidades profissionais e estarão mais dispostos a investir no avaliado.

Por isso, para que você conheça um pouco mais sobre a certificação profissional e acesse os benefícios, esclarecemos os principais pontos sobre o programa da FNQ, a seguir. Continue lendo e evolua na sua carreira!

O que é o Programa de Certificação Profissional da FNQ?

O objetivo do programa é reconhecer a qualificação do profissional em termos de conhecimento, entendimento e aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), plataforma mundialmente aclamada. Por meio de avaliações imparciais, é validada a competência dos interessados em relação às práticas  consideradas classe mundial, emitindo um certificado de reconhecimento aos aprovados.

A chancela pode ser obtida por duas vias.

  • exame – realiza-se uma prova de conhecimento sobre temas relacionados ao MEG;
  • experiência – submete-se uma solicitação para avaliação de requisitos de experiências profissional e conduta.

Em ambos os casos, os critérios são disponibilizados previamente em regulamento, podendo se inscrever quaisquer pessoas físicas, independentemente da nacionalidade, desde que cumpram os requisitos técnicos das respectivas categorias.

Outro ponto importante é ressaltar que a prova de conhecimentos pode ser realizada on-line. Para isso, utiliza-se a plataforma LMS (Learning Management System — Performance), que evita fraudes e colas no exame. Logo, será mais fácil encontrar um espaço na agenda para realizar o teste, além de evitar custos com deslocamento.

Por fim, os procedimentos para inscrição são disponibilizados no site da FNQ. Basta acessar a página para encontrar o regulamento e as demais informações.

Quais as categorias de certificação existentes?

O programa de certificação profissional da FNQ está divido em tipos específicos, validando as competências na gestão de excelência e habilitando os profissionais para diferentes funções. As quatro categorias em que é possível se candidatar são as seguintes.

Avaliador

Atua nos processos de reconhecimento da FNQ. Os principais casos são o Melhores em Gestão e as seletivas dos prêmios nacionais, regionais e setoriais de excelência na gestão.

Instrutor

Participa da capacitação de outros profissionais no Modelo de Excelência da Gestão e em práticas afins, sendo uma certificação necessária para designação de instrutoria nos cursos da FNQ. Logo, o avaliado será um dos responsáveis por disseminar os conhecimentos sobre o MEG.

Especialista

Tem realizações e experiência na aplicação do MEG, demonstrando domínio das práticas em projetos de organizações diversas. Trata-se da certificação necessária para atuar nos projetos de Autoavaliação Assistida da FNQ.

Profissional MEG

Deseja a chancela quanto aos conhecimentos sobre as práticas de excelência da gestão, tendo participado dos cursos de qualificação (MEG 21 e IA), independentemente de fazer parte de uma das entidades filiadas à FNQ.

Vale ressaltar que essa última modalidade foi criada recentemente para atender à demanda dos profissionais que se capacitam nos cursos, mas não têm interesse em atuar como avaliadores ou instrutores, como é o caso de muitos gestores.

Quais são os objetivos do programa?

A certificação apresenta objetivos relacionados à disseminação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e ao fornecimento de benefícios concretos para os avaliados. De maneira resumida, os três principais alvos são os seguintes:

  • certificar os profissionais que tenham conhecimento e experiência no MEG, o que valida competências nas diferentes categorias e promove o reconhecimento de empresas e outros agentes do mercado;
  • facilitar a designação para atividades da FNQ, uma vez que a certificação amplia a base de profissionais habilitados nos conhecimentos sobre o MEG e, ao mesmo tempo, funciona como critério de seleção;
  • contribuir para o desenvolvimento dos conhecedores do MEG, promovendo seu aprimoramento e crescimento profissional.

Como o profissional pode ser beneficiado pela certificação?

A certificação profissional é como o fechamento de um ciclo para quem buscou a qualificação nas práticas de excelência. O gestor, em qualquer das quatro categorias, receberá o reconhecimento pelo esforço realizado ao se capacitar. Veja os benefícios.

Valorização profissional

Torna público o grau de conhecimento sobre o MEG e práticas correlatas, o que conduzirá ao maior reconhecimento e interesse dos agentes do mercado sobre as competências do profissional.

Credenciamento

Autoriza a atuação, dentro e fora da empresa, com o MEG, nos limites da categoria certificada. Por exemplo, quem é certificado pode atuar oficialmente como instrutor ou avaliador do MEG e não apenas como um entusiasta do modelo.

Note que, a partir dessas vantagens diretas, surgem outros ganhos para os gestores com o certificado:

  • abertura de oportunidades;
  • maior competitividade tanto no âmbito da empresa como do mercado;
  • possibilidade de identificar deficiências quanto aos conhecimentos do MEG;
  • reconhecimento profissional.

É como se o certificado jogasse um feixe de luz sobre as competências do profissional, permitindo que outras pessoas tenham clareza quanto aos níveis de especialização. Antes disso, as habilidades até poderiam existir, mas não teriam uma chancela imparcial.

Por que é importante realizar a certificação?

Em contextos voláteis, incertos, complexos e ambíguos, conforme o conceito de ambiente V.U.C.A., os gestores precisam se aperfeiçoar e se aprimorar constantemente para manterem a capacidade de compreender e solucionar os desafios de negócios.

No entanto, pode ser difícil demonstrar o nível de conhecimento nas práticas de referência, principalmente realizar comparações com os patamares de outros profissionais. Por isso, muitas vezes, as competências precisam estar devidamente documentadas e, preferencialmente, validadas por entidades de boa reputação.

Com isso, os demais agentes econômicos serão influenciados em suas avaliações de riscos. Isto é, sob a perspectiva de quem realizará a aposta, as chances de o profissional certificado agregar o valor esperado são maiores.

Não à toa, a certificação profissional oferece segurança às empresas e aos demais agentes do mercado quando distribuem oportunidades. Logo, se você pretende crescer profissionalmente, ela será um instrumento valioso para abrir novas portas dentro ou fora do negócio.

Se você se interessou pelo programa, entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre como obter a certificação!

Posts relacionados