Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, medidas para tornar a sua empresa mais eficiente e mais visada no mercado atual mostram-se necessárias e elas podem envolver diversas questões – tais como a melhoria da infraestrutura do estabelecimento, a modernização dos equipamentos e, até mesmo, a capacitação do pessoal.

Como ponto de partida, a dica é priorizar o oferecimento de cursos de qualificação em gestão para os colaboradores e, também, para os gestores, já que seu retorno vem a curto prazo. Por isso, neste artigo, traremos 7 razões para que você tome essa decisão em sua empresa e colha muitos frutos positivos!

1. Gerar união entre os colaboradores

Como consequência direta da realização de cursos de qualificação em gestão, podemos citar a maior união e integração entre os colaboradores – desde aqueles recém-chegados até o colaborador com mais tempo de casa. Isso porque os trabalhadores terão mais contato durante a realização do curso e, em tal momento, uma maior aproximação pode surgir entre eles.

Ainda durante a realização dos cursos de qualificação, a verificação de dúvidas recorrentes entre a equipe, o compartilhamento de inseguranças e, também, de convicções e resoluções que auxiliem em uma melhor rotina de trabalho podem vir a ser tratados, tornando uma associação entre os colaboradores muito positiva.

2. Melhorar o ambiente de trabalho

A integração do profissional com a equipe resulta em um ambiente de trabalho mais tranquilo e menos competitivo. Isso não significa que haverá diminuição da produtividade, pelo contrário: o ser humano, quanto mais realizado e feliz estiver, mais terá prazer em oferecer o seu melhor em suas atividades.

Além disso, com um clima ameno, um colaborador bem capacitado pode, quando solicitado, capacitar novos funcionários, agregando valor para toda a empresa. Por isso, vale a pena implementar a realização de cursos de qualificação em gestão, já que, de tal medida, a gama de objetivos que podem ter resultados é ampla e com consequências apenas positivas.

3. Diminuir a rotatividade da equipe

A capacitação dos colaboradores também tem um reflexo na diminuição da rotatividade da equipe, já que, ao participar dos cursos de qualificação, o colaborador passa a se manter mais atualizado, evitando o cometimento de pequenos deslizes laborais e, por outro lado, constata o valor que a empresa nele deposita a partir da verificação dos incentivos dentro da organização.

Com a diminuição dos pedidos de demissão, a empresa evita a perda de tempo (e de dinheiro!) com todo o trâmite burocrático de desligamento de um colaborador e, também, com a realização de um novo processo seletivo para a contratação de novos funcionários.

4. Aumentar a produtividade

O oferecimento de cursos de qualificação em gestão também tem ligação diretamente proporcional ao aumento da produtividade da empresa, ou seja, quanto mais o gestor se preocupa em se capacitar e em incentivar a capacitação profissional de sua equipe, mais produtividade será gerada – e o porquê dessa equação é simples: qual profissional realizará o seu trabalho atuando com mais qualidade e em menor tempo? Certamente, aquele que foi treinado para tal.

Vale ressaltar que a carreira profissional do colaborador passa a ser valorizada ao participar de um curso de qualificação, pois o currículo já vistoso poderá aumentar (e muito) as suas habilidades, trazendo inúmeros benefícios ao local de trabalho – inclusive, com a economia de serviços terceirizados, por exemplo.

5. Treinar os líderes

A capacitação de quem lidera a equipe também é de suma importância, considerando o peso da influência que o tipo de gestão pode gerar: líderes e gestores podem inspirar tanto atitudes positivas da equipe coordenada como atos negativos ao bom andamento do cotidiano da empresa.

Ademais, cursos e capacitações a nível gerencial permitem que os gestores desenvolvam as suas capacidades e suas competências e descubram melhores estratégias para que a atividade empresarial possa ser realizada, buscando, a partir do alinhamento entre eficiência e estratégia, atingir um nível de aproveitamento que beire o porcentual máximo.

Para tanto, a capacitação do líder deve girar em torno da gestão de negócios e da gestão da equipe, de modo que o gestor tenha em mente as metas e os objetivos da empresa e os alie ao modo de trabalho a ser cobrado dos colaboradores.

Identificar inseguranças, dúvidas, sugestões e reclamações recorrentes dos funcionários e aprender como contorná-las também deve ser papel do líder, que se tornará mais apto a conduzir a sua equipe a partir da participação em cursos de capacitação.

6. Reduzir custos

Se, até aqui, as razões para o oferecimento de cursos de qualificação em gestão ainda não foram convincentes, este item é bastante forte. A redução de custos em uma empresa significa maior geração de lucro, possibilidade de implementação de novas ideias, aplicação do excedente em outros meios de investimento, dentre outras várias possibilidades: há diversas maneiras de se aplicar a redução de custos.

Além das citadas acima, a partir da menor rotatividade de pessoal e do menor gasto com serviços terceirizados, também podemos mencionar que profissionais capacitados tendem a executar o trabalho da melhor maneira, reduzindo os gastos com materiais desnecessários.

Por outro lado, o tempo a ser despendido com o trabalho diminui e isso também influencia na redução dos custos: um profissional capacitado tende a produzir com mais qualidade e em menos tempo do que aquele não capacitado.

Por isso, a economia com a contratação de mais pessoas para a equipe é válida, já que um profissional bem treinado pode fazer o trabalho de dois colaboradores sem treinamento – e com qualidade. O retorno financeiro com o oferecimento de cursos de qualificação é certeiro.

7. Alavancar a sua empresa

Por fim, a partir da integração dos colaboradores na empresa, da consequente melhora no ambiente de trabalho, da menor rotatividade da equipe, de gestores e líderes mais seguros e aptos para atuarem em seus respectivos postos, da produção em constante crescimento e dos custos em declínio, a sua empresa terá ascensão rápida ao topo e subsídios para se manter nele.

O oferecimento de cursos de qualificação em gestão não tem consequências apenas no que tange à melhoria das habilidades dos trabalhadores, mas engloba a empresa como um todo, de modo que grandes objetivos podem ser atingidos. Vale a pena realizar a capacitação profissional dos colaboradores da organização e, mais adiante, aproveitar os resultados positivos!

Está interessado nos cursos de gestão? Veja aqui as novidades para 2018 e já organize a sua agenda! Vamos lá!

Escreva um comentário

Share This