5 principais desafios do setor de qualidade e como superá-los

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Você sabe quais são os principais desafios do setor de qualidade? Compreendê-los ajuda na estruturação de uma estratégia mais eficiente para garantir uma entrega satisfatória ao cliente e fidelizar consumidores.

Neste artigo, vamos explicar como é possível fazer uma melhor gestão da qualidade na organização e listar os principais desafios geralmente enfrentados pelo departamento. Em seguida, vamos abordar técnicas e ferramentas para alcançar resultados satisfatórios. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Entenda a importância do setor de qualidade para a empresa

Afinal, como é possível definir a qualidade de um produto ou serviço entregue por uma empresa? O principal critério para isso é o valor percebido pelo cliente.

Isso quer dizer que, para uma empresa se desenvolver e ter vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, não basta focar apenas no produto ou no serviço, tampouco no mercado em si; deve-se dar atenção aos detalhes que serão diferenciais para o consumidor, ao ponto de que ele, inclusive, se disponha a pagar um valor mais alto para consumir o que a sua empresa produz.

Há inúmeros fatores que influenciam essa percepção no cliente: o atendimento, o design do produto, a experiência do consumidor no ponto de venda, entre muitos outros. Por isso, é necessária uma integração de todos os setores da empresa, de modo que eles operem com o mesmo objetivo: promover a qualidade na entrega final.

Para isso, a empresa enfrenta uma série de desafios. Abaixo, listamos alguns deles. Continue a leitura!

Saiba quais são os desafios do setor de qualidade

Promover a qualidade na companhia é um desafio maior do que parece. Abaixo, explicamos quais são as principais dificuldades que o setor encontra dentro da organização. Confira!

1. Engajamento dos colaboradores

Garantir o empenho de todos os funcionários da empresa é um dos principais desafios do setor de qualidade. Por isso, além de recrutar profissionais que tenham filosofias de trabalho próximas às da cultura organizacional da empresa, é preciso um grande esforço da equipe de RH para promover ações que motivem os funcionários a se engajarem na mesma causa.

2. Promover melhoria dos processos internos

Um fator determinante para a garantia da qualidade na empresa é a estrutura dos processos internos. Muitas falhas ocorrem devido a erros operacionais que não passaram por conferência prévia.

Por isso, é importante que os setores se reúnam e testem formatos capazes de reduzir a incidência de erros.

3. Alinhar os diferentes setores da empresa

Conforme explicamos anteriormente no texto, todos os departamentos da companhia devem estar integrados para garantir a qualidade na entrega. Por isso, é importante que o gestor da divisão se reúna com os demais diretores e supervisores da empresa, de modo a estruturar processos eficientes e manter todos os departamentos alinhados.

4. Inserir novos colaboradores

Outro desafio do setor de qualidade é a adaptação de novos colaboradores à rotina da empresa. É preciso que o funcionário receba um treinamento adequado para se ambientar aos processos internos.

5. Monitorar os processos de forma eficiente

Por integrar todos os setores da empresa, a gestão e o monitoramento dos processos que visam a qualidade da entrega podem ser bastante complexos. Por isso, além de reuniões pontuais com os gestores, é preciso utilizar técnicas e ferramentas que possam proporcionar um bom acompanhamento das operações.

Abaixo, vamos listar quais são os recursos que o setor de qualidade pode utilizar para garantir o bom desempenho das atividades e uma entrega satisfatória ao cliente. Continue a leitura para saber mais!

Veja as principais ferramentas para gestão da qualidade

As ferramentas de gestão de qualidade são técnicas que auxiliam no desenvolvimento de processos, de modo que seja possível produzir com maior eficiência. Confira abaixo algumas boas práticas de gestão da qualidade!

Fluxograma

O fluxograma aponta todas as etapas do processo e sua aparência é semelhante a de um diagrama. Ele ajuda a identificar os responsáveis por cada etapa e determina quais são os próximos passos a tomar. Dessa forma, é possível visualizar de forma sistemática todo o processo operacional, o que garante o cumprimento de todas as fases de produção.

Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto permite visualizar a distribuição dos elementos e a organizá-los de acordo com a frequência em que eles ocorrem. É utilizado para determinar prioridades e, assim, encontrar a origem de possíveis problemas. Dessa forma, é possível direcionar os esforços para encontrar uma solução para tais falhas.

Diagrama de Ishikawa

Também conhecida por “Espinha de Peixe”, essa ferramenta é composta por uma linha horizontal que exibe o principal problema em questão e ramos laterias que identificam as causas do problema. Esse método permite uma visualização simples e objetiva das falhas que ocorrem na empresa, o que facilita na elaboração de uma solução.

Confira dicas para garantir a qualidade da entrega

Há uma série de maneiras de garantir a qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela organização. Entenda!

Defina os KPIs certos

Estabelecer os KPIs (Key Performance Indicatores, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português) é fundamental para o acompanhamento do desempenho da empresa. No setor de qualidade, costuma-se utilizar os seguintes indicadores:

  • indicador de produtividade;
  • indicador de satisfação e fidelidade do cliente;
  • indicador de valor;
  • indicador de atendimento;
  • indicador de segurança.

Tais dados auxiliam no monitoramento da gestão da qualidade e ajudam a estruturar processos de maneira mais eficiente, objetivando garantir uma entrega satisfatória.

Ouça os seus consumidores

Conforme mencionamos, a satisfação do cliente é um dos principais indicativos de qualidade. Por isso, é fundamental coletar opiniões dos seus consumidores, de modo a apontar o que pode ser aperfeiçoado, descartado ou mantido.

Crie e teste protótipos

Uma boa forma de garantir a qualidade é criando modelos do produto ou serviço e testando-os internamente antes de lançar ao público. Ainda, pode-se oferecer uma amostra a uma pequena parcela de consumidores, para que eles próprios possam avaliar e trazer considerações para a empresa.

Identificar as principais dificuldades é a primeira etapa para que a empresa possa vencer os desafios do setor de qualidade. Por isso, é importante que a organização implemente processos de gestão que permitam um acompanhamento holístico de todas as operações da empresa.

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