O que é diagnóstico de clima organizacional e como fazer?

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Como uma importante ferramenta dos recursos humanos, o diagnóstico de clima organizacional é uma das maneiras mais certeiras para conseguir entender o que está acontecendo com a empresa. Afinal, trabalhar em um ambiente difícil e que, constantemente, causa estresse em seus colaboradores, é definitivamente um problema que acabará refletindo na produção.

Sendo assim, é fundamental encontrar mecanismos para ajudar a companhia a chegar na harmonia necessária. Por isso, neste texto, vamos explicar o que é e quais são os passos para fazer esse diagnóstico com sucesso. Entenda!

O que é o diagnóstico de clima organizacional?

Voltado para quantificar os níveis de satisfação e motivação dos funcionários de uma empresa, o diagnóstico de clima organizacional pode ser descrito como um tipo de pesquisa. É um estudo realizado com o intuito de trazer uma percepção sobre o ambiente para os colaboradores.

Dessa maneira, por meio de determinadas perguntas, o setor de recursos humanos consegue capturar informações importantes. Entre elas, o que está afetando o desempenho, o que traz satisfação no trabalho, etc.

Por constantemente lidar com o capital humano da empresa e suas instabilidades, é um tipo de pesquisa que deve ser feita periodicamente. Dessa forma, será possível para a gestão analisar se as ações para a melhoria do ambiente funcionaram.

Quais são os tipos de clima organizacional?

Não são de hoje os estudos sobre o clima organizacional. Sendo assim, há algumas diferentes categorias para o assunto. De maneira geral, alguns deles definem o clima em três tipos: bom, razoável e ruim. Neste tópico, vamos entender um pouco melhor!

  • bom: é um ambiente capaz de proporcionar não só satisfação, mas também, a sensação de pertencimento do colaborador. Dessa forma, ele se enxerga como uma parte fundamental para o crescimento da empresa;
  • razoável: aqui, o sentimento de harmonia no negócio é relativo. Existem alguns momentos em que a pessoa se sente muito próxima dos objetivos da companhia e, em outros, apenas mais um colaborador;
  •  ruim: os membros da empresa não se sentem nem um pouco motivados ou satisfeitos com o ambiente profissional. Logo, não há nenhuma sensação de fazer parte do negócio.

Qual a importância de fazer um diagnóstico de clima organizacional?

É uma medida fundamental para conhecer a empresa, visto que aponta o que está incomodando e o que é necessário para melhorar para, consequentemente, trazer mais produtividade e motivação para os funcionários.

Essa ferramenta determina o foco para além das estratégias financeiras. Afinal, sem cuidar dos colaboradores, é muito difícil que os outros processos do negócio obtenham resultados. Sendo assim, entre outros benefícios que esse método oferece, podemos destacar:

  • mostrar quais são os pontos fortes e os fracos do companhia;
  • fornecer informações para a tomada de decisão mais correta;
  • diminuir as distorções relacionadas à comunicação, já que investe em saber o que os funcionários acham da empresa;
  • auxiliar a perceber o que está acontecendo, mesmo em períodos de mudança constante.

Como fazer esse diagnóstico?

Basicamente, existem quatro passos fundamentais para realizar esse diagnóstico de forma efetiva. Contudo, antes de começar, é preciso que uma coisa esteja definida: o que está acontecendo para que haja a necessidade desse diagnóstico?

É preciso ter uma ideia de por que começar a fazer essa pesquisa, o que está atrapalhando o desempenho dos colaboradores ou o que impede que eles se sintam bem no ambiente. Com isso definido, é possível ir para os próximos passos, que mostraremos aqui. Continue!

Faça o planejamento

Com o foco delimitado, é hora de começar a planejar como será executada a pesquisa. Montar o planejamento não é uma coisa muito complicada – pode-se utilizar algumas perguntas para ajudar a direcionar as ações. Algumas delas são:

  • Qual será o período para realizar o diagnóstico?
  • Quantos podem ser feitos por ano?
  • Quanto tempo até finalizar toda a pesquisa?
  • Quem será responsável por elaborar os questionários e analisar os resultados?
  • Como serão divulgados os resultados?

Escolha a metodologia

Se a gestão já tem explicação para a maioria dessas perguntas, o próximo passo será definir qual será a metodologia aplicada para elaborar o questionário. Isto é, quais serão as perguntas-chaves que fornecerão as respostas necessárias para ter o cenário do negócio.

Lembre-se de definir questões que estejam relacionadas ao foco que foi determinado antes do planejamento. Assim, há mais chances de diminuir os erros na hora do diagnóstico.

Execute a pesquisa

Com o formulário em mãos, pode ser que a gestão perceba que haverá dificuldade em aplicar o diagnóstico na prática. Isso porque são muitas etapas nessa fase: será necessário entregar os formulários, recolhê-los, fazer a interpretação e análise dos dados.

Muitas vezes, dependendo do tamanho da empresa, o RH fica sobrecarregado. Uma solução é automatizar esse processo por meio de uma terceirizada, agilizando todo o método.

Analise os dados

Após a captura de todas as repostas, agora é hora de analisar os resultados obtidos. Esse é o passo principal do diagnóstico, pois é nessa fase que a empresa entenderá o que está acontecendo. Também, poderá avaliar, com base nos dados, como está o nível de satisfação dos funcionários e começar a tomar decisões de como agir dali para frente.

A gestão definirá estratégias para trazer melhorias que refletirão na produtividade dos funcionários. Ela poderá ter uma perspectiva do ambiente organizacional, mesmo que seja por um determinado período.

Percebe-se como o diagnóstico de clima organizacional é uma medida indispensável para igualar os níveis de comunicação entre a empresa e o funcionário. É por meio dessas pesquisas que os colaboradores podem mostrar as suas insatisfações e ajudar a administração a entender o que está acontecendo, facilitando para que ações mais certeiras sejam feitas, de modo a melhorar o ambiente.

Com um lugar melhor e com a prova de que a companhia se importa com o bem-estar dos funcionários, fica mais fácil sedimentar as relações. Dessa forma, eles se sentem não apenas alguém que faz o serviço, mas uma parte importante, que ajuda o negócio a crescer.

Gostou do nosso texto sobre diagnóstico de clima organizacional? Tem algum assunto que gostaria de saber mais? Então, deixe o seu comentário, estamos prontos para ouvir você!

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