Grande parte das organizações, atualmente, está em permanente estado de ebulição como resposta ao contexto mercadológico em rápida evolução, aos mercados locais e globais e, principalmente, às novas tecnologias.

Isso significa que os processos, sistemas e estratégias do local de trabalho devem mudar e evoluir continuamente para que uma organização permaneça competitiva.

Neste artigo, falamos sobre a importância da gestão para transformação nas empresas e damos algumas dicas de como se preparar para aderir a esse processo da melhor forma. Acompanhe!

Qual é a importância da inovação para a empresa?

Estamos vivendo em um mundo onde as mudanças acontecem constantemente e, muitas vezes, sem aviso prévio. Quaisquer que sejam os princípios, regras e práticas que fazem parte do mundo dos negócios hoje podem não existir daqui a alguns anos.

Fatores como rápidos avanços tecnológicos, aumento da incerteza nos mercados e intensa competição contribuíram para a criação de um ambiente de negócios volátil, no qual as empresas lutam para se adaptar às novas exigências do mercado e dos clientes.

As empresas que têm ambições de sobreviver nessas circunstâncias precisam fazer mudanças cuidadosamente planejadas em sua estratégia corporativa, que as ajudem a fortalecer sua posição no mercado e a formular planos de contingência, objetivando tratar de mudanças inesperadas que possam ocorrer.

Qual é o papel da gestão na transformação organizacional?

Encontrar soluções inovadoras para problemas importantes é uma tarefa bastante complexa. Há, afinal, uma miríade de problemas importantes em um determinado momento e inúmeras abordagens potenciais para cada um deles.

Nesse sentido, podemos dividir o papel da gestão dentro de uma transformação corporativa em três âmbitos diferentes, como a seguir.

Competência

Toda organização tem a própria história e o conjunto de capacidades que determinam sua competência em inovação. Uma empresa industrial antiga não pode, simplesmente, acordar um dia e decidir operar como uma startup de tecnologia do Vale do Silício – e nem deveria tentar. No entanto, toda empresa pode melhorar e o papel da gestão para transformação está em, justamente, guiar a empresa nesse processo.

Estratégia

Como um gerente sabe, a alocação de recursos é fundamental para a estratégia e, portanto, precisa ser parte do alinhamento da transformação organizacional aos objetivos estratégicos.

Gerenciamento

Até mesmo a empresa mais competente, que implanta os recursos sabiamente, ainda precisa gerenciar a transformação de forma eficaz. Este, inclusive, pode ser considerado o foco principal da gestão para transformação.

Como se preparar para a transformação organizacional?

A transformação de negócios geralmente refere-se a projetos de médio e grande porte que afetam estratégias, sistemas de gerenciamento ou vários processos de negócios. Transformações em grande escala podem resultar na aquisição de uma nova empresa, interrupção do mercado, inovação do modelo de negócios, reestruturação para crescimento de receita ou melhoria de desempenho e mudança operacional.

Uma vez que a necessidade de mudança é reconhecida, seja por um evento similar àqueles acima, seja pela identificação de uma lacuna de desempenho específica, a jornada de transformação pode começar.

Combinando várias metodologias operacionais e de gerenciamento de mudanças em uma estrutura facilmente aplicada, o processo descrito abaixo pode servir como um guia para as organizações que realizam iniciativas de transformação organizacional em qualquer escala.

Faça uma avaliação do estado atual

A fim de efetivamente buscar a transformação de um negócio, é fundamental começar com uma compreensão do estado atual de suas operações.

A avaliação do estado atual inclui o desenvolvimento de uma compreensão da estratégia, medindo as linhas de base para as principais métricas de desempenho, mapeando vários processos de negócios, delineando os conjuntos de habilidades existentes da equipe e documentando os recursos da tecnologia e dos sistemas de informação.

Estabeleça uma estratégia organizacional

A estratégia organizacional estabelece os parâmetros iniciais que governam a transformação do negócio. Supondo que a entidade sendo transformada não é uma empresa inteira, a estratégia que se aplica mais diretamente à transformação é a da própria unidade de negócios afetada.

É importante observar, no entanto, que essa estratégia de nível micro deve apoiar a direção estratégica macroeconômica da empresa.

Desenvolva um plano de gestão de mudanças

Pode parecer que a próxima etapa lógica após a avaliação do estado atual e o desenvolvimento da estratégia organizacional seria projetar o estado futuro. Prosseguir para essa etapa imediatamente, entretanto, colocaria o sucesso da transformação em dúvida.

Dado que uma transformação de negócios é, por natureza, uma mudança transformacional para a organização, é fundamental considerar e planejar seu impacto em todos os aspectos do negócio e de seus funcionários.

Projete o estado futuro e desenvolva um plano de implementação

Uma vez abordada a necessidade de Gerenciamento de Mudanças Organizacionais, o esforço de transformação de negócios pode prosseguir para o Projeto do Estado Futuro e o desenvolvimento do plano de implementação.

Na conclusão desta etapa, a organização deve ter definido o caminho a seguir e desenvolvido um plano para tornar sua visão uma realidade. Usando a estratégia organizacional como um ponto de partida, os líderes de negócios devem descrever os aspectos técnicos das mudanças que precisam ser feitas.

O modelo de alinhamento organizacional da primeira etapa pode ser reutilizado para testar a integridade e o alinhamento do design futuro.

Implemente as mudanças e sustente as melhorias

Embora a implementação e a sustentação sejam os componentes finais da iniciativa de transformação de negócios, muitos riscos para o sucesso permanecem. A implementação acelerada pode exercer uma pressão extrema sobre as operações e funcionários existentes, resultando no ressurgimento da resistência dos colaboradores à mudança.

Quais são os impactos e benefícios dessas mudanças para a empresa?

Mudar a forma como você gerencia as informações na sua empresa inevitavelmente mudará o jeito como as pessoas fazem as coisas e, sem comunicação e apoio suficientes, será difícil levar as pessoas a bordo para a mudança.

Um plano de gestão para transformação organizacional considera todas as pessoas e equipes envolvidas em uma transição futura – como a mudança vai afetá-los, de que eles serão responsáveis e o que eles precisam saber para ter sucesso tanto durante quanto após a transição.

Como a FNQ pode ajudar nesse processo?

A partir do MEG – Modelo de Excelência em Gestão, a FNQ pode ajudar a empresa a projetar, implementar e seguir uma estratégia abrangente de transformação de negócios. Dessa forma, sua organização tem mais chances de permanecer ágil e responsiva em um ambiente altamente competitivo.

Com especialistas capacitados e experientes, a partir de uma plataforma aberta, a FNQ auxilia as empresas a inovarem de forma consistente e a melhorarem o desempenho no mercado.

O foco da parceria com a FNQ está em frentes como:

  • participação no mercado;
  • satisfação de funcionários;
  • rentabilidade;
  • correta aplicabilidade de recursos;
  • satisfação de clientes.

Em resumo, a mudança é inevitável, especialmente na economia moderna e no mercado em rápido crescimento. Uma gestão para transformação efetiva deve incorporar estratégias adaptáveis a fim de ver o crescimento dos negócios. Há espaço para fatores de mudança ilimitados e, com isso, surgem oportunidades ilimitadas para o sucesso, desde que o líder certo esteja implementando um plano de negócios adequado e adaptável.

Que tal iniciar hoje o processo de transformação organizacional na sua empresa? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo.

dia-do-cliente-lean-fnq

Escreva um comentário

Share This