Analisar e interpretar dados é uma ação fundamental para toda empresa – e é uma atividade que deve ser feita periodicamente, de modo a mensurar resultados. No entanto, para se obter sucesso com a análise, é preciso estabelecer indicadores inteligentes – ou KPI (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português) – para avaliação.

É preciso que o levantamento das informações sejam relevantes para o negócio, para que seja possível traçar um plano de ação que foque nas soluções necessárias para a empresa. Isso garante um planejamento estratégico mais eficiente para que a organização possa se desenvolver e expandir dentro do prazo desejado.

Neste artigo, aprofundaremos a importância de tais dados para a organização e explicar como definir indicadores para a empresa. Em seguida, apontaremos quais são as melhores ferramentas para coletar as informações relevantes para a inteligência de negócios. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Entenda a importância dos indicadores inteligentes

Estudar as métricas corretas é uma importante medida para avaliar o desempenho da empresa e estruturar um bom plano de ação. Entenda!

Auxilia a mensuração de resultados

Analisar os indicadores corretamente ajuda a empresa a realizar um levantamento preciso dos seus resultados, incluindo o desempenho, produtividade e lucratividade da companhia.

Contribui para o desenvolvimento de planos de ação

Ao avaliar os dados necessários, é possível estruturar um planejamento estratégico detalhado e avaliar o sucesso do plano de ação com base nos indicadores estabelecidos.

Ajuda na tomada de decisões

Os resultados indicados pelas métricas ajudam na tomada de decisões, já que apontam quais atividades geram ou não resultado para a empresa.

Para colocar cada uma dessas ações em prática, no entanto, é preciso identificar quais são os indicadores que realmente contribuirão para o desenvolvimento da análise. Como é possível definir quais são as informações necessárias para tal avaliação? É o que abordaremos no próximo tópico!

Saiba como definir indicadores inteligentes

Existe uma série de medidas que sua empresa pode adotar para apontar indicadores precisos para a inteligência de negócio. Confira!

Entenda os objetivos da empresa

A primeira medida necessária para definir indicadores inteligentes é considerar os objetivos da empresa. Por exemplo: se a organização deseja aumentar o nível de satisfação dos seus consumidores, ela deve avaliar questões como:

  • o número de chamados abertos periodicamente;
  • o número de chamados concluídos com sucesso;
  • o número de reclamações registradas;
  • entre outros.

A partir disso, a companhia deve realizar um levantamento desses dados de modo a identificar falhas e tomar as devidas providências para reduzir o número de chamados em aberto e reclamações.

Conheça o público-alvo

Entender os desejos, as necessidades e as expectativas do público-alvo é fundamental para garantir uma entrega satisfatória. Para isso, pode-se coletar informações como: comentários dos seus clientes nas redes sociais a respeito do seu produto ou serviço, pesquisas de satisfação realizadas nos pontos de venda e até mesmo o número de chamados realizados à central de atendimento.

Defina informações a serem mensuradas para cada objetivo

Geralmente, o volume de dados disponíveis para análise é muito extenso. Por isso, a empresa deve focar nas informações mais relevantes para o seu negócio e para o objetivo proposto. Caso contrário, poderá perder o foco em meio a tantas informações.

Se seguirmos o mesmo exemplo que o descrito acima, uma empresa que deseja aumentar o nível de satisfação do cliente deve se ater aos dados que revelam a forma como o cliente interage com a marca.

Faça uma análise periódica

Para realizar uma análise concisa, é preciso realizar um levantamento extenso e, de preferência, com múltiplas amostras. Isso quer dizer que não basta avaliar, por exemplo, somente dados dos 30 dias posteriores. Isso porque há uma série de elementos circunstanciais que podem influenciar o resultado da análise, tais como: sazonalidade, ações de marketing, calendário festivo, entre outros.

Proponha melhorias

Após coletar e analisar as informações necessárias, é preciso cruzar os dados para elaborar um plano de ação efetivo. É importante entender qual a relação dos indicadores inteligentes com os objetivos da empresa, de modo a identificar quais são as mudanças que devem ser realizadas.

No nosso exemplo de uma empresa que deseja aumentar a satisfação do consumidor, uma análise no volume de chamados abertos para atender a problemas semelhantes pode apontar quais são as soluções que a empresa deve focar para que o problema deixe de ocorrer com tamanha frequência.

Conheça os tipos de indicadores de desempenho

Para compreender melhor quais são os tipos de KPIs, explicamos abaixo quais as principais categorias. São elas:

  • indicadores de produtividade – estão relacionados à produtividade do colaborador de acordo com as horas trabalhadas ou de uma máquina em relação ao seu período de funcionamento;
  • indicadores de qualidade – ajudam a identificar possíveis desvios ou não conformidade durante o período de produção;
  • indicadores de capacidade – indica a capacidade de resposta a um processo;
  • indicadores estratégicos – ajudam a empresa a identificar como suas atividades e seus processos estão alinhados aos seus objetivos.

Cada um desses indicadores pode ser avaliado com dados coletados pela empresa por meio de sistemas que ela utiliza para sua gestão interna. Continue a leitura para saber quais são as principais ferramentas utilizadas para o levantamento e análise dos KPIs!

Confira ferramentas para análise de indicadores

Agora que você já sabe como definir indicadores inteligentes e quais são alguns dos KPIs mais utilizados nas organizações, entenda como é possível coletar os dados para uma análise efetiva.

Software de gestão

Uma das principais ferramentas utilizadas para coleta de dados são os softwares de gestão: além de auxiliar nas operações diárias da empresa, ele elabora relatórios automatizados que exibem dados importantes para inteligência de negócios.

Business Intelligence (BI)

Conforme o próprio nome sugere, o BI é uma ferramenta de inteligência de negócios que exibe uma série de relatórios com base nas operações da companhia e resultados anteriores da empresa. É uma ferramenta essencial para traçar planos estratégicos eficazes e identificar os KPIs necessários para os objetivos da organização.

Os indicadores inteligentes permitem uma avaliação holística do desempenho da empresa. Com tais dados, é possível estruturar um plano de ação eficiente para auxiliar no crescimento da empresa.

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