Entenda os principais benefícios de ser filiado da FNQ

5 minutos para ler

Para quem ainda não conhece, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro de conhecimento que tem como principal objetivo ajudar as organizações brasileiras a ampliar a produtividade e a competitividade.

A Fundação iniciou suas atividades em 1991 e desde então tem a missão de auxiliar as empresas brasileiras no desenvolvimento e no aperfeiçoamento da gestão. Ser um filiado da FNQ é ter acesso a uma comunidade de boas práticas de gestão e estar apto a realizar melhorias contínuas no gerenciamento da organização.

Quer entender como isso funciona e saber quais são os benefícios de ser um filiado da FNQ? Acompanhe este artigo!

Qual é o principal foco da FNQ?

A FNQ tem como princípio básico a gestão para a transformação, acompanhando as constantes mudanças nos cenários econômicos e tecnológicos, tanto no Brasil quanto no mundo.

Para tanto, a Fundação conta com a contribuição de empresas filiadas para a promoção de suas ações com foco na disseminação do conhecimento sobre a gestão para excelência.

Como parceiros da FNQ, as organizações filiadas apoiam essas atividades que vêm sendo desenvolvidas desenvolvidos ao longo de quase três décadas de atuação.

Em outras palavras, a FNQ conta com um portfólio completo de serviços e produtos focados no aperfeiçoamento da gestão das organizações. Além disso, realiza eventos para compartilhamento de boas práticas, estruturados nas tendências e nos cenários mercadológicos.

Quais os benefícios de ser um filiado da Fundação?

Como dissemos, a FNQ atua no compartilhamento de conhecimento e na disseminação da educação voltada para a gestão das organizações. Além disso, ela conta com um trabalho de consultoria e diagnóstico com foco na gestão para excelência.

Quando uma organização é filiada à Fundação, ela tem à sua disposição uma série de benefícios que tem o propósito de auxiliar essa empresa na melhoria contínua da gestão. Alguns dos benefícios são exclusivos das organizações filiadas à FNQ. Confira:

  • descontos para participação nos cursos de turma aberta ofertados pela FNQ, além de cursos in company, eventos específicos;
  • acesso exclusivo aos cursos on-line da FNQ, que têm foco no Modelo de Excelência em Gestão® (MEG);
  • acesso à Comunidade de Boas Práticas da FNQ para conhecimento e troca de experiências em gestão;
  • acesso à Videoteca Digital, com palestras realizadas por autoridades em gestão em diversas organizações;
  • utilização da Biblioteca Digital da Fundação, com acesso a PDFs de publicações de forma gratuita;
  • uso do Selo de Membro da Fundação, ratificando que a sua organização é uma filiada e participa desse movimento que busca melhorar a gestão e competitividade no País;
  • participação em eventos e debates exclusivos sobre gestão empresarial, para benchmarking e networking;
  • participação em palestra Institucional de Sensibilização para membros da alta direção.

Vale lembrar que todos os colaboradores da organização filiada têm direito aos benefícios exclusivos citados acima, assim como aos descontos especiais em eventos, produtos e outros serviços da FNQ.

Como conhecer o desempenho das empresas que adotam o MEG®?

A FNQ tem como referência o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que é um instrumento voltado para o desenvolvimento da cultura de excelência, o qual, por sua vez, é uma metodologia de análise, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas da gestão.

O MEG é adequado para organizações de todos os segmentos e portes e serve como referência de aprendizado em gestão. A seguir, falamos sobre as principais características dele.

Modelo sistêmico

O MEG é alicerçado no conceito de aprendizado e melhoria contínua, já que o seu funcionamento é orientado pelo ciclo do PDCL – Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Learn (aprender).

Não é prescritivo

Como o MEG é um modelo de referência e aprendizado, não existe prescrição para a sua implementação. Isso quer dizer que ele não impõe regras ou recomenda ferramentas e estruturas a serem utilizadas.

Adaptável a todo tipo de organização

Como dissemos, o MEG permite a qualquer organização, independentemente de porte ou segmento de atuação, a adequação das práticas de gestão de acordo com os conceitos de uma empresa classe mundial, sem que a cultura corporativa dela seja impactada.

Para entender como o desempenho das empresas que adotam o MEG é avaliado, primeiramente, é primordial compreender os Fundamentos de Excelência da FNQ.

A partir dessas premissas, a FNQ realiza um diagnóstico empresarial por meio da Autoavaliação Assistida – AAA – para auxiliar a organização na identificação das principais oportunidades de aperfeiçoamento, com foco nos seguintes elementos-chave de transformação:

Qual é o primeiro passo para se tornar um filiado?

Como você pôde perceber, ser uma organização filiada à FNQ significa envolver-se em um movimento em favor da melhoria contínua e do desenvolvimento da gestão das empresas no Brasil, como foco nos Fundamentos de excelência.

O primeiro passo para efetivar a filiação é entrar em contato com a equipe da FNQ pelo e-mail e, a partir daí, seguir as orientações do atendimento. Efetivada a filiação, ela vale por um ano e é renovada automaticamente. Saiba mais aqui.

E aí, gostou deste post? Está preparado para entrar no universo de melhoria contínua da gestão com a FNQ? Entre em contato conosco e saiba exatamente como podemos auxiliar você nessa jornada.

Posts relacionados