A ética empresarial é um tema que ganhou muito destaque na mídia nos últimos anos. Com as recorrentes denúncias envolvendo escândalos de corrupção em empresas públicas e privadas, a imprensa e a população se tornaram ainda mais vigilantes diante das condutas dessas organizações.

Com isso, diversas companhias têm investido esforços para cumprirem suas obrigações, respeitando as normas, os seus clientes e a comunidade como um todo.

Neste artigo, vamos contextualizar a questão da ética empresarial em companhias brasileiras e destacar a importância do cumprimento das normas e de boas práticas de conduta. Confira!

Confira o cenário brasileiro em ética empresarial

Você sabia que o Brasil é líder em suborno e corrupção dentro das empresas? De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa de consultoria e auditoria Ernst & Young (EY), 96% dos executivos brasileiros consideram corriqueiras essas práticas no ambiente corporativo. O estudo ouviu 2.550 executivos de 55 países e colocou o Brasil em primeiro lugar na pesquisa.

Tais dados mostram a alarmante realidade da ética empresarial no País: além de frequentes, as práticas de suborno e corrupção também se tornaram toleráveis nos ambientes de trabalho. E essa realidade precisa mudar.

Entenda o que é ética empresarial

Mas, afinal, como podemos definir o que é a ética empresarial? No ambiente corporativo, a ética está ligada às condutas individuais dos profissionais e, também, ao papel da empresa perante a sociedade.

Isso inclui a forma como a companhia e seus colaboradores se relacionam com os seus clientes, nas relações comerciais e com o poder público. Significa que a organização deve cumprir os seus deveres sociais e fiscais, sem se prevalecer de forma ilícita ou imoral.

Saiba como a ética empresarial impacta a organização

Em um país em que, durante décadas, existiu uma elevada tolerância à corrupção, pode ser difícil compreender o impacto que a ética empresarial – ou a falta dela – têm na organização e na sociedade. Abaixo, listamos como a prática de boas condutas é positiva para a empresa. Confira!

Reputação positiva

Uma empresa que respeita as práticas de boa conduta constrói uma reputação positiva no mercado. Isso ajuda a manter a credibilidade da empresa e faz com que ela se destaque da concorrência.

Retenção de funcionários

Nenhum profissional sério quer ser associado a uma empresa de má reputação. Cumprir as boas práticas de conduta ajuda a empresa a reter talentos e diminui a rotatividade de funcionários na companhia.

Isso traz, respectivamente, dois grandes benefícios para a companhia: a inovação, por meio de profissionais capacitados, que se mantêm motivados a agregar ainda mais à empresa, e uma melhor gestão de pessoas dentro da organização.

Estreita as relações comerciais

Assim como nenhum profissional quer ter sua imagem ligada a uma organização de má fé, as empresas também não querem manter relações comerciais com companhias de má reputação. Por isso, manter a ética empresarial viabiliza a formação de novas parcerias e oportunidades de negócio.

Impacto social

A ética empresarial tem um forte impacto na sociedade. Ao cumprir as normas, a empresa dá um bom exemplo para a sociedade, reforçando o fato de que agir corretamente é recompensador.

Uma boa iniciativa que une a ética empresarial à transformação social é criar campanhas de conscientização com foco em determinados temas. Pode-se, por exemplo:

  • elaborar uma campanha de preservação do meio ambiente e reforçar as condutas positivas que a empresa segue para cumprir o seu papel;
  • apoiar jovens estudantes com programas de trainee, reforçando a ética profissional;
  • destinar parte do lucro às instituições de caridade;
  • apoiar a realização de projetos de alto impacto social, como foco em tecnologia e inovação.

Tais medidas reforçam a reputação positiva da empresa, ao passo que também ajudam na construção de uma comunidade mais engajada em causas comuns.

Atrai e fideliza clientes

A atração e fidelização de clientes é uma consequência da ética empresarial. Afinal de contas, todo consumidor quer ter a segurança de adquirir um produto ou serviço de uma empresa séria e comprometida.

Dessa forma, organizações que mantêm boas práticas de conduta são contempladas naturalmente com mídia espontânea, o que ajuda na construção e no fortalecimento da marca. Enquanto isso, empresas que têm uma má reputação no mercado tendem a perder espaço para a concorrência.

Confira como aplicar a ética empresarial

Agora que você já entendeu o conceito de ética empresarial, vamos explicar como é possível aplicá-lo na organização. Confira!

Reforce uma cultura organizacional voltada à ética empresarial

A ética empresarial deve estar incutida na cultura da organização. Esse é um trabalho complexo e exige o esforço de todos os departamentos. Porém, algumas medidas podem auxiliar a reforçar esse conceito. Pode-se, por exemplo:

  • realizar ações de endomarketing que reforcem boas práticas de conduta;
  • construir um portal de transparência, em que os funcionários possam consultar as principais transações e os resultados da empresa;
  • organizar treinamentos e palestras que reforçam o comportamento positivo;
  • entre outras iniciativas.

Dessa forma, a empresa constrói aos poucos uma política que incentiva e reforça a ética no ambiente corporativo.

Treine a liderança

Para que a ética faça parte da cultura organizacional da companhia, o exemplo deve vir da liderança. Isso significa que, além de receber as orientações sobre as políticas da empresa, profissionais que ocupam altos cargos na companhia devem ter ficha limpa.

Além disso, a organização também deve ter uma postura rígida diante das situações adversas: independentemente do cargo que ocupam, os funcionários e colaboradores que desrespeitam as normas éticas da empresa devem ser punidos.

A ética empresarial é de grande importância para o desenvolvimento e crescimento da organização. No entanto, é preciso reforçar que, para implementar esse conceito na empresa, é necessário desenvolver um plano de ação sólido. Por isso, é importante investir em iniciativas que reforçam a boa conduta dos colaboradores, de modo a construir um ambiente corporativo saudável e uma reputação forte no mercado.

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