6 filmes de liderança e motivação que todo gestor deve ver!

7 minutos para ler

Além de proporcionar entretenimento, o cinema também é uma ótima maneira de conhecer novas perspectivas e pontos de vista. Nesse sentido, o mundo corporativo frequentemente serve de inspiração para filmes de liderança. Com seus gênios e ideias inovadoras, eles transmitem lições e motivação pela ambição, pela garra e até mesmo pelo fracasso de seus personagens.

Mas quais são os filmes de liderança imperdíveis, aqueles que nenhum gestor deveria deixar de ver? Desde o emocionante Hotel Ruanda até o empolgante A Grande Aposta, passando por obras protagonizadas pelas versões ficcionais de nomes célebres como Steve Jobs e Mark Zuckerberg, não vão faltar oportunidades de você se inspirar.

Eles são baseados em histórias e situações reais, o que torna tudo ainda mais motivador. Quer conhecer nossa lista com filmes de liderança que podem mudar a forma de você encarar o mundo? Então, continue a leitura e já vá preparando a pipoca!

1. O Homem Que Mudou o Jogo

Somente pelo título já podemos perceber que O Homem Que Mudou o Jogo promete grandes lições profissionais e ideias inspiradoras. Dirigido por Bennett Miller e com um roteiro afiado, assinado por Aaron Sorkin e Steven Zaillian, o filme é inspirado em um livro de não ficção publicado por Michael Lewis em 2003.

A história segue Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), gerente de um time profissional de baseball em Oakland, nos Estados Unidos. Visando montar um time competitivo e pronto para vencer, mesmo tendo poucos recursos, Beane recorre a métodos jamais vistos e a estatísticas brilhantemente elaboradas para conquistar seu objetivo.

Repleto de dedicação e determinação, O Homem Que Mudou o Jogo retrata o quanto a criatividade e a possibilidade de pensar fora da caixa podem ser a chave para o sucesso.

2. A Grande Aposta

A crise imobiliária pela qual os Estados Unidos passaram entre 2007 e 2008 pode render um filme empolgante e divertido? Nas mãos do diretor Adam McKay, que também assina o roteiro ao lado de Charles Randolph, com certeza! Mais um motivo para conferir A Grande Aposta: o longa é baseado em um livro de Michael Lewis, mesmo autor cuja obra inspirou O Homem Que Mudou o Jogo.

O filme conta a história real de um grupo de investidores e corretores que decidem apostar contra o sistema imobiliário dos EUA. Ao longo desse processo, cada um dos personagens começa a desvendar o quão problemático é esse mundo. O elenco conta com nomes de peso como Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling.

3. A Rede Social

O quão longe você está disposto a ir em nome de um projeto genial? E como isso pode afetar suas relações com aqueles ao seu redor? É isso que o cineasta David Fincher e o roteirista Aaron Sorkin exploram em A Rede Social, que acompanha Mark Zuckerberg desde a época em que ele estudava em Harvard – onde, com alguns algoritmos na janela de seu dormitório, estabeleceu o que viria a se tornar o Facebook.

Entre processos judiciais e amizades rompidas, o longa conta de forma tensa e envolvente a história da rede social que mudou a forma com que nos relacionamos uns com os outros. Além de curtir a obra, você ainda vai poder refletir sobre diversos dos aspectos apresentados, que não têm respostas fáceis.

4. Hotel Ruanda

Ambientado em 1994 na cidade de Kigali, capital do país africano Ruanda, a obra dirigida por Terry George (que também escreveu o roteiro, ao lado de Keir Pearson) acompanha o período em que aconteceu o conflito que ficou conhecido como Genocídio de Ruanda.

Para tanto, o longa é centrado em Paul Rusesabagina (vivido por Don Cheadle), gerente de um hotel na cidade. A partir dele, testemunhamos a tensão e os embates entre as etnias hutu, maioria em Kigali, e o grupo minoritário tutsi.

Em meio ao conflito, Paul tenta proteger sua família e o seu negócio. Enquanto os turistas deixam de aparecer, o hotel de Paul torna-se um abrigo para seus vizinhos e para vítimas dos embates, que vão até lá em busca de abrigo, proteção e um pouco de tranquilidade.

O local torna-se um refúgio de tal tamanho que as forças da ONU passam a protegê-lo. Mas como garantir realmente a segurança do hotel? E como proporcionar algo mais duradouro para as vítimas? Esses e outros dilemas percorrem a mente de Paul, e do espectador, nesta emocionante e corajosa obra.

5. Coach Carter: Treino Para a Vida

Pela maneira com que reproduzem diversos outros aspectos da vida relacionados a negócios, equipes, coragem e confiança, entre tantos outros pontos, os esportes são uma das maiores fontes de inspiração para os filmes de liderança. Um dos mais marcantes é Coach Carter: Treino Para a Vida, estrelado por Samuel L. Jackson.

Dirigido por Thomas Carter e escrito por Mark Schwahn e John Gatins, o longa ainda traz Channing Tatum no elenco e conta a história verdadeira de Ken Carter, dono de uma loja de artigos esportivos. Em 1999, ele aceita treinar o time de basquete de sua antiga escola.

A escola fica em uma região pobre da cidade californiana de Richmond e, em sua época de estudante, Ken havia sido ele mesmo um craque do basquete. Então, os alunos se surpreendem quando ele adota um regime considerado rígido pelo time: para continuar jogando, cada garoto precisa assinar um contrato comprometendo-se a se comportar de maneira respeitosa e a tirar notas boas em todas as disciplinas.

Focando na importância do foco e da determinação, Coach Carter: Treino Para a Vida fala sobre aquilo que todos nós podemos fazer para alcançar os nossos objetivos e o quanto uma figura inspiradora pode mudar a vida de alguém, mesmo que de início não compreendamos seus métodos.

6. Jobs

De jovem hippie a inventor da empresa de tecnologia que mudou o mundo. Esse é Steve Jobs, protagonista da cinebiografia dirigida por Joshua Michael Stern. O longa acompanha Jobs (vivido por Ashton Kutcher) ao longo de sua trajetória na faculdade até o nascimento da Apple e, indo além, retrata também a saída e o retorno do gênio à companhia.

Em meio a momentos marcantes da empresa e inovações tecnológicas acompanhadas pelo mundo inteiro, o filme mostra também os conflitos familiares e pessoais enfrentados por ele, além de sua relação com aqueles que o ajudaram a criar a Apple.

E se você quiser mergulhar ainda mais na vida e na mente de Steve Jobs, vale a pena conferir também o filme que leva seu nome dirigido por Danny Boyle. Nessa versão, protagonizada por Michael Fassbender, acompanhamos os bastidores de três momentos-chave para a Apple e, consequentemente, para Jobs.

Esses são alguns dos melhores filmes de liderança! Temos certeza que cada um deles vai inspirar lições valiosas e insights significativos para a sua carreira e trajetória profissional. E continue de olho em outras obras inspiradas por pessoas que não tiveram medo de seguir suas convicções e fazer diferente.

Depois de conferir nossas sugestões, que tal começar a colocar essa motivação em prática? Para isso, não deixe de baixar nosso e-book gratuito Gestão de excelência: um guia completo para implementar na empresa!

Posts relacionados