Pense no gerenciamento da qualidade do projeto como um conjunto de políticas e práticas dedicadas à manutenção de um alto grau de excelência ao longo da realização deles. Desse modo, é possível minimizar perdas e otimizar os ganhos.
Existem muitos riscos ligados ao trabalho insatisfatório, por exemplo, aumento de erros no expediente, acidentes de trabalho e conflitos interpessoais, sem contar a precariedade do que é entregue ao término do projeto. Portanto, é preciso ter atenção ao assunto!
Por esse motivo, adiante, detalhamos qual a importância dessa gestão e como fazê-la com eficiência. Continue sua leitura.
Qual a importância do gerenciamento da qualidade do projeto?
Todo projeto tem algumas peculiaridades. Primeiro, ele conta com data para início e término, sendo necessário fazer uma boa administração do tempo. Além disso, tem o orçamento e a força de trabalho bem estabelecidos, que não devem ser extrapolados.
Esses limites fazem com que a gestão de projetos seja delicada, demandando atenção de ponta a ponta. Se algo der errado, por exemplo, com prazo ou custos, todo o projeto pode ser comprometido e, em alguns casos, precisa ser abortado.
Exatamente por isso, é necessário fazer uma ótima gestão da qualidade e garantir que os recursos envolvidos sejam bem aproveitados. Entenda os principais benefícios, agora:
- aumento da produtividade ao longo do expediente de trabalho;
- redução de erros e, por consequência, da necessidade de refação das tarefas;
- aumento da precisão em cada etapa do projeto;
- melhor aproveitamento do orçamento disponível;
- redução de acidentes, conflitos e problemas ligados à gestão do time.
Tendo isso em vista, gestão de projetos e qualidade devem andar juntos, sempre. Sem essa relação bem estabelecida, é muito difícil que o projeto seja entregue no prazo, dentro do orçamento e/ou com os padrões técnicos previamente combinados. O mais provável é que existam sucessivos erros, tantos quanto é possível imaginar.
Como fazer o gerenciamento da qualidade do projeto?
A gestão da qualidade depende de um conjunto de práticas, assim como do compromisso dos profissionais e equipes. Explicamos os principais pontos, nos tópicos seguintes.
Deixe claro que qualidade é algo prioritário
A baixa qualidade nos projetos resulta de muitas coisas, como a falta de entendimento por parte dos empregados envolvidos de que o tema é prioritário. Se ninguém incentiva boas práticas diárias, o assunto será visto como secundário.
Portanto, comece conversando sobre qualidade com os times. Explique que a ideia é melhorar a cada dia, corrigindo erros e prevenindo falhas. Vale, para isso, adotar filosofias de trabalho, como o Kaizen.
Monitore seus atuais resultados e encontre gargalos
A gestão da qualidade é, em grande medida, uma questão de análise. É preciso observar os números que norteiam seu projeto e entender a história que eles estão contando. Com isso, fica muito mais fácil fazer o diagnóstico de gargalos e promover melhorias.
Para tanto, estabeleça um conjunto de indicadores de desempenho alinhados ao seu projeto. Eles podem refletir a assiduidade da sua equipe, o grau de produtividade diária e o número de erros no expediente, entre outras coisas que considera importante.
Identifique a causa do seu problema
Diagnosticar um problema é uma coisa, compreender sua causa é outra. Um atraso na entrega, por exemplo, pode ser resultado da baixa produtividade. A questão, então, é: o que está provocando essa baixa produtividade? É preciso investigar cuidadosamente.
Há muitas técnicas para análise de causas. O diagrama de Ishikawa é uma das mais importantes. Ele cruza determinados efeitos com suas causas potenciais, depois aprofunda a análise, até que se chegue à chamada causa-raiz do problema, que deve ser combatida.
Invista na melhoria dos processos
A execução de um projeto depende de uma série de processos menores e executados a cada dia. O desenvolvimento de um novo projeto, por exemplo, exige pesquisa e processos funcionais, sem os quais ele dificilmente avançará.
Então, invista no mapeamento dos seus principais processos, no intuito de conhecê-los profundamente. Depois, avalie quais etapas não estão sendo bem feitas ou são dispensáveis. Por fim, corrija o que está impedindo a melhoria do seu processo.
Comunique-se com eficiência
Se você deseja investir no gerenciamento da qualidade no projeto, boa comunicação é lei. Todo o time deve se relacionar muito bem, deixando claro o que precisa ser feito, quando e como. Também deve dialogar bem com o público externo, como com parceiros estratégicos.
Para melhorar a comunicação, é importante adotar canais diversos. Isto é, meios que viabilizem a transmissão das mensagens, garantindo que emissor e receptor tenham mais sucesso. Murais de recado, aplicativo mobile e redes sociais são ótimas ferramentas.
Tenha metas ambiciosas para o expediente
Por fim, lembre-se de trabalhar com metas. Elas ajudam a direcionar seus profissionais e equipes, assim como determinar o que é importante para a empresa. Também, precisam estar ligadas à qualidade diária, direcionando o time a melhores resultados.
Um bom exemplo é definir metas de padronização, garantindo que haja menos desvios de qualidade no que é feito e mais conformidade. Outra opção é criar metas de segurança no trabalho, o que ajuda a aumentar a qualidade de vida dos talentos.
O que fazer para otimizar sua gestão da qualidade diariamente?
Todas as dicas citadas até aqui ajudam a fazer um bom gerenciamento da qualidade dos projetos. A questão é: como garantir que isso não caia em desuso e, com o tempo, seja somente outra moda passageira? Há muitas táticas, e pontuamos cinco que podem ajudar você:
- estabeleça reuniões periódicas para dar (e receber) feedbacks;
- adote um modelo de gestão à vista e compartilhe os resultados obtidos;
- realize auditorias frequentes, no intuito de identificar desvios;
- invista no treinamento dos seus líderes, profissionais e equipes;
- seja o exemplo diário, adotando os mais elevados padrões de qualidade.
Agora, você está por dentro do tema, entende por que gerenciamento da qualidade do projeto é importante, além de como fazer e garantir sua otimização ao longo do tempo. Para tal fim, precisará de boas políticas de trabalho, processos funcionais e pessoas motivadas, além de ferramentas de gestão da qualidade. Assim, seu projeto será bastante beneficiado.
Gostou do artigo? Então, aproveite para continuar aprendendo conosco. Veja 6 ferramentas de gestão da qualidade e como utilizá-las no seu expediente. Vamos lá!