Conheça os benefícios da inteligência artificial na gestão de projetos

6 minutos para ler

A gestão de projetos implica conhecimentos e técnicas para a realização de atividades com o fim de atingir as metas empresariais já estabelecidas, sejam elas relacionadas ao lucro da organização ou às políticas aplicadas no cotidiano da empresa.

Nesse sentido, a tecnologia auxilia bastante em tal tarefa e, com o advento da inteligência artificial, as empresas aumentam as suas chances de efetivar uma gestão ainda melhor.

Se você ainda não conhece os benefícios da inteligência artificial na gestão de projetos, continue a leitura e descubra algumas razões para implementá-la em seu negócio!

Redução de erros

A inteligência artificial (IA), proveniente do termo em inglês artificial intelligence, significa o desenvolvimento de mecanismos que tomam decisões inteligentes simulando o raciocínio humano.

Diferentemente do que se vê em filmes de ficção científica, que caracterizam a IA como robôs, ela pode ser encontrada em softwares e sistemas de controle inteligentes, auxiliando na melhor atuação humana.

Por isso, a previsão de erros e sua consequente redução é o primeiro benefício da utilização da inteligência artificial. O que gera menos prejuízo: a detecção de uma alteração na velocidade das máquinas feita de maneira quase instantânea por um software ou sua descoberta algumas horas depois a partir da contabilização do produto final?

Pois bem, a inteligência artificial pode ser utilizada para localizar qualquer diferença nos sistemas de produção, de informação e de tecnologia, prevendo erros e reduzindo-os.

Aumento da produtividade

Como consequência direta da previsão e redução de erros, tem-se o aumento da produtividade. Isso porque uma gestão empresarial de sucesso funciona com um sistema de produção que é ampliado a partir da menor ocorrência de erros, sejam eles mínimos ou não.

Por isso, a utilização da inteligência artificial auxilia na manutenção de um padrão de produção a partir dos objetivos estabelecidos pela gestão. Ou seja, as máquinas inteligentes tornam-se capazes de ler os dados oferecidos pelos colaboradores e analisa-os, constatando e indicando acontecimentos que surgem fora da curva esperada.

A utilização da inteligência artificial a partir do acesso remoto também implica o aumento da produtividade, considerando que a presença do gestor durante todo o tempo na empresa passa a não ser necessária, auxiliando na melhor organização do tempo gasto na empresa.

Suporte na tomada de decisões

A ideia principal da inteligência artificial é definir a atuação dos computadores e softwares de modo que passem a pensar como humanos, tornando-os aptos para a tomada de decisões.

No entanto, tais escolhas são pautadas a partir de princípios estipulados pelos programadores. Ou seja, é oferecido ao sistema uma diretriz a partir das próprias metas da empresa, proporcionando um funcionamento das máquinas inteligentes com o menor porcentual de erros.

Partindo desse princípio e considerando que é fornecido ao sistema o que se espera da gestão de projetos e de produção, aliado ao próprio meio de funcionamento da IA, as máquinas passam a ler os dados e a entendê-los.

Por isso, passa a ser possível que a própria inteligência artificial consiga analisar as melhores decisões a serem tomadas, auxiliando os gestores das empresas nessa tão importante tarefa.

Otimização dos processos

A otimização dos processos existentes em uma empresa também é um benefício de extrema relevância a partir da utilização da inteligência artificial, considerando a possibilidade de integração de setores diversos em um só sistema.

Desse modo, todas as informações relacionadas à gestão empresarial, desde a compra de matéria-prima até o modo de logística, com a consequente produção e venda do produto final, são internalizadas e armazenadas em um sistema que permite a interação de todos esses dados.

De tal interação, é possível constatar potenciais gargalos e erros de produção, bem como a satisfação – ou não – do cliente, auxiliando na melhoria da empresa e, principalmente, de sua gestão de projetos.

Qualificação da mão de obra

Muitos trabalhadores possuem uma desconfiança em relação às máquinas inteligentes e o sistema de inteligência artificial, por terem a ideia de que os novos softwares possam ocupar o lugar de todas as pessoas em uma empresa, gerando desemprego e diminuindo postos de trabalho.

No entanto, a realidade é que a IA funciona a partir do que é fornecido a ela pelos programadores, ou seja, o seu desempenho é estabelecido pelas metas definidas na empresa e programado pelas pessoas que atuam na organização.

Assim, a inteligência artificial na gestão de projetos possui relação direta com a qualificação de mão de obra, considerando que pessoas aptas a desenvolvê-los, gerenciá-los e operá-los serão necessárias.

E o que isso significa? Significa que a empresa deve buscar profissionais mais capacitados para a atuação conjunta com as máquinas inteligentes e, de tal qualificação, a empresa pode obter mais frutos positivos a partir da melhoria das habilidades de seus profissionais. Funciona como um aperfeiçoamento em cadeia.

Maior geração de lucro

A geração de renda e de lucro é objetivo unânime entre as organizações existentes pelo Brasil afora, independentemente do ramo empresarial ou das políticas presentes na gestão do negócio. Por isso, qualquer alteração na empresa deve ser analisada no que tange ao fator financeiro.

No que se refere à aplicação da inteligência artificial no ramo empresarial, o sexto e último benefício citado no nosso artigo tem um grande poder de convencimento para a aplicação de softwares e máquinas na gestão de projetos e, ressalta-se, ele é consequência de todos os outros cinco itens já expostos.

Assim, como produto do efeito em cascata, a partir da previsão e redução de erros, a produtividade do negócio é aumentada. A IA passa a auxiliar no processo de tomada de decisões e na integração dos sistemas presentes na empresa, otimizando os processos e influenciando na capacitação da mão de obra. Por fim, gera mais lucro ao final do mês e garante uma inovação de sucesso.

Os benefícios da inteligência artificial na gestão de projetos são amplos e possuem relação com toda a cadeia de produção empresarial, pautados por diretrizes e metas já estabelecidas, auxiliando na melhoria do desempenho do seu negócio. Aplique-os em sua empresa e não se arrependa!

Gostou de conhecer os benefícios citados no nosso artigo? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em responder à sua solicitação!

Posts relacionados