Toda empresa enfrenta um grande desafio: manter-se no mercado de forma competitiva. É preciso ter boas estratégias para perpetuar a qualidade da produção, a satisfação dos clientes e as margens financeiras atraentes. Para tanto, o Lean Manufacturing é de grande relevância.

Também chamado de “sistema de produção enxuta”, ele consiste em um conjunto de políticas e práticas que permitem à empresa obter máxima qualidade no que é feito, reduzindo – ou até eliminando – desperdícios, erros recorrentes e imperfeições ao longo da produção.

Nos tópicos seguintes, vamos esclarecer melhor o que é Lean Manufacturing, quais suas vantagens e como se aprofundar no tema. Continue a leitura com atenção!

Saiba o que é Lean Manufacturing

Você certamente conhece a Toyota, fabricante japonesa de carros. Ela é referência mundial pela resistência e qualidade dos seus veículos, além do prestígio da sua marca. Foi dentro dessa montadora, por volta da década de 1950, que o conceito de Lean Manufacturing surgiu.

O Lean Manufacturing não é apenas uma ferramenta de gestão da qualidade, mas um conjunto de políticas e práticas que permitem identificar e eliminar “gargalos”. Isso mitiga os desperdícios ao longo de toda a cadeia produtiva, tornando a empresa competitiva.

Outra forma de enxergar o Lean Manufacturing é como um método de trabalho que demanda a participação de todos – do porteiro até o CEO da empresa – e instiga a equipe a produzir de maneira enxuta, com o mínimo de desperdícios, erros e problemas.

Uma indústria de automóvel, por exemplo, pode usar o Lean Manufacturing ao dar início à produção do tipo “puxada”, realizando atividades somente quando alguém as solicita, o que reduz desperdícios. Também pode estabelecer o fluxograma das atividades diárias, treinar todo o time de trabalho e iniciar programas de melhoria contínua, entre outras iniciativas.

No entanto, o Lean não se restringe à indústria automobilística, de extração ou transformação. Empresas do setor de comércio e serviço também podem usar esse método de redução de desperdícios. Adiante, explicamos os principais benefícios e como aprender o Lean torna a empresa mais próspera e competitiva.

Conheça as vantagens de aprender o Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing não é um modismo, nem uma tendência de técnica sem resultados comprovados. Ele permite a obtenção de vantagens reais! A seguir destacamos algumas das principais.

Redução dos erros e desperdícios

Errar custa caro e pode ter uma série de consequências, como o aumento do desperdício, a piora dos processos e o risco à segurança dos colaboradores. Afinal, quanto mais se erra, mais é preciso retrabalhar e gastar tempo, energia e dinheiro com o que já deveria ter sido feito.

Em vista disso, a primeira vantagem do Lean é a redução dos erros e desperdícios que acontecem no expediente. Ao contar com boas práticas de produção e qualidade, é possível garantir processos mais acertados, seguros e ágeis – capazes de beneficiar toda a empresa.

Aumento da performance financeira

Os indicadores financeiros – como rentabilidade, lucro e liquidez – são ótimos para determinar a saúde e a sustentabilidade da empresa, bem como a satisfação dos clientes. Se uma organização está fazendo tudo certo, é provável que tenha boa performance financeira.

O método Lean Manufacturing ajuda a maximizar os resultados, visto que o negócio passa a gasta menos com desperdícios, erros e retrabalho, além de gerar mais satisfação e lealdade entre os clientes e os próprios colaboradores de suas equipes. Isso resulta em um desempenho financeiro superior.

Aprendizagem organizacional

Quando uma empresa, representada por seus líderes e operários, acha que já sabe tudo o que precisa, corre um sério risco de fracassar. Tudo está mudando a passos largos e o modo de fazer as coisas também. Logo, é essencial um processo de aprendizado contínuo.

O método Lean é baseado em programas e filosofias de melhoria constante, como o ciclo PDCA – também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart – e o Kaizen. Isso significa que todos da empresa precisarão aprender, desaprender e aprender novamente, de modo ininterrupto, estimulando a aprendizagem organizacional.

Melhora o relacionamento com o cliente

O método Lean tem foco nos processos produtivos, mas impacta diretamente a satisfação dos clientes da empresa. Veja, se uma organização conta com processos bem funcionais, os clientes serão atendidos com precisão, rapidez e qualidade, gerando contentamento e até mesmo fidelização.

É preciso considerar outra coisa: os bens ou serviços vendidos também serão aperfeiçoados, garantindo que atendam ou até ultrapassam a expectativa inicial dos clientes. Os problemas de pós-venda serão menores, visto que os clientes não terão contratempos com seus produtos.

Conheça o curso LEAN da FNQ

Materiais de internet podem até oferecer uma visão introdutória do Lean e revelar sua importância – como foi feito aqui neste post, aliás. Entretanto, somente em bons cursos é possível colocar a mão na massa, viver problemas profundos e solucioná-los com ferramentas gerenciais específicas.

O curso LEAN da FQN é um ótimo exemplo. São dois dias intensos de workshop, com carga horária total de 16 horas e foco na prática do método Lean Manufacturing. O profissional que participa aprende de perto as técnicas de produção enxuta e melhoria contínua.

Entenda por que se matricular agora no curso LEAN FNQ

Curso de lean com desconto especial!
Curso de Lean com desconto especial!

O curso foca em três vertentes: conceito, filosofia e ferramenta. Portanto, você aprende os conceitos iniciais e a história do método – as filosofias que subsidiam a melhoria contínua, como o Kaizen, e ferramentas que dão vida à produção enxuta, a exemplo do Kanban e 5S.

Além disso, todo o curso é direcionado para a liderança da empresa (gerentes, diretores e proprietários), permitindo que desenvolvam sua capacidade de liderar, que criem uma boa rede de contatos, que coloquem a “mão na massa” e que identifiquem e solucionem problemas reais.

O curso também tem foco na sua posterior execução. Os participantes aprendem uma metodologia de implementação, recebem um cronograma e um checklist para colocar tudo em prática. Assim, o conhecimento não fica só na cabeça, mas ganha vida na empresa.

É importante, todavia, entender que o Lean Manufacturing não é um corrida de 100 metros – é uma maratona. Ou seja, é preciso ter foco no longo prazo. As ferramentas devem ser adotadas aos poucos, abraçadas como parte da cultura organizacional e vividas pelos colaboradores.

Como você pode observar, o método Lean é importante e soma uma série de vantagens à empresa, como o aumento da produtividade, a redução dos erros e a melhor performance financeira. Por outro lado, é necessário saber mais do que o conceito e a importância do Lean – é fundamental também entender sua execução. Para tanto, o curso LEAN da FNQ é de grande relevância!

E então, quer saber como colocar tudo em prática e garantir ótimos resultados para sua empresa? Aproveite para entrar em contato conosco e tirar as dúvidas que ficaram para trás!

Escreva um comentário

Share This