“Nem todos os leitores são líderes, mas todos os líderes precisam ser leitores”. A frase atribuída ao ex-presidente estadunidense, Harry Truman, sintetiza, em poucas palavras, a importância do consumo de bons livros sobre gestão para quem almeja ou já chefia uma equipe ou projeto.

Afinal, ao contrário do que afirma o senso comum e a expressão popular “líder nato”, as características e habilidades que envolvem a liderança precisam ser desenvolvidas. Nesse sentido, poucas ferramentas são tão eficientes para tal quanto a leitura de bons livros.

Por isso, apresentamos, nas próximas linhas, uma lista comentada com cinco recomendações de livros fundamentais para o mindset e as habilidades de um gestor. Portanto, leia com atenção cada parágrafo e decida qual desses títulos será sua próxima compra na livraria.

Livros sobre gestão que você precisa ler

1. A Lei do Triunfo – Napoleon Hill

O primeiro integrante da nossa lista levou nada menos que 20 anos de pesquisa, antes da sua publicação. O título tinha uma promessa ousada: identificar o padrão existente no comportamento das pessoas que fazem sucesso e, assim, construir a primeira filosofia da riqueza.

A ideia do projeto partiu de Andrew Carnegie, um dos homens mais ricos de sua época, que acreditava que sua maior riqueza era a compreensão dos princípios que fizeram dele um dos homens mais ricos do mundo. Carnegie delegou ao jovem Napoleon Hill a missão de entrevistar os homens mais poderosos do mundo e entender o motivo do sucesso de cada um deles. Fizeram parte dessa pesquisa nomes como Thomas Edson, Graham Bell, George Eastman e Henry Ford.

O resultado final foi a construção de uma grande obra com dezesseis leis que são a base do sucesso em qualquer área. Entre os ensinamentos do livro estão a definição de um propósito claro, a importância da construção de um time sinérgico, a proatividade e a liderança. Características que, de acordo com Hill, marcam a postura de todo homem de sucesso e devem também marcar a sua postura.

2. Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

O autor do segundo livro essencial para o gestor é um professor universitário que também encarou uma missão ousada: entender o que fazem as empresas que obtêm um resultado financeiro muito acima do seu mercado. Junto com sua equipe, Jim percebeu, ao estudar as principais organizações dos Estados Unidos do século XX, que em um dado momento todas as empresas do setor competem em um certo nível de igualdade, porém, uma delas acaba tendo uma aceleração expressiva de desempenho e desponta diante das demais.

Ao estudar essa discrepância, a equipe de Jim concluiu que existem seis fatores decisivos em uma empresa feita para vencer. No livro, o autor apresenta cada um deles e como você pode assimilá-los em sua equipe para transformá-la em um time de alto desempenho.

3. Estratégia Competitiva – Michael E. Porter

Professor da Harvard Business School, Porter é uma das maiores autoridades do mundo dos negócios e já prestou consultorias para algumas das maiores organizações do mundo e até para alguns países. Nesse livro, ele aborda o método de análise, planejamento e execução de uma estratégia empresarial para se diferenciar do mercado e destacar da concorrência.

O ponto alto desse clássico empresarial é a descrição das chamadas cinco forças de Potter. Elementos que, de acordo com o autor, definem o posicionamento da empresa em todas as áreas: marketing, vendas, finanças, logística, recursos humanos, entre outras.

A leitura do texto permite ao gestor compreender, de maneira mais holística, o funcionamento da empresa e os fatores que a colocam em posição de vantagem ou desvantagem dentro do mercado que atua. Dessa forma, é possível planejar maneiras mais consistentes para intervir nessas forças e tornar a organização mais competitiva.

4. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Durante a maior parte da história recente, acreditava-se que o que definia o sucesso de uma pessoa era seu Q.I, ou coeficiente de inteligência. Porém, após diversos estudos, Goleman propôs que essa capacidade lógica é responsável por apenas 20% do nosso sucesso em qualquer área. Grande parte dos 80% restantes devem-se à Inteligência Emocional, ou IE.

Ao longo do livro, Daniel Goleman apresenta os cinco elementos que integram a inteligência emocional e como você pode desenvolvê-los. Conforme o título, a capacidade de conhecer as próprias emoções, saber lidar com elas, motivar-se, reconhecer as emoções dos outros e saber lidar com relacionamentos são características de uma pessoa com grande inteligência emocional.

Conhecer esses fatores pode ser fundamental para se autodesenvolver, bem como para recrutar profissionais melhores e trabalhar o engajamento da sua equipe.

5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

O último título da lista é um dos livros de gestão mais lidos da história. Publicado em 1936, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é um best-seller, tanto que já vendeu mais de 50 milhões de cópias e sempre reaparece na lista de mais vendidos das principais livrarias do Brasil.

Ao longo do texto, Carnegie apresenta trinta princípios essenciais para construir relacionamentos, cultivar uma amizade, influenciar pessoas e desenvolver liderança.

Por meio da análise de casos práticos e estudos científicos, ele mostra que atitudes positivas podem fortalecer suas relações e motivar as pessoas ao seu redor.

Entre as lições de Carnegie para influenciar pessoas estão a capacidade de não criticar ou condenar; apreciar as pessoas com as quais você se relaciona de forma sincera e despertar um forte desejo nelas de fazer o que você quer.

Com os outros vinte e sete princípios, essas são ferramentas poderosas para que você possa fechar negociações melhores, desenvolver a sua equipe, engajar pessoas na busca pelos objetivos da empresa e, até mesmo, conseguir mais qualidade em seus relacionamentos.

Bons livros sobre gestão são elementos essenciais para seu desenvolvimento como coordenador de uma equipe ou projeto.

Já decidiu qual desses livros sobre gestão será o primeiro da sua lista de leitura? Tem algum livro que não está em nossa lista e você considera indispensável para todo gestor? Escreva aqui nos comentários quais livros foram mais importantes para sua carreira e deveriam entrar para essa lista!

Escreva um comentário

Share This