Qual é a importância da Metodologia Ágil na gestão de empresas?

6 minutos para ler

Por um longo tempo, o uso de alguma metodologia ágil não era considerado uma possibilidade. Isso acontecia, em parte, porque essa estratégia estava destinada para o desenvolvimento de softwares, estando restrita ao setor de TI, na maioria das empresas.

Contudo, à medida que os resultados e a dinâmica de se utilizar esse tipo de metodologia foram percebidos, foi se dando uma atenção maior ao que ela poderia trazer a uma companhia como todo. Principalmente, quando pensamos no desenvolvimento e concretização de projetos.

Neste texto, nós vamos falar um pouco mais sobre como as metodologias ágeis se tornaram grandes aliadas para o sucesso das empresas. Entenda!

O que são metodologias ágeis?

Podemos dizer que uma metodologia ágil é a junção de ações que ajudam no desenvolvimento e execução de um projeto. Uma das principais características desse tipo de estratégia é a sua divisão em estágios e como cada um deles deve entregar uma solução que, no final, possa trazer ao resultado completo.

São técnicas que permitem fazer o que é preciso de forma rápida e sem a necessidade de um alto custo. Como falamos, a origem da maioria dessas metodologias vem do desenvolvimento de softwares, em que parte da construção dos programas exige uma flexibilidade de processos.

Muitas vezes, era preciso realizar mudanças mesmo com o projeto finalizado. Sendo assim, ao aplicar essas metodologias, o objetivo era sempre trazer mais flexibilidade para a inserção de novas ideias ou aprimorar o que já foi feito.

Como o uso de uma metodologia ágil pode ser fundamental para resolver problemas complexos de um negócio?

O dia a dia de uma empresa apresenta uma série de situações que necessitam de uma resposta rápida e que seja adaptável. Nesse contexto, usar a metodologia ágil pode ser crucial para a tomada de decisão e para estar preparado para mudanças inesperadas no mercado.

É uma chance de evitar os métodos burocráticos para conseguir o que se quer e poder resolver problemas específicos com mais agilidade. Entre as maneiras que uma metodologia ágil pode ajudar um negócio estão:

  • auxiliar na criação de equipes específicas para a resolução de problemas;
  • flexibilizar a indicação de tarefas para os funcionários, prezando a capacidade de cada um, e não apenas a função;
  • favorecer os prazos e organizar cada etapa de um projeto;
  • monitorar as atividades.

Scrum — a metodologia para os negócios

Um dos grandes exemplos de metodologia ágil que foi totalmente adaptada para a utilização de empresas é a Scrum. Inclusive, isso é bem debatido no livro Scrum — A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, de Jeff Sutherland.

Basicamente, essa é uma estratégia em que o objetivo é avaliar cada etapa de um projeto. Promove isso ao realizar pausas regulares ou sprints para ver se a execução está trazendo resultados, se há algum gargalo e o que pode ser mudado para agilizar os processos.

É uma metodologia que tem como finalidade descobrir o que é mais importante para que a concretização do planejamento seja priorizada.

Como funcionam as metodologias ágeis, na prática?

Neste tópico, queremos mostrar alguns bons exemplos de como as metodologias ágeis têm ajudado diferentes empresas a atingir os seus resultados de forma responsável e prática. Um bom exemplo é a Buurtzorg, uma companhia holandesa que trabalha no setor de enfermagem.

Há um tempo, a gestão resolveu utilizar metodologias ágeis para melhorar os seus resultados. Seus enfermeiros conseguem administrar suas atividades sozinhos, além de serem capazes de apresentar estratégias para a solução de problemas.

Outro exemplo é a Rádio Pública Nacional Americana que, quando vai desenvolver uma nova programação, utiliza os conceitos das metodologias. Já empresas como a Saab, usam para a criação de caças, assim como a grande companhia CH Robinson. Responsável por oferecer soluções de logística para outros negócios, procura aplicar em seu setor de recursos humanos.

Quando vai desenvolver outras máquinas, a John Deere também vai atrás das metodologias ágeis para trazer para a realidade os seus esboços. Enquanto na Mission Bell Winery, as estratégias são usadas em todos os processos, desde a produção ao armazenamento do vinho, inclusive para as atividades administrativas.

Logo, dá para perceber como diferentes empresas já enxergam essas metodologias como grandes aliadas para as soluções de suas questões. Sejam elas usadas para o desenvolvimento de apenas um projeto, sejam para definir todos os processos de seus produtos e serviços.

Quais são os resultados que as metodologias ágeis trazem?

Existem diferentes resultados que o uso desses métodos podem trazer para um negócio. De uma maneira geral, a agilidade e o foco são bastante beneficiados quando se usa uma metodologia para desenvolver um projeto. Além disso, é possível impedir que certos erros, na hora do desenvolvimento, passem despercebidos, cortando, por assim dizer, o mal pela raiz.

Entre outros resultados bastante interessantes, podemos destacar:

  • responder às mudanças organizacionais – as metodologias têm a vantagem de estimular a flexibilidade em relação à equipe. Como não são táticas rígidas, elas proporcionam que transformações sejam implementadas durante todo o processo;
  • aumentar a produtividade e o desempenho – os trabalhos em equipe são bem favorecidos nesse caso, pois, as estratégias tendem a estimular o foco e que cada etapa tenha um começo, meio e fim. Dessa forma, não se perde tempo com distrações;
  • atende às necessidades dos clientes – como destacamos, com a versatilidade, é possível que a equipe esteja sempre preparada para o que aparecer, inclusive, para as exigências ou mudanças de ideia dos consumidores.

De fato, o uso de metodologia ágil é uma ótima forma de uma empresa conseguir realizar os seus projetos com segurança e rapidez. Ela oferece a certeza de que todos os processos serão feitos da maneira certa e com condições de trazer os resultados almejados. No entanto, não é incomum que desafios apareçam nesse meio tempo.

É possível que haja algumas resistências para a implementação dessas metodologias. Isso ocorre, principalmente, para aquelas empresas que estão acostumadas a utilizar táticas mais tradicionais.

Entre os desafios, lidar com as estruturas organizacionais rígidas e processos que também são engessados. Porém, ao buscar o auxílio dos métodos, há mais chances de melhorar a flexibilidade e deixar as ações mais fluídas.

Gostou do nosso texto sobre metodologia ágil? Tem alguma dúvida ou sugestão? Então, não esqueça de comentar! Queremos a sua participação!

Posts relacionados