Saiba como definir e aplicar o modelo de gestão ideal para a empresa

13 minutos para ler

As empresas, comumente, buscam referências para melhorar a organização interna, de modo a aprimorar o desenvolvimento do modelo de negócio, com o auxílio de processos, indicadores, mecanismos de controle e outras ferramentas validadas. Não por acaso, saber como definir e aplicar os modelos de gestão e o modelo de excelência de gestão é uma parte essencial do trabalho dos gestores.

Essas pessoas são responsáveis por coordenar a atuação de profissionais internos e externos para obter um diagnóstico profundo da gestão. Posteriormente, dispondo de um quadro geral sobre a cultura, os valores, as características e o ambiente, vão ao mercado em busca dos bons exemplos que serão espelhados na organização.

Para entender um pouco mais sobre esse processo, prossiga com a leitura deste texto. O conteúdo aborda dicas relevantes para encontrar o modelo de gestão ideal para a sua empresa!

O que são modelos de gestão?

A expressão modelo de gestão pode variar entre dois sentidos, a depender do contexto em que é empregada. O primeiro deles diz respeito à maneira como a empresa dispõe dos elementos internos para realizar o padrão de negócio, em termos de processos, indicadores, mecanismos de controle etc.

Ocorre que as mesmas palavras são utilizadas para indicar o paradigma ou exemplo que serve de referência para estruturar esse modo de ser da organização. Aqui, incluímos a gestão por resultados, a gestão participativa, a gestão de qualidade (ISO 9000), o sistema de gestão ambiental (ISO 14000) e o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG). Logo, o melhor seria falar em modelo de referência para gestão, nesse caso.

Assim, um mesmo referencial pode gerar desdobramentos diversos em diferentes empresas. Daí a necessidade de conhecer as características, o ambiente, a cultura e os valores, antes de aplicar as recomendações internamente.

Isso ocorre porque as organizações criam seus próprios modelos de gestão, espelhando um exemplo externo e realizando ajustes para as suas necessidades específicas. Até por isso, é comum que uma mesma empresa beba da fonte de diferentes modelos de referência.

O que considerar para aplicar modelos de gestão?

Encontrar o modelo de gestão ideal é um processo de identificação de informações-chave, avaliação e decisão a respeito das opções disponíveis. Isso porque, a partir dos modelos de referência, a empresa tem de construir sua própria organização interna. Veja alguns pontos relevantes!

Conhecer as características da organização e o seu contexto

O primeiro conjunto de informações-chave para se chegar a um modelo de gestão é compreender as características próprias da organização, especialmente, os seguintes itens:

  • modelo de negócio;
  • ambiente externo (mercado, concorrentes, clientes etc.);
  • ambiente interno (cultura organizacional, processos existentes etc.);
  • pontos em comum entre os modelos já aplicados na empresa.

É importante ressaltar que esse diagnóstico pode ser conduzido com o auxílio de uma consultoria externa e deve contar com a participação dos líderes de cada setor.

Ajustar objetivos e expectativas

Um aspecto igualmente importante é a definição das pretensões, ou seja, o que a organização deseja ao mudar o modelo de gestão. Para tanto, o gestor deve pensar nas prioridades do negócio, por exemplo: reduzir custos, aumentar a receita, inovar, ter responsabilidade social, valorizar mais as pessoas etc.

Tais elementos servirão de critério para a busca dos modelos de referência ideais, bem como para sua combinação coerente. Logo, vale a pena investir algum tempo nesse ajuste de expectativa.

Entender os modelos de referência existentes no mercado

Um terceiro grupo de informações diz respeito às referências existentes no mercado. Essas, em diferentes medidas, serão o norte para a construção de um modelo de gestão próprio e eficiente.

Gestão por resultados

Trata-se de um exemplo bastante presente nas organizações, em que o fundamento é a definição de metas e a cobrança pelo seu cumprimento. Isto é, a organização define onde ela quer chegar e os líderes têm certa margem para optar pelo caminho que julgam mais adequado.

Gestão por processos

Abordagem que prioriza a definição de processos eficientes, ou seja, que produz os melhores outputs possíveis e minimiza os custos. Nesse caso, a margem do colaborador é mais restrita, porque ele tem um conjunto de atividades e etapas mais bem definidas.

Gestão por competências

Modelo que enfatiza o desenvolvimento das aptidões técnicas, comportamentais e relacionais dos colaboradores, bem como os aloca em funções compatíveis com tais competências.

Gestão participativa

Linha de atuação baseada no empoderamento das pessoas da organização, de modo que os profissionais são envolvidos nas decisões estratégicas. A ideia é aproveitar o conhecimento dos colaboradores, que, por estar na linha de frente do negócio, estão mais próximos das necessidades e dos desejos dos clientes.

Modelo de Excelência da Gestão®

Diferentemente dos demais, o MEG é um modelo integrativo. Em vez de enfatizar um aspecto específico (resultado, competência, empoderamento etc.), ele coordena as diferentes referências e entrega um valor otimizado para a empresa, ou seja, sem excessos ou insuficiência de algum dos fatores.

A ideia-mãe é compreender as relações de causa e efeito entre os modelos para se chegar a um encaixe ideal. Isso porque, ao entender o impacto que um tem sobre o outro, pode-se definir a medida que mais se ajusta às características e expectativas de uma organização.

Essa aptidão de se amoldar à construção de que a empresa necessita é chamada de adaptabilidade. Trata-se de um atributo importante, principalmente, em um cenário de demanda por transformação digital, em que as organizações precisam de mudanças profundas em suas atividades.

Como definir os alicerces dos modelos de gestão?

A partir da compreensão dos modelos de referências e das características da organização, os gestores devem pensar os pontos-chave do modelo de gestão. Alguns questionamentos importantes são os seguintes:

  • O modelo de gestão será rígido ou flexível?
  • Entre os modelos que a empresa já utiliza, qual servirá de referência para a construção do modelo de gestão?
  • Como a organização vai garantir que o modelo propicie inovação?
  • Como assegurar uma retroalimentação para o aprendizado organizacional?

Pois bem, ao responder a essas e outras questões, elaboradas com profissionais especializados, a empresa deve considerar os modelos de referências e seus possíveis impactos na sua cadeia de valor.

A partir desses alicerces, os elementos específicos são adicionados (processos, indicadores, ferramentas, mecanismos de controle, compliance etc.), de modo que a organização inicia a construção do seu próprio modelo de gestão.

Como escolher modelos de gestão para minha empresa?

Não existe um modelo preestabelecido para as organizações. Toda companhia deve levar em conta aspectos muito específicos, como área de atuação, tipo de atividade desenvolvida, quantidade de colaboradores, cultura organizacional, missão, visão e valores da empresa.

Para administrar com responsabilidade e excelência, o negócio deverá seguir alguns passos estratégicos para que possa aplicar o melhor modelo de gestão. Somente assim, poderá conferir aos processos maior lucratividade e competitividade. Conheça alguns desses passos!

Revise os objetivos da empresa

É importante para o sucesso de sua organização que os objetivos sejam periodicamente ajustados às expectativas e metas delineadas no planejamento organizacional. O mais significativo em definir os propósitos para sua companhia é tornar seus planos de ação efetivos, claros e simples.

Defina os objetivos do plano com participação da equipe

A relevância da gestão estratégica de pessoas permite que as competências de cada colaborador possam ser utilizadas ao máximo, agregando valor à construção das metas. Para que isso seja possível, é necessária uma equipe engajada e comprometida, cumprindo o seu papel dentro da empresa.

É fundamental que cada membro saiba e compreenda quais são os objetivos a serem alcançados. Um modelo de excelência da gestão estimula a participação e livre circulação de ideias, e isso fornece um equilíbrio econômico e social — sendo vital às organizações.

Elabore o planejamento estratégico

No planejamento, considere três perguntas essenciais:

  • Onde estou?
  • Para onde quero ir?
  • Como chegar lá?

Essas perguntas devem ser respondidas claramente. Saber orquestrar bem seu empreendimento e adaptá-lo às necessidades que surgem é imprescindível a todo instante.

Não basta fazer um bom planejamento estratégico, mas também, ter a capacidade para acompanhar, executar, monitorar e otimizar mudanças — quando necessárias — para atingir as metas e os objetivos que não foram concretizados.

O que caracteriza os modelos de gestão eficientes?

Alcançar a excelência é um propósito contínuo na rotina diária das empresas. Essa gestão é realizada por meio de ações que buscam melhorias em seus processos, projetos, planos e ações, ininterruptamente. Esse é o segredo das grandes corporações.

Elas precisam sempre melhorar. Pensando assim, muitas organizações estão adotando o Modelo de Excelência da Gestão® – MEG. Trata-se de um modelo de referência e aprendizado ideal, que é utilizado para todo e qualquer empreendimento que busque a excelência empresarial.

Quais os 5 principais benefícios de modelos de gestão eficientes

Conhecer os benefícios dos modelos de gestão é de extrema importância para definir qual o melhor, assim como conscientizar a todos os colaboradores da importância de sua aplicação e desse processo de mudança. Abaixo, destacamos as principais vantagens.

1. Diferencial competitivo no mercado

Philip Kotler, um dos experts do marketing, ao falar de diferencial competitivo, diz: “diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência”.

Portanto, tenha o controle de suas competências centrais, que são fontes de vantagens, e mantenha a excelência. Esses atributos têm que ser exclusivos de sua empresa e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer. Identifique essas oportunidades e aplique ao seu negócio.

2. Padronização dos processos

A padronização garante o melhor método para executar um trabalho. Os processos devem ser acompanhados para garantir o acerto das suas operações, até que seja desenvolvido um padrão de qualidade a ser seguido para a execução de cada atividade.

Padronizar processos é importante para garantir um modelo de trabalho, estipular um caminho bem-definido para execução das atividades e conferir previsibilidade ao processo. Assim, aumenta a qualidade, diminui os riscos e melhora a produtividade.

3. Maior comunicação entre os setores

O acesso às informações é a base do bom relacionamento interpessoal. O modelo de gestão eficiente uniformiza a linguagem e melhora o diálogo entre os diversos setores. A comunicação gerencial inclui processos necessários para assegurar que os dados do projeto sejam gerados, coletados, distribuídos, armazenados, recuperados e organizados de maneira oportuna e apropriada.

4. Sistema de mapeamento e de indicadores eficaz

O mapeamento de processos é uma técnica utilizada por empresas para entender, de forma clara e simples, como o seu negócio está operando, identificando cada passo dos processos. Existem diversos softwares que definem claramente como funcionam.

Mensurar os resultados que uma empresa está conseguindo alcançar em alguns pontos característicos do seu negócio é função do KPI — Key Performance Indicator. Eles são indispensáveis a uma organização que deseja saber se seus objetivos e metas estão sendo alcançados. Os mapeamentos dos processos e dos indicadores são ferramentas de melhoria contínua.

5. Gerenciamento dos riscos

Por meio dessa gestão, é possível planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma companhia, no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização. Mediante essas informações, você obterá dados importantes para que as decisões tomadas sejam as mais acertadas possíveis em favor do seu negócio.

É necessário estabelecer estratégias e objetivos para alcançar o equilíbrio ideal entre as metas de crescimento e de retorno de investimentos, e os riscos a elas associados. Também, para explorar seus recursos com eficácia na busca dos objetivos da organização.

Quais as 5 principais características do Modelo de Excelência da Gestão®?

Esse é um modelo de referência aplicável a todo tipo e porte de empresa. Veja quais são suas 5 principais características!

1. Modelo sistêmico

Trabalha por meio da melhoria contínua, exercendo o aprendizado de forma constante. Estimula ideias e inovações. Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.

2. Busca de aprendizado e melhoria contínua

Esse modelo visa a atingir repetidamente resultados cada vez melhores. Dessa forma, estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas.

3. Modelo de referência e aprendizado

Os resultados comprovam a eficiência do método. Não existe restrição — podendo ser sempre aplicado e usado.

4. Adaptável a qualquer porte de empresa

Tem a capacidade de adequação, de acordo com a necessidade do negócio. O modelo não está sujeito a regras. A competitividade e a sustentabilidade são estrategicamente promovidas dentro das organizações.

5. Estimula a reflexão

Uma das consequências da aplicação desse modelo é que os gestores e colaboradores estão sempre motivados, confiantes e com o pensamento focado em atingir novas possibilidades.

Qual a importância de modelos de gestão eficiente?

Aplicar o modelo de gestão mais eficiente conduz ao aprimoramento dos pontos essenciais do negócio, como criação e entrega de valor, marketing, vendas e finanças. Isso porque, a partir do formato ideal, é possível compreender e direcionar as relações entre os diferentes elementos da gestão (costumes, valores, processos, ferramentas, sistemas etc.).

Por outro lado, os gestores terão melhores condições de verificar o êxito das decisões, predizendo o impacto das mudanças em cada um dos mencionados elementos. Logo, saberão o que funciona e o que não funciona de forma mais acurada.

Sendo assim, a construção deve ser orientada por profissionais especializados, a fim de minimizar os erros e desenvolver todo o potencial dessa área crítica. Então, não hesite em buscar uma consultoria externa para definir e aplicar os modelos de gestão e o modelo de excelência da gestão mais adequado para a sua empresa.

Gostou deste texto? Então, entre em contato com a FNQ para trazer uma visão moderna de gestão, alicerçada na plataforma do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG21). Assim, você obterá uma gestão de excelência com resultados positivos nos negócios.

Posts relacionados