Você sabe o que significa viver em um mundo VUCA? O termo pode soar como algo novo, mas a verdade é que ele representa um cenário altamente complexo que as organizações vivem há décadas – e vão continuar vivendo de forma ainda mais intensa à medida que a tecnologia avança e as exigências do consumidor e do mercado se tornam mais pontuais e específicas.

Neste artigo, vamos explicar o que é VUCA e como o conceito surgiu. Depois, vamos detalhar como essa compreensão afeta as empresas e como é possível contornar seus efeitos. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Entenda o que é mundo VUCA

O termo VUCA nasceu do acrônimo das palavras em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, respectivamente). O conceito foi empregado pelo U.S Army War College na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria.

Apesar do contexto militar, a expressão traduz muito bem os desafios enfrentados no âmbito empresarial, especialmente na era digital. Com o surgimento de tecnologias disruptivas e novos modelos de negócios, as organizações têm desafios ainda maiores para vencer no mercado e se destacar da concorrência.

Compreender cada um dos termos e saber interpretar como eles se aplicam no contexto organizacional é muito importante para que empresas possam definir estratégias que minimizem os efeitos do mundo VUCA. Assim, é possível que as organizações mais tradicionais prosperem mesmo diante de situações aparentemente desfavoráveis para o seu crescimento.

E isso é justamente o que vamos esclarecer no próximo tópico. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Confira as características do mundo VUCA

Antes de saber como vencer as dificuldades do mundo VUCA, é preciso entender os termos que compreendem o conceito. Confira abaixo!

Volatilidade

Trata-se do volume e da agilidade com que as mudanças ocorrem no cenário empresarial. Isso torna muito mais difícil a capacidade de as organizações acompanharem o mercado e é preciso agir rapidamente diante de tais circunstâncias.

Incerteza

Já a incerteza se trata da incapacidade de prever resultados futuros, mesmo quando as análises são baseadas em dados presentes. A imprevisibilidade é o principal elemento que dificulta a aplicação de novas soluções.

Complexidade

Aqui, conectividade e interdependência são fatores que dificultam a capacidade de agir. A natureza interconectada e interdependente dificulta prever o resultado das decisões de negócios em ambientes complexos.

Ambiguidade

Já a ambiguidade se resume à falta de clareza e concretitude, o que dificulta a capacidade de encontrar a relação entre causa e efeito ao analisar determinado acontecimento. Ou seja: é a interpretação dúbia dos fatos que prejudica a capacidade de encontrar uma solução para determinado fenômeno.

Veja como esse ambiente interfere na gestão das empresas

O principal efeito do mundo VUCA nas empresas é a dificuldade para se planejar diante das constantes mudanças de cenários. Assim, as organizações podem enfrentar obstáculos em diferentes contextos. Por exemplo:

  • manter a relevância perante o surgimento de novos modelos de negócios ou de uma concorrência disruptiva;
  • lançar um novo produto ou serviço diante da incerteza da receptividade do consumidor;
  • expandir a atuação da empresa em ambientes complexos, como países em desfavorável situação política e econômica;
  • conceber um novo modelo de negócios ou se lançar em um mercado emergente;
  • entre outras situações.

Diante de toda a imprevisibilidade do mundo VUCA, as companhias devem se preparar para lidar tais inevitabilidades – visto que estão na iminência de enfrentarem, eventualmente, alguma dificuldade nesse ambiente.

No próximo tópico, vamos listar quais são as ações que as organizações devem tomar para se prepararem para o mundo VUCA. Continue a leitura!

Saiba como se preparar para o contexto VUCA

Enfrentar as dificuldades do mundo VUCA não é tanto uma questão de “se, e sim de “quando”. Os cenários listados acima podem ocorrer, potencialmente, em qualquer indústria ou segmento – mesmo em empresas que dominam o mercado e não têm, aparentemente, uma concorrência forte o suficiente para lhes desestabilizar.

Por isso, listamos abaixo algumas formas de se preparar para tais mudanças. Confira!

Seja resiliente

Com a volatilidade iminente no contexto empresarial, a resiliência é um importante elemento para vencer as mudanças da indústria. Ou seja: trata-se da capacidade de a empresa se manter íntegra e buscar alternativas para enfrentar as dificuldades que surgirem.

Busque flexibilidade

Com as incertezas do mundo VUCA, buscar flexibilidade é essencial para garantir uma melhor adaptação diante de cenários turbulentos. Buscar a aceitação e compreender as diferentes possibilidades para a resolução de problemas é uma virtude importante das organizações.

Seja multidisciplinar

A multidisciplinaridade é uma característica fundamental para lidar com ambientes complexos. Quanto mais abrangente for a visão da empresa, mais fácil será encontrar soluções eficientes para os problemas.

Tome decisões rapidamente

Em contextos ambíguos, tomar decisões rapidamente é importante para o desenvolvimento de uma organização. Isso pode, sim, conduzir a escolhas falhas; porém, o ato de “errar rápido” também possibilita que a empresa tome novos rumos com maior agilidade, o que permite uma melhor adaptação no contexto VUCA.

Busque uma gestão eficiente

A capacidade de se adaptar às mudanças e de trazer inovação para a organização são duas grandes características que as empresas devem buscar nos seus gestores. Afinal, eles serão os líderes responsáveis em transmitir ao restante de suas equipes as habilidades necessárias para se adaptarem em ambientes complexos, o que permitirá que a companhia aja com mais eficiência diante de dificuldades.

Embora seu conceito possa parecer complexo, o contexto VUCA esteve presente na realidade das organizações durante longas décadas, em todas as revoluções vivenciadas até hoje. E, com a iminência da revolução digital, é imprescindível que as empresas se preparem ainda mais para as mudanças que ocorrerão nos próximos anos.

Por isso, buscar habilidades específicas nos seus gestores e reforçar uma cultura organizacional inovadora é indispensável para essa adaptação.

E então, gostou do nosso artigo sobre o mundo VUCA? Quer saber mais sobre as tendências de negócios e como a sua empresa pode se preparar para o futuro? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos aqui no blog!

Escreva um comentário

Share This