A valorização da marca é o aspecto mais importante das campanhas de marketing, pelo menos, inicialmente. O primeiro contato entre clientes em potencial com um produto ou serviço deve ser feito da maneira certa, porque, assim como quando conhecemos pessoas, as primeiras impressões contam muito.

A conscientização da marca está diretamente ligada ao nível de referência de um produto e, sem dúvidas, pode ampliar ou enfraquecer a lucratividade de uma empresa. Quer entender um pouco melhor sobre essa lógica? Continue a leitura!

Por que a valorização da marca é importante?

Para início de conversa, há infinitos benefícios de se construir e manter uma marca forte. A seguir você encontra cinco das principais vantagens.

Reconhecimento do cliente

Ter uma marca forte funciona para conquistar o reconhecimento do cliente. Isso significa que quando um cliente está comprando um determinado produto ou considerando uma empresa para realizar um serviço, ele reconhece sua empresa na corrida.

É muito mais provável que os consumidores escolham uma marca que reconhecem do que algo desconhecido, mesmo que não saibam muito sobre a sua empresa no momento.

Vantagem competitiva no mercado

Sua marca é o que diferencia você no mercado. Quando os clientes reconhecem e apoiam sua marca, a sua empresa ganha vantagem competitiva.

Quanto mais reconhecimento você receber e quanto mais trabalhar na construção da sua marca, mais descobrirá que ela se eleva e torna-se páreo para as concorrentes.

Fácil introdução de novos produtos

Quando você já tem uma marca forte e clientes fiéis, muitas vezes é mais fácil e barato apresentar novos produtos ou simplesmente testá-los antes de fazer maiores investimentos.

Se a sua marca já é consolidada, seus clientes muitas vezes estarão interessados em seus novos produtos e até mesmo anteciparão a compra de um lançamento feito por sua empresa.

Fidelização de clientes e valores compartilhados

O reconhecimento e a elevação que uma marca constrói contribuem para uma maior fidelidade do cliente.

Os clientes são atraídos por marcas com as quais compartilham valores. Quando você constrói uma marca forte, precisa transmitir esses valores para construir uma conexão emocional com os clientes. A lealdade à marca geralmente dura a vida toda e até se transfere para as gerações futuras.

Credibilidade aprimorada e facilidade de compra

Ter uma marca forte e bem conhecida aumenta sua credibilidade junto aos clientes, à indústria e ao mercado como um todo. Ao construir sua credibilidade, você também cria reconhecimento, lealdade e competitividade.

Tudo está interligado e você verá que sua credibilidade tem uma conexão direta com a facilidade de compra dos clientes. As pessoas querem comprar de empresas das quais elas gostem, que conheçam e em que confiem. Se a sua marca é confiável, é muito mais provável que você consiga a venda.

Recrutamento e retenção de funcionários

Quando você pensa em quem é impactado por uma marca forte, provavelmente quem vêm à sua cabeça em primeiro lugar são os seus consumidores. Mas há outra equipe de stakeholders para quem uma marca forte é importante: seus funcionários atuais e futuros.

Uma marca forte que transmite poderosamente sua missão, valores e personalidade ajuda a recrutar e reter os melhores e mais brilhantes funcionários.

Como conseguir uma presença de marca mais forte?

A presença da marca e a conscientização geralmente são medidas pelo quão bem um consumidor pode se identificar e se conectar tanto com a marca quanto com a empresa.

Veja a seguir algumas estratégias importantes que sua empresa pode utilizar para criar uma presença de marca mais forte.

Concentre-se no seu público-alvo

Muito provavelmente, o seu produto ou serviço não é perfeitamente adequado para todos. Como tal, você deve conhecer e ter uma compreensão profunda das preocupações, necessidades, preferências e estilo de vida específicos do seu público-alvo.

Compreender o seu público-alvo também pode ajudá-lo a dar-lhe a informação que deseja e precisa de uma forma personalizada. Isso também pode ajudar a aumentar a conexão pessoal entre sua marca e seu consumidor.

Promova uma conexão pessoal entre sua marca e seu consumidor

Um dos principais pilares para construir e manter uma presença de marca bem-sucedida é desenvolver um forte nível de confiança entre sua empresa e seu cliente.

Manter um atendimento impecável e falar com seu público de uma maneira que seja usual para ele pode ajudar a aumentar esse nível de confiança.

Cultive uma história forte

É importante que a história de sua empresa seja definida de forma coesa, pois sua missão, visão e seus valores são os degraus para uma presença de marca atraente.

Se você não souber por onde começar, comece perguntando a si mesmo: “Como meu produto ou serviço ajudará alguém?” e “Por que o criei em primeiro lugar?”

Permaneça consistente

O branding é integrado em todos os aspectos de uma empresa e, portanto, a consistência é fundamental na construção e manutenção de uma forte presença da marca. Ou seja, como você apresenta sua marca deve ficar claro em todos os canais e para qualquer pessoa que entrar em contato com ela.

Se a sua marca não permanecer consistente, pode criar confusão, retardar ou interromper o processo de compra, e até mesmo levar o consumidor a escolher um concorrente.

Seja flexível

Neste mundo de mudanças constantes e aceleradas, as equipes de marketing devem permanecer flexíveis para seguirem relevantes. Olhando pelo lado bom, isso permite que você seja criativo nas campanhas.

Apesar de a consistência ter como propósito estabelecer o padrão para sua marca, a flexibilidade possibilita que você realize adaptações que ampliem o interesse e diferenciem a sua abordagem perante os concorrentes.

Em outras palavras, estratégias de marca eficazes exigem consistência suficiente para serem reconhecidas, mas variações razoáveis para manterem as impressões frescas e humanas.

Todos nós sabemos que uma marca forte cria credibilidade, reconhecimento, lealdade e uma vantagem competitiva – mas pensar além do valor tradicional de uma marca prova as numerosas e, muitas vezes, inesperadas vantagens da valorização da marca.

Investir em uma marca forte ajuda a recrutar e reter os melhores e mais inteligentes em uma força de trabalho competitiva, bem como a defender e resistir a erros ocasionais ou exposição negativa, além de comandar um preço premium.

Embora a valorização da marca possa parecer intangível, os benefícios provam haver um retorno concreto sobre o investimento necessário para construir, manter e promover uma marca forte.

Entender o valor da sua marca é um dos grandes passos para criar estratégias relevantes e efetivas para a sua empresa. Que tal prosseguir nesse aprendizado e descobrir 4 dicas para melhorar o relacionamento com o seu cliente? Vamos lá!

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