Mensurar resultados é prática fundamental para observar o desempenho da empresa, revisar as metas e traçar um planejamento estratégico para alcançar os objetivos. É importante que essa análise seja realizada periodicamente, de modo que a diretoria possa acompanhar com mais atenção o desenvolvimento da organização.

Neste artigo, vamos explicar como esse levantamento pode contribuir de forma prática para a empresa e, em seguida, listar as ações recomendadas para realizar a análise. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Compreenda a importância de mensurar resultados

Essa prática contribui de muitas formas para a empresa, já que ajuda a identificar problemas de negócios e, também, oportunidades de mercado.

Abaixo, explicamos como mensurar resultados pode ajudar, na prática, a organização. Confira!

Auxilia em análises preditivas

A análise preditiva é uma metodologia que utiliza o Big Data para estimar previsões. Ela utiliza um grande volume de dados e, com base no histórico da empresa, pode identificar padrões que ajudam a construir uma visão de cenários futuros.

A mensuração de resultados contribui diretamente para análises preditivas, pois as informações coletadas são cruciais para essa avaliação.

Ajuda na tomada de decisões

Realizar o levantamento dos dados e fazer uma análise crítica do cenário atual pode apontar uma série de medidas necessárias, tais como:

  • redução de custos fixos;
  • ações para aumentar a produtividade da empresa;
  • investimentos que deverão ser realizados nos próximos meses;
  • entre outras.

Analisar os dados contribui para uma tomada de decisão mais precisa, já que a empresa dispõe de números concretos para sua avaliação.

Contribui para o desenvolvimento de planos de ação

Com o apoio dos resultados da análise, é possível estruturar estratégias que visam aos objetivos da empresa – por exemplo, aumentar o volume de vendas, reduzir despesas fixas, melhorar a produtividade, entre outros.

Confira 6 práticas para mensurar resultados

Agora que você já sabe a importância de mensurar resultados, listamos 6 práticas para uma análise construtiva e precisa. Confira!

1. Definir metas e objetivos

Estabelecer quais são as metas e objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo é essencial para o crescimento da organização. Após avaliar o cenário atual em que se encontra, a companhia deve realizar projeções realistas para, assim, solucionar seus problemas de negócios.

2. Estabelecer indicadores

Para mensurar resultados de forma precisa, é fundamental que a empresa estabeleça seus KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português). Após definidos suas metas e os objetivos, deve-se apontar quais são os dados que podem auxiliar no acompanhamento de performance da organização.

Para isso, pode-se utilizar dados coletados de softwares e sistemas de gestão que a empresa utiliza. Por exemplo, se o objetivo é otimizar a estrutura de custos, então, ela pode reunir um extrato de todas as saídas de caixa dentro de um período igual ou superior a 90 dias e avaliar quais despesas podem ser reduzidas ou cortadas definitivamente.

3. Analisar o histórico de dados

Analisar o histórico de dados é a melhor maneira de identificar padrões dentro da organização e fazer análises precisas para o futuro.

Para isso, deve-se coletar os resultados dos KPIs de meses anteriores, de modo a identificar tendências.

4. Utilizar ferramentas de medição

Para viabilizar a análise de resultados, a empresa precisa do apoio de softwares e ferramentas de medição. Isso inclui:

  • sistemas de gestão;
  • software de Business Intelligence (BI);
  • softwares de processamento de dados;
  • entre outros.

Além desses, a organização pode utilizar, também, uma série de relatórios gerados pelas plataformas digitais que utiliza. Por exemplo:

  • gráficos do Google Analytics;
  • relatórios de mídias sociais, como Facebook e LinkedIn;
  • relatórios da plataforma em que o site da empresa está hospedado;
  • entre outros.

As ferramentas acima são capazes de mensurar tráfego no site, avaliar os hábitos on-line do consumidor, consultar dados demográficos, entre outros. Tais recursos podem contribuir significativamente para a tomada de decisão da organização, especialmente se a empresa tem uma forte presença na internet.

5. Monitorar periodicamente os dados

É importante que a empresa realize um acompanhamento dos resultados periodicamente. Em geral, organizações costumam avaliar o seu desempenho semestralmente, para que possam adotar as medidas necessárias com mais agilidade e promover seu crescimento contínuo.

6. Elaborar relatórios

Após os dados serem gerados e avaliados com cuidado, é hora de elaborar o relatório. Esse documento facilitará as análises futuras, já que será possível consultar as métricas com maior facilidade.

Além de detalhar os resultados, o documento pode apresentar uma linha de tendências para os próximos meses e, ainda, definir quais serão as metas e objetivos da empresa.

A partir desse relatório, é possível estruturar o plano de ação com etapas e prazos definidos que visam ao crescimento da empresa dentro de determinado período de tempo.

Entenda por que não avaliar todas as métricas

Analisar as métricas é uma importante prática para compreender a atual conjuntura da empresa e criar um planejamento voltado para o seu crescimento. No entanto, é preciso entender que nem todos os dados merecem tamanha atenção. Explicaremos a razão abaixo!

Nem todas as métricas são relevantes para a empresa

Conforme explicamos acima, definir os KPIs para mensurar resultados é uma prática importante. Isso porque nem todos os dados coletados pelos softwares e ferramentas terão grande relevância para a empresa.

Por exemplo: analisar o aumento bruto de seguidores nas redes sociais pode ser irrelevante para empresas B2B de indústrias específicas, já que o que lhes interessa é a qualidade de um Iead.

Manutenção de informações em excesso pode gerar perda do foco

O foco nos objetivos da empresa é um aspecto que reforça a importância de escolher os KPIs certos. Analisar em excesso desvia a atenção do que é realmente importante para a organização, além de gerar um desgaste desnecessário para a equipe. Por isso, é importante focar nas informações que são relevantes para as metas definidas pela empresa.

A prática de mensurar resultados deve ser realizada periodicamente pela companhia. No entanto, é importante se ater aos dados que realmente convêm para os objetivos da organização.

E então, gostou do nosso artigo? Agora, não deixe de baixar o nosso e-book sobre como ter uma empresa competitiva!

TITULO DA IMAGEM

Escreva um comentário

Share This