Conhecer as principais etapas de planejamento estratégico possibilita o seu desdobramento em passos simples e objetivos. Assim, a definição de um norte se torna menos abstrata e os gestores encontrarão condições favoráveis para orientar o negócio.

O problema é que muitos profissionais têm dúvidas sobre quais seriam e como conduzir essas fases. Com efeito, praticamente quaisquer resultados podem se ajustar às expectativas vagas e imprecisas de suas empresas.

Neste artigo, você encontrará as 7 etapas indispensáveis para definir um posicionamento claro. A partir disso, os demais objetivos, metas e estratégias podem ser alinhados, pavimentando o caminho para o crescimento da organização. Continue lendo!

O que é planejamento estratégico?

Trata-se de fixar uma posição em relação ao mercado: o ponto em que se pretende chegar, os passos necessários para atingir os fins e as situações que precisam ser criadas para proporcionar esses avanços.

Respectivamente, esses objetivos, metas e estratégias partem da compreensão das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio e devem estar em consonância com a missão, a visão e os valores da organização.

Qual é a importância do planejamento estratégico?

A ideia-mãe é criar um mapa com o destino e as rotas disponíveis. Isso porque, a partir desses elementos gerais, serão definidos objetivos, metas e estratégias específicas, visando à geração de valor em nível tático e/ou operacional.

Não por acaso, o plano estratégico costuma olhar para o longo prazo. Trata-se de criar uma moldura, restringindo as possíveis decisões e alocações de recursos ao longo do tempo, de modo que as partes do negócio sigam uma direção comum.

Tudo isso contribui para a clareza das avaliações. Afinal, para listar o que funciona e o que não funciona, é preciso contar com critérios baseados nas diretrizes gerais da empresa.

Quais são as etapas do planejamento estratégico?

As principais etapas de planejamento estratégico visam ao diagnóstico das condições da empresa, à definição de diretrizes e à fixação de metodologias de monitoramento. Siga os passos descritos a seguir!

1. Entenda o ecossistema da empresa

Desenvolva uma visão macro e compreenda o papel das partes interessadas, como clientes, fornecedores, parceiros, sócios, acionistas e órgão públicos. O negócio não é um ente isolado, mas uma unidade dentro de um mercado com diversos outros atores.

Por isso, ao lado de pesquisas de mercado, que permitem a análise das necessidades e os interesses do público-alvo, é importante mapear a cadeia de valor da organização, em busca dos elementos relevantes para o seu sucesso.

Somando o conhecimento dos clientes e dos demais agentes responsáveis pelo desempenho da organização, é possível formular um posicionamento claro e fixar diretrizes.

2. Analise os ambientes internos e externos

Trace um quadro geral das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa com o auxílio da análise SWOT. Os dois primeiros elementos dizem respeito ao âmbito interno, enquanto os dois últimos, ao ecossistema.

3. Defina objetivos e metas

Fixe objetivos realistas para os próximos anos e criar metas específicas. A ideia é pensar em como lidar com as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, bem como definir um posicionamento de mercado capaz de orientar a empresa para o sucesso.

4. Construa as estratégias

Pense em meios para minimizar as fraquezas e ameaças, bem como para maximizar as forças e oportunidades. A partir de então, selecione quais deles criam condições favoráveis para cumprir as metas estabelecidas e concretizar os objetivos no longo prazo.

Por exemplo, a partir de um objetivo como aumentar a lucratividade, é possível adotar estratégias baseadas na melhoria dos processos organizacionais, se isso for uma fraqueza.

5. Elabore um plano de ação

Especifique as atividades que precisam ser concretizadas para dar andamento às estratégias. A ferramenta essencial, nesse caso, é a matriz 5W2H, que consiste em um questionário simples para descrição de planos de ação. Responda aos 7 itens abaixo:

  • O que será feito? (What?)
  • Por que será feito? (Why?)
  • Quando será feito? (When?)
  • Onde será feito? (Where?)
  • Quem fará? (Who?)
  • Como fará? (How?)
  • Quanto custa? (How Much?)

O segredo é elaborar esses planos para cada uma das estratégias. Até porque eles facilitam a delegação de tarefas para os setores, uma vez que esclarecem as tarefas com precisão.

6. Escolha indicadores de desempenho

Complemente as metas com indicadores de desempenho, permitindo que a empresa acompanhe objetivamente os resultados. Isto é, não basta querer vender, lucrar, economizar ou crescer mais, é preciso dizer exatamente quanto.

Nesse sentido, as métricas se dividem em outcomes e drivers. As primeiras são as consequências dos processos e servem para avaliar se a empresa foi bem-sucedida, como o número de vendas, lucratividade e crescimento.

Por sua vez, as segundas capturam as causas desses resultados, sendo medidas necessárias para identificar melhorias, como número de leads cadastrados, porcentual de engajamento dos colaboradores e qualidade do atendimento.

7. Monitore e avalie os resultados

Acompanhe periodicamente os resultados. Normalmente, isso passa por desdobrar os objetivos de longo prazo em tempos menores, como meses, trimestres ou semestres. Assim, é possível corrigir estratégias equivocadas e alinhar os planos diante de situações novas.

Como o circuito PDCL pode auxiliar nessa tarefa?

Atualmente, os planos estratégicos são entendidos como elementos dinâmicos que precisam ser aprimorados constantemente para manter sua capacidade de fornecer uma direção segura. Afinal, as mudanças no mercado têm sido cada vez mais constantes.

Nesse sentido, as etapas devem ser concluídas de modo a gerar aprendizado e permitir a evolução constante do sistema. O que pode ser feito com o auxílio do circuito PDCL.

Distribua as fases do planejamento estratégico nos quatro grupos de atividades a seguir:

  • planejar (plan) – examinar a situação da empresa e fixar objetivos, metas, estratégias e plano de ação;
  • executar (do) – colocar as diretrizes em prática, reunindo lideranças e delegando tarefas;
  • checar (check) – verificar a produção dos resultados, identificando o que funciona e o que não funciona;
  • aprender (learn) – utilizar o feedback da execução como conhecimento para aprimorar os planos.

Sendo assim, as repetições das principais etapas de planejamento estratégico criarão planos aderentes à realidade e posicionamentos adequados diante das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização.

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