6 dicas para o profissional de qualidade se manter atualizado

6 minutos para ler

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, por isso, ser um profissional de qualidade e atualizado é indispensável para garantir sucesso e competitividade. Para conseguir destaque no meio de tantos profissionais é preciso, portanto, buscar qualificação e não medir esforços para conquistar seu próprio desenvolvimento.

Mesmo os profissionais que já têm uma carreira estabilizada devem estar em dia com todas as novidades e tendências do seu setor de atuação. O profissional atento, que busca aperfeiçoar suas habilidades e atualizar seu currículo constantemente, é, sem dúvidas, o mais valorizado e procurado pelas empresas.

Se você não quer perder ótimas oportunidades, confira essas dicas que separamos para que você seja sempre um profissional atualizado! Aproveite e boa leitura!

1. Invista em cursos de especialização e de atualização

Com a rotina de trabalho corrida é natural que muitos profissionais deixem os novos projetos e os estudos para outro momento de sua vida. Contudo, é preciso perceber que esse é o exato objetivo dos cursos de atualização e de especialização: provocar um momento de estudo e de reflexão para que, em seu dia a dia de trabalho, o profissional possa pensar fora da caixa e tomar decisões mais assertivas, conscientes e criativas.

Portanto, qualificar-se é imprescindível e investir em um curso de pós-graduação ou de MBA, por exemplo, pode ser um grande diferencial. Existem várias opções oferecidas por grandes instituições do país e, fazendo uma rápida pesquisa, você conseguirá encontrar um curso da sua área de atuação que possa trazer novos conteúdos relevantes para as suas vivências profissionais.

Essa é uma excelente oportunidade para testar suas habilidades e, claro, para aprimorá-las. Lembre-se de procurar por opções de especializações que realmente tragam impacto positivo para a sua performance profissional, não escolha cursos que serão apenas mais itens no seu currículo.

Contudo, saiba que existem outras maneiras de garantir a qualificação constante. Veja abaixo:

  • participação em eventos relacionados à sua área de atuação;
  • participação em workshops e em fóruns;
  • leitura de livros especializados;
  • leitura de blogs especializados.

2. Esteja sempre atento às atualidades

É muito importante que você seja curioso para saber sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Pequenas notícias do dia a dia podem acabar impactando diretamente ou indiretamente sua vida e sua profissão.

Pense que todas as informações podem ser úteis, mesmo que você não note de imediato. E que, de qualquer modo, estando bem antenado às novidades, você se tornará uma pessoa mais interessante e com muito mais assunto para conversar e debater.

3. Participe de congressos e eventos

Uma excelente oportunidade para conhecer tudo o que há de novo é participar de seminários, congressos, fóruns, workshops e conferências da sua área de atuação. Todo tipo de encontro no qual um determinado tema é abordado e discutido a fundo vale muito a pena participar.

Sem contar que esses encontros são momentos únicos para que você faça networking, estreitando os laços profissionais e conhecendo os principais atores de um nicho de mercado, tudo isso em um só lugar.

4. Participe de grupos temáticos

As redes sociais, como LinkedIn e Facebook, podem ser grandes aliadas do profissional de qualidade que deseja estar sempre atualizado. Você pode, por exemplo, participar de grupos temáticos para aproveitar o potencial que elas disponibilizam.

Nesse tipo de grupo você poderá participar de discussões importantes sobre temas ligados à sua área de atuação. Além disso, é um local para trocar experiências profissionais, informações, novidades e opiniões. E, claro, também é uma boa oportunidade para ampliar seu networking.

5. Tenha em mente todos os objetivos para sua carreira

Você sabe bem aonde deseja chegar em sua carreira? Todo profissional geralmente já tem uma resposta bem formulada para essa pergunta. Então, se você ainda não parou para pensar nesses objetivos, a hora chegou!

Não se esqueça de que cada segundo de sua carreira conta para que suas metas sejam alcançadas e o relógio está correndo. Estágios, empregos, cargos e cursos devem todos fazer parte de um só plano, tendo sempre um objetivo em comum: sua meta principal.

6. Aprenda um novo idioma

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, aprender uma língua não é o mesmo que começar a andar de bicicleta. Se você ficar um tempo sem praticar o novo idioma, acabará se esquecendo do vocabulário, da gramática e até mesmo do sotaque. Logo, para se manter atualizado, esteja em dia com seu estudo de línguas. Se um dia esse conhecimento for necessário, você estará preparado para praticá-lo!

É importante destacar o papel da língua inglesa, pois o domínio desse idioma passou a ser um item imprescindível para todos os setores do mercado de trabalho. Em um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado, o inglês acabou se transformando na língua dos negócios.

Então, se você ainda não tem um bom nível de conhecimento de inglês, o ideal é investir em um bom curso para aprender a língua com propriedade. Caso já tenha bom domínio do idioma, jamais deixe de exercitar seus conhecimentos. Lembre-se também de aproveitar para estudar outros idiomas, priorizando os que são mais significativos para a sua área de atuação.

É importante ressaltar que mesmo que o seu atual cargo seja favorável, outros profissionais mais qualificados e que não deixaram de se atualizar podem tomar o seu lugar no mercado de trabalho. Sendo assim, mesmo que esteja atuando há alguns anos na mesma empresa, continue procurando recursos que podem contribuir para que você use suas habilidades de maneira mais atual.

Agora, se você é um profissional que está em busca de uma colocação, entenda que a atualização faz a diferença já na hora da entrevista. Deixar claro que está atento às necessidades que o mercado está impondo hoje em dia indica ao entrevistador ótimas qualidades a seu respeito.

Todo profissional de qualidade que queira se manter atualizado pode contar com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), um centro de conhecimento que ajudará você ampliar a competitividade e também a produtividade. Somos uma empresa que conta com um portfólio completo de produtos e de serviços focados no aperfeiçoamento da gestão. Além disso, realizamos diversas capacitações – presenciais, in company e on-line, sempre estruturadas nos cenários e nas tendências do mercado.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário