A consultoria empresarial é um segmento em contínua expansão. Além de levar para dentro da companhia conhecimentos específicos, é uma alternativa que viabiliza resultados com maior agilidade, já que objetiva implementar soluções direcionadas às necessidades da empresa.

Neste artigo, vamos aprofundar os benefícios da consultoria empresarial e explicar a melhor forma para realizar a implementação do serviço na empresa. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Por que contratar uma consultoria empresarial?

Ao contrário do que se possa imaginar, a organização não precisa enfrentar nenhuma dificuldade para contratar a consultoria empresarial. Há inúmeros cenários em que o trabalho é bem-vindo. Por exemplo:

  • a empresa deseja aumentar sua lucratividade dentro de um prazo específico;
  • a empresa deseja expandir sua atuação territorial e precisa de um estudo de viabilidade;
  • a empresa pensa em desenvolver um novo produto ou serviço.

Além disso, a consultoria empresarial também traz uma série de vantagens para a organização. A seguir, listamos algumas delas. Confira!

Redução de custos

Um dos grandes benefícios da consultoria empresarial é que, por se tratar de um serviço terceirizado, os custos comparados aos de contratar um profissional full-time – ou mesmo uma equipe inteira – são mais baixos.

Além disso, o serviço pode ser pontual, o que não exige um compromisso de longo prazo.

Reunião de conhecimento de pessoas especializadas no mercado

Um dos aspectos mais positivos da consultoria empresarial é a possibilidade de agregar à organização o conhecimento de um especialista na área. Isso permite o desenvolvimento de estratégias mais direcionadas ao problema de negócios.

Agilidade no alcance de resultados

Por se tratar de um trabalho que foca as necessidades específicas da empresa, a consultoria pode agilizar o alcance de resultados. Além disso, a experiência de mercado de um consultor evita que a organização cometa erros que possam atrasar o alcance de seus objetivos.

Suporte na tomada de decisão

A consultoria empresarial pode oferecer um bom suporte na tomada de decisão graças ao conhecimento de mercado que agrega à empresa. O consultor pode, ainda, trazer perspectivas atualizadas do cenário econômico para auxiliar nos problemas do negócio.

Melhoria do desempenho

Com a implementação das medidas necessárias apontadas pela consultoria, a empresa pode esperar melhor desempenho. Isso pode significar:

  • aumento de produtividade dos funcionários na empresa;
  • maior lucratividade;
  • otimização de custos na organização.

A soma de tais elementos pode ser decisiva para o crescimento e a expansão da empresa.

Como implementar a consultoria empresarial da melhor forma?

Há uma série de fatores que a sua empresa deve avaliar antes de contratar a consultoria. Na sequência, listamos alguns cuidados para atrair os melhores resultados com o trabalho.

Identificação das dificuldades do negócio

Quais são as principais dificuldades do negócio? Equilibrar as contas? Aumentar o volume de vendas? Desenvolver um negócio escalável?

Antes de contratar a consultoria empresarial, é fundamental que a organização aponte seus principais obstáculos e defina seus objetivos, de modo a nomear o especialista ideal para ajudar em seu problema com os negócios.

Busca de empresas que ofereçam serviços especializados

Uma vez identificadas as necessidades e expectativas, é hora de buscar profissionais capazes de atender tais exigências. Para isso, deve-se realizar uma busca extensa por empresas que ofereçam consultoria especializada no segmento desejado.

Verificação do histórico das empresas

Após selecionadas as empresas de consultoria especializada, é hora de avaliar individualmente cada uma delas para identificar qual atenderá melhor a contratante.

Confira algumas dicas para verificar a credibilidade da prestadora de serviços:

Ler os cases de sucesso da empresa

Assim pode-se ter uma ideia de qual segmento a consultora melhor atende e se ela é a ideal para o seu negócio.

Buscar avaliações de clientes

Entre em contato com empresas que contrataram o serviço anteriormente para encontrar referências.

Solicitar uma reunião sem compromisso

É importante conhecer os profissionais que vão trabalhar com você antes de fechar o contrato.

Procurar informações sobre a empresa na mídia

Procure reportagens em jornais e revistas sobre a empresa para conhecer melhor o seu histórico.

Certificar-se de que o seu futuro parceiro é confiável e capaz é fundamental para reduzir o risco de prejuízo e obter bons resultados com a consultoria empresarial.

Negociação do tempo de trabalho

Encontrou a empresa ideal para atender o seu negócio? Inclua no contrato o tempo de trabalho. Considere as seguintes questões:

A frequência da consultoria

O consultor atenderá a empresa diariamente, semanalmente ou mensalmente?

O tempo dos encontros

Os encontros durarão quantas horas em média?

O período do contrato

O contrato terá duração de quantos meses?

Negociar o tempo de trabalho é importante para que a empresa possa organizar seu orçamento e, também, para que seja possível estabelecer um prazo médio para traçar um plano de ação eficaz e trazer resultados para a corporação.

Acompanhamento de perto do trabalho do consultor

Assim que for iniciado o trabalho, é importante que a empresa e o consultor trabalhem lado a lado nas soluções de negócios. Para que a consultoria empresarial seja um sucesso, o profissional deverá contar com a ajuda da empresa contratante a fim de obter a maior quantidade possível de informações sobre o cenário atual da organização e seus objetivos.

Além disso, a empresa também deverá colocar em prática as orientações que receber do consultor – que, por sua vez, fará um acompanhamento do desenvolvimento das estratégias.

Realizar esse acompanhamento garante que o próprio consultor se manterá firme com seus compromissos e trabalhará da melhor forma possível para levar para a empresa os resultados desejados.

A consultoria empresarial é uma excelente forma de otimizar resultados, já que traça um plano de ação específico para os objetivos da empresa e ainda trabalha com prazos mais curtos e necessidades pontuais. No entanto, é fundamental que a contratação do consultor seja feita com cuidado e atenção, para que a organização possa contar com um profissional com experiência e conhecimento de mercado.

A sua empresa precisa de uma consultoria empresarial especializada? A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) pode ajudar nisso! Entre em contato com um de nossos consultores para identificar a melhor solução para o seu negócio!

dia-do-cliente-lean-fnq

Escreva um comentário

Share This