O conceito de identidade corporativa é semelhante ao que nos referimos quando falamos sobre nossa própria identidade. É nossa personalidade e nosso caráter que mantêm nossa individualidade, que expressamos por meio de como nos comportamos, falamos e até mesmo o que usamos.

Da mesma forma, um negócio torna-se distinto por meio da imagem que apresenta ao mundo. É uma expressão física da marca da empresa, uma extensão da cultura que já é expressa por meio do estilo de comunicação e comportamento exibidos para manter a imagem do negócio.

Em outras palavras, ela expressa a personalidade da marca da sua empresa e diferencia você da concorrência. Neste artigo, vamos falar sobre a importância da identidade corporativa e ensiná-lo a construir a da sua empresa. Confira!

A importância da identidade corporativa

Em um mundo acelerado e competitivo, onde o consumidor tem inúmeras opções disponíveis, uma empresa precisa de uma estratégia para estabelecer uma presença sólida no mercado. Há fortes razões para acreditar que a identidade corporativa correta ajuda a atingir esse objetivo comercial. Dentre outros pontos, ela ajuda o negócio nas questões a seguir.

Construção de uma persona corporativa

Quando encontramos uma pessoa, a primeira impressão gera bastante impacto. Tendemos a reunir sugestões do que vemos e sentimos, interpretando nossas observações para formar nossa opinião sobre ela. Da mesma forma tratamos produtos e empresas.

Por isso, para se destacar de seus concorrentes, toda empresa precisa ter uma boa imagem de marca para criar um nicho na mente do cliente por ter uma aparência e identidade éticas, únicas e agradáveis.

Lealdade do consumidor

O design consistente de uma identidade corporativa, de acordo com os objetivos estabelecidos para o negócio, mantém e reflete o ethos, a cultura, os princípios, as ambições futuras ou os objetivos visionários do negócio.

Os clientes que acham que isso está de acordo com sua filosofia e gosto se sentem conectados a essa imagem e têm maior probabilidade de desenvolver lealdade ao negócio.

Aprimoramento comercial

Experiências pessoais com uma identidade corporativa influenciam os consumidores e suas decisões de compra. Uma identidade corporativa com um impacto forte e positivo cria uma imagem mental favorável do negócio na mente do consumidor.

Uma identidade estrategicamente planejada dá um bom retorno em termos de referências e repetição de negócios.

Os benefícios da identidade corporativa

Uma identidade corporativa forte e eficaz ajuda a organização a atingir suas metas de negócios e de muitas outras maneiras também. Vamos discutir alguns dos benefícios da identidade corporativa.

Diferenciação e visibilidade

O logotipo é o aspecto mais visível da identidade corporativa de um negócio. Assim, um bom logotipo diferencia sua organização da concorrência e oferece maior visibilidade.

O logo pode ser considerado uma espécie de promessa feita para seus clientes – a de fornecer os melhores serviços possíveis com a mais alta qualidade. Isso leva à diferenciação da imagem da marca no mercado, o que pode aumentar a taxa de vendas.

Facilidade de identificação

As empresas recém-formadas geralmente se concentram no estabelecimento de longo prazo de seus negócios, mas não se concentram na facilidade de identificação de sua organização.

Qualquer empresa é facilmente identificada pelo desenvolvimento de uma forte identidade corporativa.

Imagem e reputação

A imagem e a reputação da sua empresa também são componentes importantes para o seu crescimento. Você precisa fornecer os serviços de qualidade aos seus clientes exatamente como demonstrou na sua identidade corporativa.

A imagem e a reputação da sua empresa dependem da qualidade dos serviços prestados. Essa qualidade depende do modo de suas atividades de trabalho, estratégia e planos de marketing.

Como construir uma identidade corporativa forte

Construir uma identidade corporativa de longo prazo é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Aqui estão alguns passos para construir uma identidade corporativa.

Conheça o negócio

Esse é um bom ponto de partida na busca pela construção de sua identidade corporativa. É também um bom momento para mergulhar na história da sua empresa (se já tem muitos anos de atuação no mercado) e investigar por que ela foi fundada em primeiro lugar.

Se você liderar uma pequena ou média empresa, algumas das perguntas que você pode fazer a si mesmo e à sua equipe durante essa “jornada para a autodescoberta” podem incluir:

  • quais são os objetivos de curto e longo prazo da nossa empresa? É para fornecer o melhor produto ou serviço aos clientes dentro de uma faixa de preço acessível? Ela está se destacando diante dos concorrentes? Você está comprometido com a qualidade e a inovação ao mesmo tempo e quer garantir que esses valores sejam evidentes em seus produtos ou serviços?
  • quais são os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da minha empresa? Como posso converter essas oportunidades?
  • quem são meus concorrentes? O que eles oferecem que minha empresa não faz? Como poderei transformar ameaças em oportunidades?
  • qual é a reputação da minha empresa quando se trata da qualidade dos produtos e serviços? Como o preço de bens e serviços e a atitude de meus colaboradores afetam a percepção do público?

Entender a história e as motivações da sua empresa, identificar seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria e responder a algumas das perguntas mencionadas acima pode ajudá-lo a desenvolver uma identidade corporativa mais forte e mais coesa. Depois de conduzir entrevistas com seus funcionários, analise o que o diferencia da concorrência e aproveite a partir daí.

Conte a história da sua empresa

Depois de voltar às suas origens, além de auditar e analisar as metas, os pontos fortes, as oportunidades de melhoria e os concorrentes da sua empresa, é hora de contar sua história. Destaque as origens do seu negócio e concentre-se no que diferencia seu produto dos seus concorrentes.

Seu histórico e o que o torna único são partes de sua identidade corporativa. Portanto, elas também podem desempenhar um papel importante em sua estratégia de marketing e podem definir o tom de todas as suas comunicações externas ou internas.

Crie a declaração de missão da sua empresa

Muitos gestores acham que as declarações de missão são reservadas somente quando sua empresa cresce. Mas uma declaração de missão é necessária mesmo quando o negócio ainda está em sua infância e é essencial na criação de uma identidade corporativa robusta.

Comece a trabalhar na identidade visual da sua empresa

Com a ajuda de uma equipe de design, incorpore a essência da sua empresa (sua história, seus objetivos finais e o que a torna única) à sua identidade visual.

Sua identidade visual inclui o logotipo, a tipografia, as cores e o tom de suas comunicações comerciais. Esses elementos podem mudar com o tempo e podem ser ajustados e aperfeiçoados até você encontrar algo que seja eficaz.

Grave tudo em um guia de estilo

Durante o processo de criação da sua identidade corporativa, certifique-se de documentar tudo em um guia de estilo. Isso inclui suas fontes preferidas e tamanhos correspondentes, paletas de cores específicas, layout e muito mais. O guia de estilo está lá para garantir que seus designers, sejam eles internos ou feitos por uma agência de publicidade, mantenham a coesão em todas as plataformas.

As empresas podem, ocasionalmente, precisar atualizar sua identidade corporativa. Isso deve ser feito se houver uma mudança ideológica no público-alvo ao longo do tempo.

Os profissionais de design podem ajudar com logotipos que chamam a atenção, cartões de visita impressionantes, papéis timbrados elegantes, envelopes convidativos, brochuras impressionantes e outros elementos de identidade. Invista em sua identidade corporativa para desenvolver confiança, um senso de valor e uma conexão duradoura com sua base de clientes.

Embora haja muitas coisas a considerar ao criar uma identidade verdadeira, é melhor pensar nisso como um processo. Conheça o seu mercado, entenda o processo de vendas e comece desde o início.

Pronto para construir ou revitalizar a identidade corporativa da sua empresa? Continue no nosso blog e entenda agora a importância da reputação empresarial!

Escreva um comentário

Share This