Conheça as vantagens dos cursos in company para empresas

6 minutos para ler

O capital humano é, sem dúvida, um dos bens mais significativos de uma organização, uma vez que os funcionários são capazes de entregar recursos intangíveis, os quais podem fazer um negócio ser mais competitivo. Não à toa, os investimentos em aprendizado e crescimento profissional das equipes têm sido priorizados por empresas de médio e grande porte.

De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2017-2018, feita pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – ABTD -, o investimento em capacitação e desenvolvimento de funcionários nas empresas brasileiras cresceu 21% em relação a 2016. As organizações têm gastado, em média, R$ 788,00 anuais em treinamentos por colaborador.

Mesmo que esses números sejam expressivos, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre qual caminho tomar rumo ao desenvolvimento de pessoal. Nesse contexto, os cursos in company despontam como uma estratégia promissora.

Quer conhecer mais sobre essa modalidade e entender quais são os benefícios dela para o seu negócio? Continue a leitura!

O que são os cursos in company?

Como o nome sugere, os cursos in company são aqueles realizados dentro da própria empresa. Esses treinamentos têm como principal finalidade contribuir para a formação do profissional, de forma a atender às demandas específicas do cargo que ele ocupa e a fortalecer os objetivos do negócio.

Normalmente, um curso in company é realizado em parceria com uma empresa especializada em treinamentos corporativos. O intuito é que esse parceiro esteja apto a absorver os objetivos da organização e seja capaz de adaptar os conteúdos ao contexto do negócio. A partir daí, são selecionados os conteúdos que atendam às necessidades do empreendimento e de seus profissionais.

O grande trunfo do treinamento realizado na própria empresa é que ele acontece com mais naturalidade e mais desenvoltura dos participantes. Isso ajuda a enriquecer e aperfeiçoar as atividades do dia a dia da companhia.

Como um bom treinamento in company deve ser?

Para que um curso in company atenda às expectativas citadas no tópico anterior e seja realmente efetivo é fundamental, primeiramente, o envolvimento de profissionais capacitados.

Os conteúdos a serem ministrados devem ser pensados de forma a desenvolver habilidades para que os funcionários melhorem a atuação nos processos da empresa. A ideia é que a teoria e a prática sejam trabalhadas juntas, para que todos consigam assimilar o conteúdo e transformá-lo em soluções para os problemas do dia a dia.

Para tanto, alguns fatores devem ser considerados no desenvolvimento de uma estratégia de treinamento in company. Veja!

Entendimento do negócio

É fundamental que os responsáveis pelos treinamentos tenham compreensão dos objetivos e do funcionamento do negócio, ou seja, entendendo cada um dos processos da organização.

Identificação das necessidades

Em seguida, é preciso identificar os pontos que demandam mais atenção na empresa. Esse é o momento de determinar as competências que devem ser trabalhadas a fim de suprir as reais necessidades do negócio.

Planejamento

Detectados os pontos de atenção, é necessário planejar os treinamentos, contemplando os aspectos que devem ser desenvolvidos nas equipes.

Por que contratar um curso in company para a sua empresa?

Até aqui, você já entendeu a importância dos cursos in company para o desenvolvimento dos funcionários e até para a motivação e a produtividade deles no desempenho das funções, mas não é só isso. Confira, agora, outras vantagens estratégicas.

Redução de custos

A redução de custos pode ser considerada um dos principais benefícios da contratação de cursos in company. Primeiro porque os treinamentos são realizados nas dependências da empresa, o que elimina os gastos com locação de espaços para esse fim.

Além disso, geralmente, é possível adquirir os cursos em pacotes de acordo com o número de participantes, o que representa uma grande economia em relação à contratação de versões individuais.

Integração entre os colaboradores

A integração entre os colaboradores e o alinhamento entre as atividades de cada setor costumam ser desafios na gestão de pessoas, principalmente, em médias e grandes empresas. O fortalecimento da cultura corporativa da organização depende muito dessa harmonia entre os funcionários e da convergência entre os setores.

Os cursos in company passam a ser, também, momentos de encontro e compartilhamento de ideias e objetivos, tanto de colaboradores de um mesmo setor quanto de equipes diferentes.

Conteúdos estratégicos para a empresa

Como dissemos, os treinamentos in company são oportunidades para otimizar processos da empresa a partir do desenvolvimento de competências específicas. Ou seja, os conteúdos desenvolvidos estarão de acordo com o contexto e as necessidades dos participantes.

Esse é um ponto extremamente positivo, principalmente, para a absorção de cada tópico trabalhado. O nível de complexidade é reduzido visto que os conhecimentos assimilados fazem parte do cotidiano na empresa.

Além disso, os treinamentos são ótimas oportunidades para os colaboradores esclarecerem dúvidas relacionadas a atividades pertinentes à atuação deles na empresa. Esse conhecimento adquirido vai repercutir diretamente nos processos do negócio.

Otimização do tempo

Outra grande vantagem de contratar treinamentos in company é a flexibilidade para escolher datas e horários para a realização de cada curso, que podem ser definidas de acordo com as atividades da empresa.

O calendário de cursos, então, é elaborado da forma que não interfira nas atividades do dia a dia dos funcionários, que terão o instrutor ou consultor contratado 100% à disposição nesses momentos.

Quais os resultados esperados?

Todas as atividades de educação corporativa são desenvolvidas no intuito de agregar vantagens competitivas à empresa. Porém, alguns aspectos merecem destaque. Ainda de acordo com a pesquisa da ABTD, citada no início deste artigo, 33% das companhias avaliaram que as ações de treinamento trouxeram melhorias no clima organizacional e 28% enxergaram evoluções nos processos internos.

Esses indicadores de efetividade das ações de treinamento e desenvolvimento dos profissionais demonstram o quão estratégicos podem ser os investimentos em cursos in company. Ao investir em educação, as organizações asseguram que os profissionais sejam estimulados a fortaleçam habilidades que favorecem, além do autodesenvolvimento, a formação de lideranças. Há, portanto, ganho em produtividade, motivação e competitividade.

Agora que você já conhece os benefícios dos treinamentos in company, otimize o trabalho dos seus colaboradores e contrate os cursos da FNQ para a sua organização – temos capacitações profissionais com conteúdos robustos e estratégicos sobre gestão, totalmente customizáveis de acordo com as demandas das empresas.

Posts relacionados