Confira aqui os 7 melhores livros de gestão de projetos

6 minutos para ler

Encontrar o livro de gestão de projetos perfeito não é uma busca tão simples. Afinal, há uma série de obras com diferentes propostas. Muitas vezes, para garantir o conhecimento necessário, deve-se trabalhar com outros livros.

Além disso, não podemos negar que, hoje em dia, aprofundar-se em qualquer assunto é muito mais fácil, justamente por causa da quantidade de materiais disponíveis na internet. Entretanto, por mais confiável que alguns desses conteúdos possam ser, o bom e velho livro ainda é uma das melhores formas de conseguir acesso a informações mais aprofundadas.

Pensando nisso, neste post, nós resolvemos separar sete dicas de livros que são as melhores opções quando o assunto é gestão de projetos. Confira!

1. Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático – Luiz Duarte

Escrito pelo professor Luiz Duarte, Scrum e Métodos Ágeis é uma obra voltada a mostrar na prática os passos de implementação da metodologia. Nesse livro, Duarte utiliza a sua própria experiência em um projeto de longuíssimo prazo de sua empresa, para mostrar como o Scrum funciona e pode auxiliar no cumprimento de prazos, na motivação da equipe e na qualidade dos projetos.

O leitor também encontrará alguns detalhes sobre a concretização do Scrum, além de relatos e métodos do que realmente funciona do ponto de vista de quem desenvolve e gerencia projetos.

2. Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo – Paulo Caroli

Essa é uma obra muito recomendada para aqueles que estão criando produtos no mercado. Independentemente do tamanho da empresa ou da área, implementar um novo produto sempre será um desafio.

Por isso, o foco desse livro é proporcionar algumas dicas sobre a gestão de produtos para esse caso. “O que é realmente útil no produto” e “quem usará e quais são as funções que ele fornece” são algumas das questões que a obra ajuda a responder.

Além de apresentar a metodologia Lean, a obra também procura explicar alguns conceitos, como o que são os MVP (Minimum Viable Products) e como é possível construí-lo para alcançar bons resultados.

É bom saber que o autor, Paulo Caroli, tem um vasta experiência no assunto de desenvolvimentos de produtos, trabalhando durante anos com inceptions.

3. Gestão por processos na prática – Cláudio Pires

Escrito pelo especialista em gestão de processos, Cláudio Pires, esse é um guia para aqueles que querem entender e implementar a gestão por processos e não sabem por onde começar. O autor utilizou alguns questionamentos bastante comuns sobre o assunto para elaborar o que seria abordado no livro, aproveitando, inclusive, alguns recebidos durante suas palestras e seus treinamentos.

4. O Produto Ágil: Product Discovery: Um guia sucinto para criar um produto em um ambiente de agilidade – Andressa Chiara

Que gestor nunca se perguntou como pode melhorar o desenvolvimento de produtos? Como conseguir lidar tanto com os stakeholders quanto com os colaboradores? E o capital financeiro para a criação? Na obra Produto Ágil, muitas dessas e outras perguntas são respondidas.

Focado em falar sobre as metodologias ágeis baseadas em lean startup, esse é um livro com informações bastante relevantes para aqueles que pretendem lançar novos produtos.

Nele, é possível encontrar dicas bastante interessantes sobre como desenvolver produtos rapidamente. Os conselhos vão desde saber como cuidar da equipe, manter os custos, atender aos prazos e não perder a qualidade, até formas de conseguir recursos de patrocinadores. São dicas essenciais para aqueles que querem melhorar suas habilidades de gestão.

5. Gerenciamento de Projetos em 7 Passos – Armando Terribili Filho

Com uma visão mais simplificada sobre o assunto, Gerenciamento de Projetos em 7 passos é um livro que pode ajudar muito quem pretende começar a entender melhor sobre como gerir projetos. A escrita visa a ser bem explicativa, abordando o tema de forma que até quem nunca ouviu falar sobre o assunto entenda do que se trata.

Além dos 7 passos, a obra também possui 25 artigos para complementar um pouco mais o conhecimento do leitor. Inclusive, trata de assuntos não tão técnicos, mas que fazem parte da realidade da gestão, como: trabalho home office, coworking e home based, monitoramento de equipes remotas, ética no trabalho, entre outros.

6. Guia PMBOK – PMI

Considerado um dos best sellers mundiais quando o assunto é gerenciamento de projetos e escrito pela instituição renomada PMI (Project Management Institute), o Guia PMBOK já está na sua 6ª edição e é leitura obrigatória para aqueles que querem aprofundar-se no assunto. No livro, é possível encontrar dicas sobre como implementar estratégias para efetivação de projetos.

Com uma vasta informação vinda de diferentes partes do mundo, essa obra foi feita para ser um guia completo. Ela é tão importante que, nos EUA, já é utilizado como norma americana para o gerenciamento de projetos.

7. Blink: a decisão num piscar de olhos – Malcolm Gladwell

Essa é uma obra que está entre as mais vendidas da Amazon, escrita pelo jornalista britânico e colunista do The New Yorker, Malcolm Gladwell. É um livro que pretende apontar o porquê e como somos capazes de tomar decisões certas sem a necessidade de reflexão. Como há pessoas que conseguem ser bem-sucedidas apenas seguindo sua intuição? Trazendo estudos científicos sobre o assunto, Malcolm quer mostrar como o nosso cérebro funciona no trabalho, quando estamos aprendendo, ou mesmo, quando estamos em situações rotineiras.

Trata de  esclarecer sobre a nossa capacidade de perceber o que está além, provando que não são necessárias muitas informações ou a dedicação de um grande tempo para tomar a decisão certa. O segredo é filtrar de diferentes lugares aquilo que realmente importa.

O leitor ainda terá acesso a alguns exemplos de histórias de pessoas que utilizam sua intuição e que conquistaram grandes feitos.

Ainda há uma série de livros sobre a gestão de projetos, porém, nessa lista, resolvemos mostrar os principais, além de uma junção de abordagens mais variadas sobre esse tema. Sempre se lembrando de que, mesmo com as dicas que damos aqui,  é muito importante nunca deixar de pesquisar o assunto e procurar outros títulos para que possa aprimorar-se cada vez mais sobre um tema tão complexo quanto a gestão de projetos.

Gostou de conhecer mais sobre livro de gestão de projetos? Continue aprendendo e assine a nossa newsletter!

Posts relacionados