Há inúmeros elementos que tornam uma equipe única e aprender as diferentes formas de gerenciar pessoas é fundamental para aumentar a produtividade e a satisfação de cada indivíduo. Os livros sobre liderança são excelentes ferramentas para extrair o máximo de conhecimento e entender como conduzir um time com eficiência.

Neste artigo, listamos sete obras que todo gestor deve ler, independentemente de sua área de atuação. Boa leitura!

Confira os melhores livros sobre liderança para adicionar à sua lista

Desenvolver skills de liderança envolve diversos elementos. É preciso empatia, flexibilidade e posicionamento. Também é necessário trabalhar hábitos e habilidades individuais.

Cada uma dessas obras tem um foco diferente, mas todas são excelentes para o desenvolvimento pessoal e profissional do gestor e da sua equipe. Confira!

1. O poder do hábito, de Charles Duhigg

Publicado em 2012, “O Poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios” reúne centenas de artigos, entrevistas com cientistas e casos de sucesso que envolvem as mudanças de hábitos.

O material é dividido em duas partes: na primeira o autor fala do loop do hábito, formado pela soma da deixa, rotina e recompensa. Na segunda parte o livro traz cases de sucesso de empresas que mudaram a rotina dos seus colaboradores e, assim, foram capazes de aumentar sua produtividade e rendimento.

2. A essência do líder, de Warren Bennis

Warren Bennis foi um dos estudiosos mais renomados do campo de estudo sobre liderança. Já aconselhou quatro presidentes norte-americanos e foi consultor das maiores empresas nos Estados Unidos.

Instigado em saber o que faz um bom líder, Bennis entrevistou gestores de diversas áreas de atuação para tentar identificar características essenciais de liderança. O material que resultou disso é um verdadeiro guia prático que todo gestor deve ler!

3. ​A arte da guerra, de Sun Tzu

Escrito há mais de 2 mil anos pelo general chinês Sun Tzu, “A arte da guerra” é considerado o maior tratado de estratégia militar. A obra, no entanto, vai além do campo de batalha e traz lições sobre pensamento estratégico que podem ser aplicadas em todas as áreas.

4. Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey

Um dos maiores best-sellers em todo o mundo, a obra de Stephen Covey reúne inúmeras pesquisas e materiais que datam mais de 200 anos, a exemplo de biografias e livros de autoajuda.

Nele o autor lista sete hábitos transformadores, como:

  • ser proativo: é o ato de assumir responsabilidade por suas escolhas e saber lidar com as consequências;
  • começar com o objetivo em mente: entender quais são os seus objetivos pessoais e criar uma declaração de missão;
  • primeiro o mais importante: priorizar as tarefas semanais com base no nível de importância e não de urgência;
  • mentalidade ganha-ganha: buscar soluções recíprocas para todas as partes envolvidas em determinada situação;
  • procure primeiro compreender, depois ser compreendido: ouça o que as pessoas têm a dizer para que você possa influenciar e ser influenciado;
  • criar sinergia: construa uma equipe de trabalho engajada para que ninguém precise trabalhar sozinho;
  • afinar o instrumento: é o ato de equilibrar e renovar os seus recursos, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Stephen Covey é autor de diversos títulos que utilizam essa obra como base, incluindo o livro “O 8º Hábito: da Eficácia à Grandeza”, lançado em 2004.

5. Dar e receber, de Adam Grant

Em “Dar e Receber”, o professor e pesquisador da Wharton School Adam Grant compartilha suas conclusões a respeito de indivíduos bem-sucedidos. No livro ele divide as pessoas em três grupos, baseando-se na forma como interagem com outros seres humanos. São eles: os doadores, tomadores e compensadores.

Grant revela que, ao contrário do que se pode imaginar, as pessoas que chegam ao topo não são tomadores, mas doadores. O autor também ressalta que os indivíduos com o perfil doador podem estar entre os menos bem-sucedidos. Ele diferencia os dois tipos de doadores e mostra como é possível aplicar as estratégias dos vencedores.

6. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” permanece inovador após 70 anos da primeira edição.

Na obra, Carnegie traz um verdadeiro guia sobre como se relacionar com pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. O autor também apresenta técnicas e métodos que podem ser aplicados por qualquer pessoa.

7. O poder dos quietos, de Susan Cain

“O poder do quietos: como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar” é uma obra que foge um pouco do que muitos livros sobre liderança abordam sobre o comportamento esperado dos líderes, que geralmente são vistos como extrovertidos.

Já no primeiro capítulo, Susan explica como os introvertidos podem se tornar excelentes líderes e cita como exemplo aquelas pessoas que, mesmo com um perfil reservado, revolucionaram o mundo dos negócios – como Charles Schwab, Bill Gates e Brenda Barnes.

A obra oferece insights importantes tanto para gestores introvertidos quanto para líderes que precisam compreender e se relacionar melhor com as diferentes personalidades presentes em uma equipe.

Saiba por que você deve ler sobre liderança

Não importa o tamanho da sua equipe: entender os diversos perfis de profissionais e estudar técnicas e métodos para melhorar a motivação dos seus colaboradores é fundamental. São ações básicas para manter o seu time engajado e produtivo.

É claro que nem sempre será possível aplicar todas as metodologias dentro da sua empresa. No entanto, aprofundar o seu conhecimento é importante para extrair o melhor dos skills de cada profissional e tornar a sua equipe ainda mais eficiente.

Por isso, os livros sobre liderança se tornam recursos excelentes para você entregar o melhor aos seus colaboradores, aumentar a produtividade e ajudar no desenvolvimento profissional de cada indivíduo. Em consequência disso, sua empresa será capaz de alcançar grandes resultados e transformar a vida dos funcionários.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler nosso artigo que mostra como desenvolver uma liderança transformadora!

1 Comment

  1. Eli Rodrigues da Silva Reply

    Sem dúvida, os livros sobre liderança são recursos disponíveis nas prateleiras das bibliotecas físicas e virtuais para todos que desejam aumentar o seu conhecimento e o seu desenvolvimento profissional.

Escreva um comentário

Share This