Qual é a importância do setor de qualidade de uma empresa?

6 minutos para ler

O setor de qualidade de uma empresa conta com uma grande quantidade de atribuições. Estabelecer padrões de produção, checar o que está sendo realizado e corrigir falhas são alguns exemplos disso. Exatamente por isso, ele contribui de diversas formas com o sucesso da empresa.

Esse setor permite a redução de erros operacionais, o aumento da margem líquida do negócio e o reaproveitamento de recursos estratégicos. Em última análise, tais vantagens contribuem para a construção de um negócio mais próspero, perene e competitivo.

Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade no assunto. Você vai entender quais são as principais atribuições do setor de qualidade e qual sua importância. Continue lendo!

O que é e qual a atribuição do setor de qualidade?

Toda empresa é um organismo dividido em pequenas partes funcionais, como o setor de atendimento, publicidade e gestão de pessoas, que têm responsabilidades específicas. Uma das partes funcionais mais importantes é o setor de qualidade!

Sua principal missão é manter um elevado grau de excelência em tudo o que é realizado, sobretudo nas atividades operacionais, ligadas à atividade-fim do negócio. Desse modo, o organismo chamado empresa pode funcionar com fluidez e precisão.

Para que tal missão seja cumprida, o setor de qualidade precisa assumir uma série de tarefas, bem como distribuí-las entre seus profissionais e equipes. Pontuamos algumas, adiante:

  • adotar programas de melhoria contínua;
  • monitorar o desvio-padrão da linha de produção;
  • definir e monitorar indicadores e métricas de qualidade;
  • diagnosticar a causa raiz dos principais problemas;
  • identificar e conquistar as certificações necessárias à empresa;
  • oferecer treinamentos à atual força de trabalho;
  • identificar e corrigir desperdícios que oneram o negócio.

O cumprimento dessas atribuições depende da formação de uma equipe qualificada, bem como da contratação de talentos e disposição da alta administração. Todos, a partir do CEO, devem entender que qualidade é coisa séria, algo que determina o destino da empresa.

Quais os benefícios do setor de qualidade de uma empresa?

Existem muitos benefícios, tantos quanto se pode imaginar. O aumento da agilidade dos processos diários, a adoção de padrões internacionais, a redução de custos não estratégicos e a melhor experiência dos clientes finais são bons exemplos. Entenda melhor, adiante.

Redução dos desvios de qualidade

Vez ou outra, certos produtos não estão adequados ao padrão de qualidade da empresa e precisam ser descartados. Isso significa, portanto, que houve um elevado desvio de qualidade. O ponto é: com que frequência isso acontece? Está fora de uma taxa considerada saudável?

O primeiro benefício do setor de qualidade é garantir que o que é produzido pela empresa tenha um menor desvio padrão de qualidade. Em outras palavras, significa dizer que haverá mais consistência, resultando em menos problemas para a marca e seus clientes finais.

Redução de custos não estratégicos

Muitas vezes, os custos contam com um índice multiplicador e podem beneficiar a empresa. Investir na adoção de uma nova certificação ou no treinamento dos talentos, por exemplo, garante mais ganhos no futuro. Isso pode ser visto como um custo estratégico.

Entretanto, também existem custos não estratégicos. São gastos com erros, processos morosos ou recursos indevidos. Coisas que não são úteis para ganhos futuros e não contam com um índice multiplicador. O setor de qualidade ajuda a reduzir tais custos indevidos.

Obtenção de certificações e licenças

Certificações e licenças podem ser uma grande vantagem à organização. Esses papéis sinalizam ao mercado que a empresa atua sob sólidos padrões de precisão. Em vários casos, são até necessários à manutenção da atividade operacional do empreendimento.

Novamente, o setor de qualidade ganha destaque. Ele é o principal responsável por avaliar quais certificações e licenças são úteis à empresa, bem como promover mudanças para que o negócio atenda às exigências definidas e seja devidamente certificada e licenciada.

Melhorias contínuas das atividades

O atual cenário de negócios tem passado por uma forte transformação digital, também chamada de indústria 4.0. Nesse contexto, as empresas precisam atualizar seus processos e mudar com frequência, garantindo sempre a reformulação das suas práticas atuais.

Felizmente, o setor de qualidade pode ajudar bastante. Ele é o principal responsável pela adoção de programas de melhoria contínua. Métodos como ciclo PDCA e Seis Sigma, além de filosofias como Kaizen, são aplicados com frequência, fazendo o negócio avançar.

Disseminação de uma cultura de dados

Nos últimos anos, a ideia de uma gestão orientada por dados (data-driven) ganhou muito destaque no mundo dos negócios. Hoje, gestores sabem que não podem contar apenas com o feeling. Precisam de métricas e indicadores de desempenho, entre outros dados.

Para a introdução de uma cultura que valorize dados, o setor de qualidade é quase crucial. Ele é o principal responsável por mensurar processos, bens e serviços, munindo-se de dados que ofereçam uma visão precisa. Assim, ajuda a orientar o negócio por meio de dados.

Aumento da agilidade diária

Há muitos itens que influenciam negativamente a agilidade com a qual as coisas são feitas no expediente. A presença de erros (que exigem refação), equipes mal-treinadas e processos disfuncionais são apenas alguns exemplos, talvez os mais frequentes.

O setor de qualidade ajuda a combatê-los. Ele garante que existam menos falhas, que os times de trabalho sejam capacitadas e que o fluxo diário de processos seja planejado. Desse modo, a empresa ganha agilidade na execução das suas rotinas de trabalho.

Como tudo isso garante um negócio mais competitivo?

A competitividade de uma empresa não costuma depender de grandes “jogadas”, como o lançamento de produtos disruptivos ou a reformulação do modelo de negócio. Depende, na verdade, de pessoas, processos e produtos melhores – e aí entra o setor de qualidade.

Seu objetivo é fazer pequenas “jogadas” capazes de fazer a empresa progredir, tornando-se cada vez mais ágil, precisa, rentável e resiliente. É exatamente isso que, no final das contas, resulta em algo maior e comumente desejado: a competitividade.

Empresas que desenvolvem um setor de qualidade proeminente conseguem superar seus competidores, gerar mais rentabilidade aos seus investidores, oferecer melhores empregos aos seus colaboradores e ótimos produtos aos clientes finais. Ou seja, todos ganham.

Veja, agora você está por dentro do assunto, entende o que é setor de qualidade de uma empresa, quais suas atribuições e por qual motivo é importante tê-lo. Lembre-se sempre: investir em qualidade pode tornar sua empresa mais competitiva, permitindo-a superar seus competidores e promover benefícios adicionais às partes interessadas no negócio.

Gostou do nosso artigo, não é mesmo? Aproveite, então, para deixar seus amigos por dentro do assunto e disseminar este conhecimento. Compartilhe nosso post em suas redes sociais!

Posts relacionados