Quais são os princípios da qualidade total e como implementá-los?

6 minutos para ler

A cada dia que passa, o mercado fica mais exigente quando o assunto é capacitação profissional, não é mesmo? A demanda por colaboradores que tenham capacidades aprofundadas em determinados assuntos é bastante frequente, principalmente quando se trata dos requisitos de qualidade.

Por isso, é essencial estar por dentro dos assuntos e temas importantes dessa área. Um dos conceitos fundamentais desse nicho de mercado são os princípios da qualidade total e é sobre eles que falaremos neste artigo.

Quer saber mais sobre o assunto e entender tudo sobre como esses princípios se relacionam com o dia a dia da sua empresa? Então, acompanhe a leitura!

O que é qualidade total?

Antes de introduzir o conceito de qualidade total, é importante falarmos sobre o significado da palavra “qualidade”. De acordo com o dicionário da língua portuguesa, o termo significa “grau negativo ou positivo de excelência”. Entretanto, no mundo dos negócios, essa palavra tem uma definição um pouco diferente.

Em curtas palavras, no mundo empresarial, o termo qualidade representa o atendimento irrestrito a todas as necessidades dos clientes ou a satisfação completa das suas demandas. Para alcançar esse nível de satisfação, é essencial que as empresas invistam em modelos de gestão focados em melhoria contínua dos seus processos.

Nesse sentido, a qualidade total é uma ferramenta que consiste na ideia de que a verdadeira excelência só pode ser alcançada por meio de um trabalho em conjunto, em que todos os agentes envolvidos no processo de produção estejam satisfeitos.

A qualidade total não se limita à própria empresa, mas também, estende-se à excelência e à satisfação de todos os envolvidos com seu negócio, desde parceiros, colaboradores e fornecedores até os próprios clientes.

Quais são os princípios da qualidade total?

Os princípios da qualidade total são os pilares da estratégia de gestão orientada a desenvolver a consistência e a melhoria contínua em todos os processos dentro da empresa. Veja quais são eles.

Satisfação total dos clientes

O foco principal da empresa é desenvolver a satisfação total dos seus clientes. Basicamente, isso consiste em prever as necessidades e buscar superar as expectativas dos seus consumidores.

Além disso, a qualidade total também busca assegurar a satisfação de todos os outros players envolvidos nos processos, como parceiros, fornecedores e empregados.

Gerência participativa

Dentro da empresa, é necessário desenvolver a cultura da participação e do repasse de informações aos colaboradores. A participação coletiva fortalece o relacionamento interno, criando laços corporativos e gerando sinergia entre todos os agentes participantes dos processos.

Constância de propósitos

Mudar os valores de um negócio é um processo que leva tempo. Mesmo que de forma gradual, os propósitos devem ser sempre reforçados e estimulados em sua prática, até que a mudança se torne consistente o suficiente para ser definitiva.

Melhorias contínuas

As mudanças e evoluções ocorrem em um espaço curtíssimo de tempo. O que hoje é novidade, amanhã já pode estar defasado. Por isso, acompanhar e, até mesmo, antecipar esses avanços é uma maneira de assegurar o futuro da sua organização e encontrar novas oportunidades de negócios.

Desenvolvimento de RH

Um dos princípios da qualidade total é o desenvolvimento de RH com o objetivo de aprimorar o controle e as normas aos colaboradores, além de aperfeiçoar a supervisão dos funcionários.

Para alcançar esses objetivos, o desenvolvimento de RH é focado no aumento do espírito de colaboração e da iniciativa daqueles que participam de forma ativa do processo.

Delegação

Por mais que isso seja um desejo de muitos gestores, é impossível estar presente em todos os setores da empresa ao mesmo tempo e conseguir dar atenção suficiente para todos eles. Por isso, delegar e distribuir competências e tarefas é uma forma de se fazer presente em cada espaço do seu negócio.

Garantia de qualidade

Um dos princípios da qualidade total é o da garantia. Assegurar a qualidade com base em uma estrutura de pensamento sistêmico de processos exige que tudo esteja documentado de forma objetiva e clara, para que o caminho a ser percorrido seja explícito e compreensível a todos.

Não aceitação de erros

Para que a qualidade total seja alcançada dentro de uma empresa, é preciso adotar o princípio de não aceitação de falhas. Desde as tarefas mais simples até as mais complexas, a mentalidade e o padrão de desempenho dentro dos processos deve ser de “zero defeitos”.

Gerência de processos

Gerir processos é um conceito que, aliado aos demais princípios da qualidade total, reduz as barreiras internas entre setores da empresa. Isso torna o sistema mais eficiente como um todo ao melhorar a integração entre as áreas.

Disseminação de informações

Um dos princípios da qualidade total mais fundamentais é o da disseminação de informações. Em um ambiente saudável, onde todos estão satisfeitos, a transparência é o principal motor da engrenagem.

Por isso, todos devem entender com clareza o fluxo de informação dentro da empresa, além da missão, propósito, planos e objetivos.

Como implementar a qualidade total na sua empresa?

Os princípios da qualidade total são os pilares para a aplicação desse conceito dentro da sua empresa. Entretanto, para conseguir colocar essa ideia em prática, é preciso saber quais métodos se encaixam melhor no contexto do seu negócio.

Dentre os disponíveis, destacam-se as metodologias Scrum, Lean, Kanban e PDCA.

Qual é a importância de um gestor de qualidade na implementação dos princípios na empresa?

Aplicar os princípios da qualidade total na sua empresa exige conhecimentos específicos e aprofundados no assunto. Por isso, o gestor de qualidade é uma peça fundamental nessa engrenagem e só ele será capaz de implementar novas metodologias de maneira eficiente.

Ao longo deste artigo, você pôde notar que um produto ou serviço de qualidade é aquele que soluciona todos os problemas e necessidades de um cliente de forma simples, acessível, rápida e segura. Isso quer dizer, em outras palavras, que qualidade total é entregar um projeto sem defeitos, com baixo custo e total eficiência, de forma a satisfazer totalmente a demanda solicitada.

Assim, fica nítido que investir nos princípios de qualidade total é um caminho que toda empresa deve seguir, haja vista as constantes mudanças no cenário mercadológico e o crescimento constante da competitividade. Em um ambiente em que a concorrência está cada vez mais preparada, sobreviverão apenas os negócios mais adaptáveis e bem preparados.

O que achou do nosso artigo sobre os princípios de qualidade total? Gostou? Então, não perca tempo e confira agora o nosso post sobre as 6 características que todo gestor de qualidade deve ter!

Posts relacionados