5 lições de gestão para você aprender com o filme A Grande Aposta

7 minutos para ler

A vida imita a arte ou é o contrário? No caso do filme A Grande Aposta, foi a produção cinematográfica que se baseou em fatos reais, como a crise de 2008 do mercado financeiro, surgida nos Estados Unidos, devido a problemas com o mercado imobiliário. A produção explica, de forma didática, sobre investimentos e o que aconteceu no período.

Nesse sentido, o filme deixou algumas lições que podem ser aplicadas no mundo corporativo, como liderança e motivação. Como spoiler – revelação antecipada de fatos sobre o filme -, já adiantamos que muitas delas se relacionam a ensinamentos antigos dos investidores: tenha cautela e evite depositar todas as suas expectativas em uma única ação.

Então, está preparado ou preparada para entender mais sobre as 5 lições do filme A grande Aposta? Continue a leitura!

1. Com técnicas corretas, é possível identificar uma mudança da tendência

O mercado de investimento, normalmente e propositalmente, não utiliza linguagens comuns a todos. Então, é possível que os mais leigos saiam prejudicados por não entender os jargões utilizados.

Por isso, é fundamental, antes de entrar nesse universo e tomar qualquer decisão, aprender mais sobre a complexidade desses termos técnicos. Isso evita que você caia em armadilhas e tenha um maior entendimento do cenário.

O próprio filme A Grande Aposta facilita isso e introduz o telespectador mais leigo aos termos técnicos. Entre esses aprendizados, saber a importância dos fundamentos do investimento, sem deixar de lado as tendências, é fundamental.

Por exemplo, durante um mercado em tendência de alta – chamado de bull Market -, o principal ponto que é necessário ficar de olho são os lucros em curto prazo, e não os fundamentos. Afinal, enquanto ainda existir dinheiro para ser pago, o mercado não para.

Como prova disso, a crise da bolha da internet, em que houve a falência das empresas “ponto com”. Muitas pessoas sabiam que esses negócios não valiam milhões, já que estavam em situação de risco.

Por outro lado, as corporações que foram vendidas rapidamente tiveram de fechar a sua posição, já que o mercado seguiu a alta por muito tempo, antes da venda.

2. Reconhecer o erro e ouvir outras opiniões

Conforme mencionado, entender o universo do investimento é uma etapa essencial para que você tenha sucesso no meio. Isso inclui estudar e pesquisar bastante os números, termos técnicos e tendências.

Porém, isso não é suficiente. Você também precisa aprender a reconhecer quando comete erros e ouvir opinião de outras pessoas.

Em outras palavras, o mercado financeiro não é responsável por todos as falhas ocorridas. É preciso entender os problemas que esse setor pode causar, mas é necessário reconhecer, também, outros responsáveis. Por exemplo:

  • pessoas que fazem empréstimos em bancos sem realizar nenhum planejamento e sem ter meios suficientes para pagá-lo posteriormente;
  • indivíduos que compram títulos, sem entender, de fato, o que eles significam e os deveres que são acarretados junto a isso;
  • políticas monetárias do governo, que podem ser frouxas demais, a ponto de produzir uma bonança artificial.

Por essa razão, é preciso entender bastante sobre o assunto para diminuir cada vez mais as chances de erros. Preferencialmente, é recomendado contar com a opinião de outras pessoas, como profissionais e outros investidores mais experientes no mercado imobiliário.

3. Nunca montar uma posição sem saber qual será o prejuízo máximo

O tópico se assemelha ao que foi mencionado anteriormente: para entrar no universo do mercado imobiliário, é preciso saber qual será o prejuízo máximo, para que não se tome atitudes irrealistas e você não consiga arcar com as consequências depois.

Para isso, você deve colocar limites na parcela máxima do capital para realizar determinadas operações ou um prejuízo máximo permitido, o que fecha a posição, caso o mercado chegue a esse limite imposto. O melhor de tudo é que você pode contar com ambas as estratégias para diminuir suas chances de risco.

4. Não fique cego pelo crescimento e preste atenção aos detalhes

Lembra-se de quando falamos que o mercado costuma fazer uso de termos próprios do meio, que ajudam a confundir os mais leigos, o que pode ser bastante prejudicial? Pois bem.

No próprio filme, A Grande Aposta, o modelo das organizações dos investimentos e títulos cresceram a um ponto em que houve confusão, dificultando o entendimento do que de fato, estava sendo negociado.

Senso comum

Por essa razão, é comum que os mais leigos tomem decisões dentro do mercado imobiliário com base em achismos e no senso comum, já que decisões fora dessa lógica exigiriam um maior nível de entendimento sobre o assunto.

O mesmo tipo de situação ocorreu no filme, em que o senso comum apontava para o crescimento do mercado em longo prazo, o que tornava o investimento algo altamente seguro. Uma possível crise imobiliária ainda serviu como motivo de piada pelos personagens.

Mark Baum, um dos protagonistas do filme A Grande Aposta, interpretou essa extrema confiança como otimista demais. Por isso, a partir de estudos, foi contra o senso comum e apostou no caminho oposto ao do mercado.

Transparência das informações

Assim, seguir o senso comum e não ter acesso a detalhes do mercado dificulta a transparência nos fatos ocorridos no filme – e a mesma regra vale para negócios em geral. Afinal, é necessário entender quanto uma empresa vende, qual é o lucro, o valor das perdas, a produtividade de cada setor empresarial e demais informações importantes de uma companhia.

Nesse sentido, é fundamental ter acesso a ferramentas capazes de fornecer mais informações sobre os detalhes de uma empresa. Entre elas, softwares que evidenciam dados que não ficam visíveis em análises incompletas.

5. Equilibre as apostas para aumentar as chances de vitória

É fato que o mercado imobiliário envolve uma série de fatores e imprevistos podem acontecer com muita frequência. Assim, é preciso aprender a buscar o equilíbrio ao investir no seguro e apostar no arriscado – a chamada estratégia do halter.

No filme A Grande Aposta, o exemplo mostrado é um investimento de 80% em títulos que oferecem maior segurança: pouca oscilação e maior chance de retorno. Os 20% restantes são mais arriscados e fogem do senso comum, em que, se o mercado quebrar, o lucro pode ser muito alto.

Entender mais sobre o assunto a partir do filme A Grande Aposta é útil para gestão empresarial e os ensinamentos também podem ser aplicados no negócio. Afinal, também é preciso lidar com riscos, cálculos, estudos de tendências, conhecimento de termos técnicos, reconhecimento de erros etc. Então, para potencializar a sua gestão, tenha as lições do filme em mente e saiba adotar esses comportamentos fundamentais.

Gostou do nosso post? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar seus colegas e amigos a entender mais sobre o assunto!

Posts relacionados