Cadeias de fornecimento são multifacetadas e podem ser uma fonte notável de vantagem competitiva. Para melhorar a eficiência e a eficácia, as empresas precisam aperfeiçoar a previsibilidade, otimizar custos, minimizar o capital de giro, mitigar riscos e analisar dados.

As empresas que melhoram estrategicamente uma única área da cadeia de fornecimento criam um efeito cascata de vantagens operacionais. Se bem-sucedida e repleta de recursos, ajuda as empresas a economizarem dinheiro – com tempo de entrega mais rápido, menor tempo de processamento da fábrica e melhor gerenciamento de estoque.

Quer entender como isso funciona na prática? Acompanhe o artigo a seguir!

Como uma cadeia de fornecimento pode ser considerada eficiente?

A eficiência da cadeia de fornecimento é o principal padrão de desempenho de uma organização. Ela mede a proporção do trabalho realizado em um processo e se ele está usando as melhores práticas e aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.

Vale ressaltar que sua eficiência nem sempre garante a eficácia. Uma cadeia de fornecimento pode reduzir os custos de maneira eficiente, mas se o consumidor final não estiver satisfeito com o produto, é ineficaz. Para ser eficaz, ele deve focar no resultado e nos padrões externos.

Quando bem construídas, as cadeias de fornecimento melhoram as margens, suportam a expansão, impulsionam experiências positivas do consumidor e reduzem os custos operacionais. Determinar a melhor maneira de mover um produto até seu destino leva em consideração a otimização do processamento de pedidos, procedimentos de recebimento, programações de saída e logística reversa.

Quais as vantagens de uma cadeia de fornecimento bem gerenciada?

O gerenciamento da cadeia de fornecimento evoluiu da otimização manual, logística e mecanizada para integração e coordenação modernas, digitais e automatizadas de todos os elementos que fazem parte dela.

Ela desempenha um papel vital na abordagem da crescente complexidade das atuais cadeias de fornecimento globais. Primeiramente, facilita e otimiza o fluxo de produtos, informações e finanças, permitindo que as empresas criem melhor valor de relacionamento e melhorem a eficiência geral dos negócios.

Mas, para realizar plenamente os benefícios potenciais desse gerenciamento, as empresas devem adotar uma abordagem baseada em dados, porque eles são o elemento fundamental em todas as cadeias de suprimentos.

O gerenciamento orientado por dados permite mais vantagens competitivas, como a integração perfeita de elementos de negócios, a abordagem de esquema em leitura para o gerenciamento de dados da cadeia de suprimentos e a transparência de dados em tempo real.

Evolução do gerenciamento da cadeia de fornecimento

Antes da década de 1960, o aprimoramento da logística, a mecanização e a maximização do espaço de armazenamento eram o foco da facilitação da cadeia de fornecimento. O gerenciamento de informações era altamente manual, enquanto o transporte de cargas era intermodal.

Mas, naquela década, os caminhões acabaram se tornando o principal contêiner, em especial para mercadorias dependentes do tempo. Essa tendência resultou na conceituação da distribuição física para facilitar uma confluência efetiva de transporte de cargas, armazenamento e manuseio de materiais. O gerenciamento de dados da cadeia de fornecimento, no entanto, permaneceu altamente baseado em papel.

Na década de 1970, a informatização dos dados começou. Uma década depois, os planejadores da cadeia de fornecimento tinham acesso a computadores pessoais, o que lhes permitia otimizações e inovações logísticas.

A partir da década de 1990, a ascensão da internet e outros avanços tecnológicos levaram a uma mudança radical na gestão das redes da cadeia de fornecimento. As empresas se interessaram pelo gerenciamento dessas operações e começaram a investir em soluções para seu gerenciamento, como Enterprise Resource Planning (ERP) para quebrar silos de informações, garantir a precisão e disponibilidade dos dados e integrar todas as funções.

Complexidade crescente da cadeia de fornecimento

Hoje, as empresas estão modernizando e digitalizando sua rede de supply chain a fim de operar competitivamente no limite. Essa atualização requer um conjunto abrangente de estratégias que vão além do simples aprimoramento e mecanização da logística, para que as empresas consigam superar os problemas prementes atualmente.

Os desafios da cadeia de fornecimento tornaram-se mais desgastantes devido às demandas variáveis ​​e imprevisíveis dos clientes atuais.

Tomemos, por exemplo, os desafios na área da saúde. A maioria dos líderes da cadeia de fornecimento diz que seu principal desafio é a demanda dos clientes por tempo de resposta mais rápidos, seguida pela contratação e retenção de mão de obra qualificada, demanda dos clientes por custos/preços reduzidos, aumento da intensidade competitiva e aumento das expectativas de atendimento ao cliente.

Como fazer um bom gerenciamento da cadeia de fornecimento?

Aqui estão algumas maneiras de capacitar sua força de trabalho, fornecedores, clientes e consumidores para criar uma cadeia de fornecimento mais eficiente.

Comunique-se com eficiência

Assumir um compromisso com reuniões semanais de grande porte e reuniões diárias de força-tarefa dá à sua equipe uma oportunidade para abordar antecipadamente as próximas situações de logística. Realizar reuniões presenciais sempre que possível pode evitar falhas de comunicação e visões vagas.

Treine sua força de trabalho de forma abrangente

Um programa de treinamento deve ensinar seus profissionais mais do que simplesmente quais tarefas diárias eles devem executar. Aproveite a oportunidade para compartilhar o plano abrangente da sua empresa para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Ensine-os sobre a importância do atendimento ao cliente interno e externo.

Dê à sua força de trabalho um incentivo para agir de acordo com a visão, a missão e os valores do seu negócio. Compartilhar isso conduzirá uma organização bem-sucedida, criando metas alinhadas e, ao mesmo tempo, melhorando a produtividade da cadeia de suprimentos.

Aumente o compartilhamento de informações e a visibilidade

Torne seus processos de logística mais transparentes para sua força de trabalho e seus clientes. Elimine planilhas lentas e não confiáveis para fornecer informações. Compartilhe as informações mais atualizadas por meio de soluções tecnológicas atuais.

Outras formas de aumentar o compartilhamento de informações incluem o aproveitamento da análise de big data disponível para você, a análise das métricas da cadeia de fornecimento regularmente e envolvimento dos funcionários na detecção de ineficiências no sistema. Ao informar sua força de trabalho e seus clientes, você cria oportunidades de inovação.

Analise as informações para atender às necessidades do cliente

Estenda a crença de que as cadeias de suprimentos começam no armazém e terminam em uma loja, porque todos os produtos enviados por sua cadeia de suprimentos acabam alcançando um usuário final. Analise os dados de transporte para informar melhor seu cliente sobre tendências e oportunidades.

Nutra a inovação em parceria

Os gerentes da cadeia de suprimentos devem avaliar quais fornecedores têm recursos que podem ser utilizados para ajudar a produzir inovações em produtos, serviços ou estratégias de entrada no mercado.

Eles devem desempenhar um papel fundamental, tornando-se menos um executor e mais um facilitador de processo. Buscar oportunidades para melhorar os processos atuais, aproveitando as capacidades do fornecedor, capacita ambas as partes, beneficiando o consumidor final.

Se você quer ter certeza de que sua empresa não estará apenas sobrevivendo, mas prosperando nos próximos cinco anos e além, sua cadeia de fornecimento deve estar no centro da atenção da gerência.

Desenvolver uma cadeia de fornecimento de primeira classe não é tarefa fácil e leva tempo. Vale a pena investir tempo e recursos, mesmo que seja necessário complementar as habilidades de sua organização com as de especialistas externos para abordar alguns dos problemas e desafios da área.

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