Quais as características de um líder do futuro?

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O cargo de liderança é uma das principais posições dentro da empresa. Contudo, em um mundo com mudanças tão acentuadas, o perfil do líder continuará sendo o mesmo? Provavelmente, não. Exatamente por isso, é preciso conhecer as características do líder do futuro.

Pense no líder do futuro como a pessoa (não necessariamente o chefe) capaz de lidar com as novas “regras do jogo”, como o maior dinamismo do mercado e a transformação digital, sem deixar de orientar outras pessoas e indicar o melhor caminho a ser seguido.

Pensando na importância do assunto, criamos um artigo completo para você. Esclarecemos quais as características de um líder do futuro e como desenvolvê-las. Boa leitura!

Liderança pelo exemplo diário

Uma das características mais importantes de um líder é o exemplo. O puro e simples exemplo. Será cada vez mais difícil direcionar pessoas com base apenas no poder posicional, que decorre do cargo. Então, a autoridade, que vem do exemplo dado no dia a dia, ganhará destaque.

Para ser exemplo, primeiro, o líder precisa ter cuidado com o famoso problema do falar-fazer. Líderes que falam uma coisa e fazem outra passam uma mensagem negativa, do tipo “faça o que eu falo, não o que eu faço”. Esse tipo de incompetência não cabe ao líder do futuro.

Ainda nesse sentido, o líder do futuro precisará ter o chamado skin in the game, termo usado para indicar pessoas que realmente fazem e não ficam apenas na teoria. Sendo assim, será cada vez mais importante colocar a “mão na massa” e, com a equipe, entregar resultados.

Tomada de decisões com base em dados

É difícil dizer algo sobre o futuro, mas ele provavelmente será mais competitivo que hoje. Isso significa que não existirá muita margem para erros grosseiros, tornando-se necessário tomar decisões rápidas e precisas. Para tal fim, será crucial saber analisar dados.

Também chamada de data-driven management, a gestão orientada por dados baseia-se em três pilares: a coleta, a organização e a análise de dados. Assim, o líder passa a contar menos com o seu feeling (intuição) e mais com evidências, o que mitiga sua margem de erros.

Há muitos benefícios na decisão com dados. Em última análise, o sucesso da organização depende das pequenas decisões diárias. Portanto, se elas forem otimizadas, o desempenho da empresa será superior. Então, cabe ao líder analisar e decidir a partir dos dados.

Capacidade de gestão das mudanças

O mundo tem passado por mudanças rápidas. Em indústrias mais avançadas, como as de tecnologia, alguns produtos são completamente substituídos em apenas alguns meses. No futuro, a tendência é que a velocidade das mudanças seja mais frenética.

Para lidar com mudanças rápidas e acentuadas, o líder do futuro precisará saber gerenciar mudanças. Significa saber organizar os vários recursos materiais e orientar as pessoas para que a transição desejada seja feita com o mínimo de desperdício possível.

Na gestão da mudança, três outras habilidades ganham destaque: i) a competência em definir metas; ii) a habilidade em comunicar-se bem e iii) a disposição em dar suporte às outras pessoas, sobretudo, àquelas com mais dificuldade em mudar.

Elevada inteligência emocional

Veja que, até aqui, termos como competitividade, mudança e velocidade foram usados repetidas vezes. Todos eles denotam um mundo mais acelerado, que exige uma inteligência adicional: a emocional. Logo, primeiro, será preciso liderar muito bem com as emoções.

A inteligência emocional ficou conhecida pelos trabalhos de Daniel Goleman, psicólogo norte-americano. Resumidamente, ela diz respeito ao quanto uma pessoa é boa em lidar com suas emoções, automotivar-se e se relacionar socialmente com outras pessoas.

Para desenvolver a inteligência emocional, o líder precisa trabalhar 5 pilares, sendo eles: empatia, autogestão, autoconhecimento, motivação própria e habilidades sociais. Com isso, pode progredir no quesito emocional e lidar melhor com a volatilidade do futuro.

Visão sistêmica das coisas

Todas as pessoas estão inseridas em grupos, que estão inseridos em organizações, que estão inseridas em economias regionais, nacionais e até mundiais. Em outras palavras, pessoas e empresas fazem parte de sistemas gigantescos, que precisam ser considerados.

Exatamente por isso, a visão sistêmica é uma importante característica para o líder do futuro. Não basta que ele veja uma parte, precisa ver o todo. Analisar o cenário mais amplo que está à sua frente e antecipar a repercussão das suas decisões em todo o sistema.

A criação da visão sistêmica é um exercício diário. É interessante estudar um pouco mais de economia, política e administração, depois analisar como todas essas “peças” se unem na prática. Assim, fica mais fácil notar que tudo é, na verdade, um único sistema.

Habilidade de gerenciar com pessoas

É muito fácil notar que aquela ideia rígida de estrutura organizacional, com hierarquias acentuadas e jargões do tipo “manda quem pode, obedece quem tem juízo” está em decadência. Pessoas talentosas não querem atuar neste tipo de empresa, nem com esse tipo de líder.

Exatamente por isso, a habilidade de gerenciar com pessoas (e não gerenciar pessoas, que fique claro) é outra importante característica do líder do futuro. Ele deve ser proficiente em delegar tarefas, ouvir, oferecer feedbacks e resolver problemas de maneira colaborativa.

Na medida em que isso é bem-feito, o líder torna-se capaz de criar um melhor local de trabalho, assim como atrair e reter os profissionais mais talentosos. Isso é benéfico para o time, além de vantajoso para a empresa. Logo, é uma habilidade que beneficia a todos.

Humildade para aprender continuamente

Em um cenário de alta transformação, uma das habilidades mais importantes ao líder do futuro é a humildade para aprender, desaprender e reaprender. Isto é, aprender de maneira contínua e constante. Sem isso, é possível que suas competências logo fiquem defasadas.

Felizmente, existem muitos canais úteis ao aprendizado profissional. De livros e documentários até cursos e programas gerenciais cuidadosamente desenvolvidos. Todos, juntos, podem ser úteis para que o líder “afie-se” diariamente, aprimorando suas entregas.

Veja, agora você está por dentro do assunto e entende quais são as características do líder do futuro. Lembre-se sempre que estamos diante de grandes mudanças, o mundo está ficando mais competitivo. Portanto, competências como liderar pelo exemplo, aprender sempre e liderar com pessoas, entre outras citadas, podem determinar o êxito do líder e da empresa.

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