Livros para gestor de qualidade: conheça os 8 melhores aqui!

7 minutos para ler

Todo gestor deve ter a leitura como companheira de jornada e uma das ferramentas essenciais de aprendizado e desenvolvimento. Os livros para gestor de qualidade dão suporte ao planejamento e auxiliam no exercício da liderança de pessoas e processos.

A literatura é o passaporte para uma carreira de sucesso, pois ajuda na construção da identidade profissional referenciando um conjunto de atributos necessários para uma administração eficiente. Cabe ao leitor filtrar o conteúdo e aplicar de acordo com o perfil da empresa e dos funcionários.

Neste post você conhecerá os oito melhores livros para gestores, as características de cada um e como eles podem influenciar positivamente na implementação e no controle de programas e sistemas de qualidade!

Por que os livros são tão importantes para um gestor?

Profissionais com formação de nível técnico ou superior costumam carecer de amparo para desenvolver as habilidades e competências que um líder deve ter para realizar uma gestão eficiente. Isso acontece porque nem sempre se aprende essas questões na escola, por exemplo.

Considerando seu interesse em aprimorar ainda mais os conhecimentos e melhorar seu potencial de gestão, selecionamos uma lista com oito livros extremamente relevantes para qualquer gestor de qualidade. Confira!

1. Não tenha medo de ser chefe – Bruce Tulgan

A hierarquia pode assustar um pouco se você ainda não estiver acostumado com um cargo de chefia. É normal sentir certa intimidação diante de um time de liderados cheios de anseios e expectativas diferentes.

O livro aborda a relação entre líder e liderados, trazendo dicas de como se posicionar no dia a dia para imprimir autoridade sem autoritarismo. O foco é nos resultados e na construção de um ambiente amistoso.

Com relatos de casos e acontecimentos reais, o texto mostra como o líder deve se comportar. Além disso, entra em cena o papel que ele precisa exercer dentro da organização para sustentar a equipe, servindo como referência sempre que necessário.

2. O livro de ouro da liderança – John C. Maxwell

Caso deseje iniciar um curso de liderança e ao mesmo tempo desfrutar uma leitura dinâmica, esse livro é obrigatória na sua cabeceira durante bastante tempo. O autor aborda inúmeras questões sobre liderança de forma simples, interativa e prática.

A cada página, você é convidado a refletir a respeito da conduta de um gestor e de todos os resultados alcançados sob seu comando. Baseado nas vivências da carreira de John C. Maxwell como líder, as palavras dele resumem exatamente a preciosidade da obra:

“Passei minha vida inteira reunindo essas riquezas de sabedoria. Imagino cada capítulo deste livro como uma pepita de ouro. Nas mãos das pessoas apropriadas, essas riquezas agregarão um enorme valor à capacidade de liderança”.

3. Execução: a disciplina para atingir resultados – Larry Bossidy e Ram Charan

Não espere por uma fórmula mágica para fazer valer a liderança, conquistar a todos de uma só vez ou obter os mais invejáveis resultados. A liderança é um exercício contínuo da união de processos, pessoas e um bom planejamento.

Envolver a equipe, promover diálogos transparentes, lançar metas alcançáveis e acompanhar o desempenho – individual e conjunto – são temas desse livro que fortalecem o papel da liderança para direcionar projetos e times de maneira clara e objetiva.

Para os autores, planejar figura como atitude essencial no rumo do sucesso. Entretanto, a execução desempenha papel ainda mais importante para cumprir o ciclo proposto dentro dos projetos e elevar a empresa a um patamar diferenciado no mercado.

4. Rápido e devagar – duas formas de pensar – Daniel Kahneman

As decisões são pautadas em um tipo de fundamento que faça sentido para o líder mesmo que não seja o mais adequado no momento. Explica-se: a mente humana capta as informações e elabora respostas instintivas e instantâneas.

Para Daniel Kahneman, existem dois tipos mentais diferentes, que detalhamos a seguir sob a ótica da liderança. Veja.

Intuitivo

A mente de um líder intuitivo produz respostas e soluções rápidas para os problemas, com forte tendência à impulsividade. Geralmente, mantém a equipe em movimento e motiva a uma ação rápida e objetiva.

Racional

Por outro lado, o líder racional é analítico, ponderado e prudente, com um tempo de resposta e de procedimentos diferentes. As decisões são tomadas depois de muita observação e consideração sobre o que pode dar errado e como reverter a situação.

A ideia do livro consiste em traçar um paralelo entre as duas formas e pensar a respeito do funcionamento delas. O autor chama a atenção para os aspectos positivos e apresenta exemplos práticos sobre as decisões tomadas no mundo empresarial.

5. Bom chefe, mau chefe – Robert Sutton

Se você deseja ser um bom chefe e líder, precisa aprender primeiro a respeito das atitudes e condutas do mau profissional. O de qualidade mantém a harmonia da equipe e do ambiente, envolvendo todos em uma atmosfera colaborativa e de conquista global.

De modo divertido, o autor cria exemplos posturais, baseado em pesquisas, para apresentar as características positivas e negativas dos chefes. Assim, dá ao leitor a livre escolha do tipo de liderança que busca aplicar no trabalho.

A cada página virada, você reflete e se pergunta que estilo de chefe é atualmente e como quer, de fato, ser para a sua equipe. São abordados também os resultados esperados com a liderança exercida sobre as pessoas que trabalham sob o seu comando.

6. Gestão da qualidade: teoria e prática – Edson Pacheco Paladini

A gestão da qualidade enfrenta desafios diários no caminho de construção de diálogos saudáveis. Isso costuma valer para qualquer empresa que favoreça a implantação de ferramentas consideradas essenciais para o próprio desenvolvimento econômico e sustentável.

Inovações e mudanças de cultura organizacional influenciam a criação de estratégias para executar um processo de gestão eficaz. O objetivo desse livro é fortalecer referências, conceitos e a estrutura da gestão da qualidade para dar suporte à atuação da empresa no mercado.

7. Ações para a qualidade – Marcus Vinicius Rodrigues

Aqui, trata-se da apresentação da metodologia de Gestão Integrada para a Qualidade (GEIC) e de todas as estratégias que suportam a operação para atingir resultados cada vez mais eficientes e positivos.

Baseado em outra importante metodologia – Seis Sigma, a ideia central do livro consiste em fundamentar os conhecimentos científicos aplicados conforme estratégias, estruturas, comportamentos e operação.

8. O futuro chegou: modelos de vida para uma sociedade desorientada – Domenico De Masi

Essa é uma obra de reflexão aprofundada sobre a economia brasileira, o comportamento do consumidor da atualidade e a relação que se estabelece nesse cenário.

Há um movimento crescente de redescoberta da essência da liderança e do poder de influência exercido com respeito ao outro. As perspectivas para o futuro estão conectadas ao passado e sendo moldadas pelo presente.

O volume de informações produzido a uma velocidade desconcertante faz com que a sociedade se perca em meio a tanto conteúdo sem saber ao certo o que fazer com ele.

Sendo assim, cabe ao gestor e líder adotar uma postura à frente do tempo e organizar a percepção e o comportamento de todos. Tudo isso deve prezar pela qualidade de vida e pela adequação de processos capazes de contribuir para o sucesso de um projeto.

E aí, percebeu como os livros complementam os estudos e fornecem embasamento teórico para aplicação no dia a dia? Alguns autores, pela autoridade e domínio dos assuntos, são referência no mercado e influenciam muitos gestores em seus modos de exercer a liderança, o que vale cada página de leitura.

Se gostou do post com os oito melhores livros para gestor de qualidade, aproveite a visita ao blog e assine a nossa newsletter para receber atualizações via e-mail!

Posts relacionados