O esforço pela excelência empresarial faz parte do cotidiano de toda organização que pretende impulsionar os negócios, ampliar a lucratividade e ganhar competitividade no mercado em que atua.

Pontos como o fortalecimento da cultura corporativa, a criação de um plano estratégico, a definição de indicadores de desempenho e a adesão a ferramentas adequadas são fundamentais para colocar esse objetivo em prática.

Aliado a esse processo, a organização precisa estabelecer o modelo de gestão que adotará e servirá como um guia para a conquista de todos os resultados positivos almejados. Esse modelo está diretamente relacionado a como a empresa trata a relação com funcionários e clientes e aos objetivos do negócio.

Neste artigo vamos explicar o que são os modelos de gestão, abordar os principais tipos existentes no mercado e dar dicas de como escolher o ideal para a sua empresa. Acompanhe!

Por que definir o modelo de gestão da empresa?

Um modelo de gestão é o conjunto de escolhas feitas pelos principais executivos de uma empresa sobre como definem objetivos, motivam esforços, coordenam atividades e alocam recursos. Em outras palavras, como eles definem o trabalho de gerenciamento.

Inspiradas por mudanças nas expectativas de seus funcionários, novas capacidades tecnológicas e as ofertas de concorrentes emergentes, algumas empresas estão descobrindo que um modelo de gestão diferenciado pode ser um dos principais impulsionadores de sua competitividade.

Para entender melhor sobre a importância da escolha do modelo de gestão, vale a pena destacar dois temas centrais dessa discussão:

  • um modelo de gestão envolve escolhas no nível mais fundamental sobre como a empresa será administrada. Essas escolhas moldam as práticas e os comportamentos específicos na empresa. Como esses princípios são invisíveis e raramente explicitados, muitas vezes desconhecemos os modelos de gerenciamento que estamos usando;
  • ao entender os princípios de gestão que operam dentro das empresas e as alternativas que existem, é possível fazer mudanças conscientes em nossos modelos de gestão que podem ser extremamente benéficos para a competitividade.

Quais os principais modelos de gestão?

A modelagem de negócios consiste em encontrar uma maneira sistemática de desvendar valor em longo prazo para uma organização e, ao mesmo tempo, fornecer produtos e serviços valiosos.

Um modelo de negócio não é apenas sobre como uma empresa ganha dinheiro, mas também o tipo de incentivo que ele é capaz de criar para seus usuários, as redes de valor que ele é capaz de explorar e as principais parcerias que uma empresa pode alavancar. Em suma, um modelo de negócios é uma estrutura holística para entender, definir e projetar seus negócios no mercado.

Confira, a seguir, alguns dos principais modelos existentes no mercado.

Democrática

Como o próprio nome sugere, um estilo de gestão democrática convida os colaboradores a se envolverem na tomada de decisões. A administração democrática envolve ampla comunicação de gerentes e funcionários.

Esse estilo de gerenciamento pode ser particularmente útil quando várias habilidades especializadas são necessárias para concluir um projeto. Como todos têm a chance de participar e trocar ideias, as pessoas podem mostrar suas especialidades e aumentar o resultado do projeto desde a concepção até a conclusão.

A administração democrática só pode ser bem-sucedida quando os processos de tomada de decisão são simplificados e gerenciados adequadamente.

Meritocrática

No modelo meritocrático, as decisões são tomadas escolhendo as melhores ideias, independentemente de quem as criou.

Os proprietários ou gerentes da empresa ainda tomam as decisões finais, mas escolhem as melhores ideias depois de ouvir o que todos têm a dizer. A meritocracia também fornece um caminho claro para o topo para aqueles que consistentemente propõem boas ideias que são adotadas e se mostram lucrativas. Com base no mérito de suas ideias, essas pessoas ganham respeito e são promovidas a posições de maior responsabilidade e poder de decisão.

Por outro lado, uma das fragilidades deste modelo é que ele cria um ambiente extremamente competitivo em que nem todos profissionais conseguem se adaptar de forma positiva.

Nos negócios, o conceito de recompensar os indivíduos com base em sua influência ainda é relativamente novo, então, para que este modelo seja bem-sucedido na organização é essencial capacitar as lideranças, fortalecer a cultura da empresa e, principalmente, incentivar os profissionais a ouvir.

Cadeia de Valor

Uma cadeia de valor é um modelo de negócios que descreve toda a gama de atividades necessárias para criar um produto ou serviço. Para as empresas que produzem bens, uma cadeia de valor compreende as etapas que envolvem levar um produto desde a concepção até a distribuição e tudo o mais – como a aquisição de matérias-primas, funções de fabricação e atividades de marketing.

Uma empresa realiza uma análise da cadeia de valor avaliando os procedimentos detalhados envolvidos em cada etapa de seus negócios. O objetivo das análises da cadeia de valor é aumentar a eficiência da produção para que uma empresa possa fornecer o valor máximo pelo menor custo possível.

Ciclo de Inovação

Este modelo está focado em acelerar o processo de inovação dentro da organização. Logo, o grande benefício dele está no aumento da competitividade, já que as chances de a organização se manter à frente dos concorrentes é maior.

A inovação do modelo de negócios é provavelmente o mais desafiador dos tipos de inovação, pois provavelmente apresentará uma organização com requisitos importantes para a mudança.

Muitas vezes, os próprios recursos ou processos que foram otimizados para tornar uma empresa bem-sucedida e lucrativa se tornarão os alvos de transformação. Em alguns casos, essas alterações podem ameaçar elementos da identidade da empresa e entrar em conflito com as expectativas ou promessas da marca.

Foco em processos

No modelo de gestão com foco em processos, o foco está nos métodos criados pela equipe na realização das tarefas.

As empresas que são orientadas pelo processo de negócios favorecem estruturas que permitem interação entre funções, como em organizações matriciais. Como o foco está nas atividades que compõem um processo específico, essas empresas têm um bom desempenho no alcance de metas com base no trabalho realizado.

Em empresas que são orientadas a processos, o gerenciamento atribui metas em termos de trabalho a ser feito. O planejamento é focado em atividades que compõem um processo. Departamentos trabalham juntos para alcançar objetivos comuns e realizar o trabalho.

Modelo de Excelência em Gestão®

Esse modelo trabalha por meio da melhoria contínua de todos os processos de uma empresa, exercendo o aprendizado de forma constante. Em outras palavras, ele é considerado como um modelo sistêmico de gestão empresarial.

O objetivo principal é incentivar que a organização disponha de resultados e soluções para os desafios por meio de uma gestão planejada e competitiva.

Uma das grandes vantagens do Modelo de Excelência em Gestão® é que ele não determina ferramentas, estruturas ou formas de administrar o negócio. Ele apenas funciona como um impulsionador, estimulando que a organização realize um estudo interno – e também externo – na busca por um diagnóstico e por soluções para as necessidades do negócio.

Nesse sentido, cada organização desenvolve uma forma de gestão de acordo com o perfil do negócio e com a cadeia de valor dela.

Como escolher o modelo de gestão ideal para a empresa?

Não há um melhor modelo de gestão e não há um conjunto específico de princípios que precise ser substituído por um novo. Em vez disso, há escolhas a serem feitas e as mais apropriadas dependem de uma série de fatores circunstanciais e competitivos. As empresas que geram vantagem competitiva fora dos modelos de gestão são aquelas que fazem escolhas conscientes e distintas sobre quais princípios seguir.

Além de escolher o modelo de gestão mais apropriado para a sua empresa, é importante saber medir o resultado dessas ações. Baixe agora o nosso e-book e aprenda como definir e utilizar os indicadores de desempenho!

Escreva um comentário

Share This