Sabemos que a ética, em sua essência, está ligada aos juízos morais sobre o que é certo e o que é errado. Manter boas práticas e uma forte ética nos negócios, principalmente nos tempos atuais, deve ser uma consideração-chave para todas as organizações, seja qual for o tamanho, por várias razões.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da ética nos negócios e ensiná-lo a lidar com essa questão no ambiente corporativo. Confira!

A importância da ética para as organizações

Por definição, ética empresarial são os princípios morais que funcionam como diretrizes para o modo como uma empresa se conduz e suas transações. De muitas maneiras, as mesmas diretrizes que os indivíduos usam para se comportarem de maneira aceitável – em cenários pessoais e profissionais – também se aplicam às empresas.

As condutas éticas e a responsabilidade social corporativa podem trazer benefícios consideráveis para um negócio, como:

  • atrair clientes para os produtos da empresa, aumentando assim o valor da marca, as vendas e os lucros;
  • fazer com que os funcionários desejem permanecer na empresa;
  • reduzir a rotatividade de mão de obra e, portanto, aumentar a produtividade;
  • atrair mais funcionários que querem trabalhar para o negócio;
  • reduzir os custos de recrutamento e permitir que a empresa obtenha os funcionários mais talentosos;
  • trazer investidores e manter o preço das ações da empresa alto, protegendo assim os negócios da aquisição.

De que forma a ética pode ser apresentada nos negócios

A ética corporativa não apenas fala sobre o código de conduta no local de trabalho, mas também com os clientes e demais partes interessadas. Empresas que apresentam informações reais, respeitam a todos e aderem completamente às regras e regulamentos – não só internos, mas também os relacionados a convenções externas – são reconhecidas por elevados padrões éticos.

Em outras palavras, a ética empresarial implica conduzir os negócios de maneira benéfica aos interesses sociais e comerciais.

Ética na liderança

A equipe de gerenciamento define o tom de como toda a empresa funciona no dia a dia. Quando a filosofia de gestão predominante é baseada em práticas e comportamentos éticos, os líderes dentro de uma organização podem direcionar os funcionários pelo exemplo e guiá-los na tomada de decisões, que não são apenas benéficas para eles como indivíduos, mas também para a organização como um todo.

Construir sobre uma base de comportamento ético ajuda a criar efeitos positivos duradouros para uma empresa, incluindo a capacidade de atrair e reter indivíduos altamente talentosos, além de manter uma reputação positiva dentro da comunidade e no mercado.

Administrar uma empresa de maneira ética cria um vínculo mais forte entre os indivíduos da equipe de gerenciamento, criando ainda mais estabilidade dentro do negócio.

Ética dos funcionários

Quando a administração está liderando uma organização de maneira ética, os funcionários seguem esses passos e tomam decisões melhores em menos tempo, com a ética nos negócios como um princípio orientador – isso aumenta a produtividade e o moral geral das equipes.

Quando os funcionários concluem o trabalho de uma forma baseada na honestidade e na integridade, toda a organização se beneficia. Aqueles que trabalham para uma corporação que exige um alto padrão de ética nos negócios, em todas as facetas das operações, têm maior probabilidade de desempenhar suas funções em um nível mais alto. Também, estão mais inclinados a permanecer leais a essa organização.

Benefícios da ética para os negócios

A importância da ética nos negócios vai muito além da lealdade e moral dos funcionários ou da força de um vínculo da equipe de gestão. Tal como acontece com todas as iniciativas de negócios, a operação ética de uma empresa está diretamente relacionada à rentabilidade a curto e longo prazo.

A reputação de uma empresa na comunidade vizinha, outras empresas e investidores individuais é fundamental para determinar se uma organização é um investimento que vale a pena. Se uma empresa é percebida como não operando eticamente, os investidores estão menos inclinados a comprar ações ou apoiar suas operações.

As empresas têm cada vez mais um incentivo para serem éticas, pois a área de investimento socialmente responsável e ético continua crescendo. O número de investidores que buscam empresas as quais operam eticamente está levando mais negócios a levar essa questão mais a sério.

Com um comportamento ético consistente, surge uma imagem pública cada vez mais positiva e há poucas outras considerações importantes para potenciais investidores e acionistas atuais.

Além disso, existem benefícios específicos, como falaremos a seguir.

Cultura corporativa positiva

Uma organização que dedica recursos ao desenvolvimento de políticas e procedimentos que incentivam ações éticas constrói uma cultura corporativa positiva.

O moral dos membros da equipe melhora quando os funcionários se sentem protegidos contra a retaliação por crenças pessoais. Essas políticas incluem regras antidiscriminatórias, políticas de portas abertas e oportunidades iguais de crescimento.

Quando os funcionários se sentem bem em estar no trabalho, o sentimento geral na organização é mais positivo. Isso gera lealdade e produtividade organizacional, porque os funcionários se sentem bem em aparecer para o trabalho.

Confiança do consumidor

Uma organização pode perder a confiança do consumidor muito rapidamente com algumas revisões ruins on-line, por exemplo. As empresas precisam manter a lealdade do consumidor por meio de práticas éticas, que começam com métodos de publicidade justos e honestos e continuam durante todo o processo de vendas.

Uma área em que as organizações podem perder a confiança do consumidor é não honrar as garantias ou negativamente lidar com reclamações. É por isso que políticas consistentes e treinamento de funcionários são imperativos. As empresas devem orientá-los sobre como tratar os clientes de acordo com seus valores fundamentais.

Em resumo, para manter uma imagem positiva, as empresas devem estar comprometidas em operar em uma base ética nos negócios no que se refere ao tratamento dos funcionários, respeitando o ambiente circundante e as práticas de mercado justas em termos de preço e tratamento do consumidor. Hoje em dia, há de se levar em conta, ainda, as recentes legislações sobre o tema.

Lidar com as questões éticas no ambiente de negócios é um dos grandes desafios atuais para as empresas. Aproveite sua visita ao nosso blog para ler o artigo “Mundo VUCA: o que é e qual a influência na gestão das organizações?”

dia-do-cliente-lean-fnq

Escreva um comentário

Share This