Os gestores conseguem até identificar, no dia a dia, indícios de que a organização passa por dificuldades de gestão, mas, muitas vezes, hesitam em buscar auxílio externo. Então, como forma de possibilitar uma decisão nesse sentido, este texto aborda os principais diferenciais da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Ao longo do conteúdo, você conhecerá as atividades realizadas pela FNQ e seus efeitos para a melhoria do desempenho das empresas, além das vantagens em relação a outros serviços.

Sendo assim, continue a leitura para reunir todas as informações necessárias para uma decisão consciente e entender a importância de receber ajuda para implementar boas práticas de gestão no seu negócio.

O que faz a FNQ?

A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria dos fundamentos da gestão para excelência. A instituição, sem fins lucrativos, foi criada em 1991 por um grupo de 39 organizações públicas e privadas e sempre contribuiu para o aperfeiçoamento da gestão de empresas de todos os portes e segmentos.

Atualmente, já são mais de 260 filiados e 400 práticas de gestão cadastradas no portal da Fundação. Lá, os gestores não só têm acesso a conteúdos ricos, bem como formam uma rede de contato, compartilhando experiências e buscando solução para problemas comuns.

Nesse sentido, o objetivo da FNQ é auxiliar as empresas, de forma ampla, para que elas cumpram, e até superem, o desempenho esperado por seus idealizadores. Para tanto, a entidade se vale da plataforma Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).

Essa referência tem o potencial de aperfeiçoar os pontos críticos do negócio, como planejamento, metas, estratégias, processos, sistemas de indicadores, fortalecimento da cultura organizacional, capacidade de aprendizado e adequação do ambiente para inovação, entendimento do ecossistema e suas relações de interdependência, entre outros.

O que é o Modelo de Excelência da Gestão®?

O MEG é uma plataforma de gestão e como tal serve de referência para implementação de boas práticas em organizações. Seus diferenciais estão relacionados à flexibilidade e à adaptabilidade, além da aplicação da visão sistêmica.

Resumidamente, a primeira característica diz respeito ao fato de que a organização pode usar o modelo conforme sua conveniência, priorizando aspectos que lhe sejam mais úteis em cada momento, para chegar a uma proporção ótima, que promova maior qualidade e desempenho.

A segunda corresponde ao potencial de ajuste às necessidades específicas de cada empresa. Como mencionado, só no portal são mais de 400 práticas cadastradas, as quais solucionam problemas de diferentes ambientes internos e externos.

Por sua vez, a terceira corresponde à compreensão da atuação interdependente das diversas partes de uma empresa ou ecossistema, principalmente das relações estabelecidas e da influência de todas as unidades nos resultados do negócio.

Essa abordagem holística da gestão é baseada em padrões reconhecidos mundialmente. Para se ter uma ideia, o modelo segue o famoso ciclo PDCL:

  • Plan (Planejar);
  • Do (Executar);
  • Control (Controlar);
  • Learn (Aprender).

Sendo assim, a experimentação das práticas de gestão é estabelecida em um processo de constante aprendizado, de acordo com as particularidades de cada negócio. Com efeito, as repetições do ciclo levam à constante evolução do desempenho e da maturidade da gestão.

Quais são as principais atividades da FNQ?

Em um breve acesso ao portal da FNQ, os visitantes podem notar a ampla gama de soluções para melhoria da gestão. No entanto, ainda assim, é possível separar as principais atividades da instituição em 4 pilares. Veja!

Disseminação do MEG

Levar os fundamentos da excelência em gestão ao conhecimento das organizações públicas e privadas. Essa difusão da compreensão do MEG e de como ele pode ajudar as empresas é realizada por meio de palestras, núcleos de estudo, redes sociais, BLOG e, principalmente, acesso à base de dados da Fundação.

Capacitação e educação

A FNQ apresenta uma série de cursos técnicos e temáticos, workshops, palestras, em diferentes modalidades: presencial, in company, a distância, entre outras. Os conteúdos abarcam desde os conceitos fundamentais do MEG até temas específicos como Estruturação e melhoria de processos, Sistemas de indicadores, entre outros. Igualmente, ocorre a disponibilização de materiais ricos, como textos, vídeos, artigos, e-books, etc.

Diagnóstico e avaliação das empresas

Auxiliar as empresas a identificar, de forma ampla e sistêmica, as deficiências da organização e o que fazer para melhorar o desempenho e os resultados, em todos os aspectos. A partir daí, a FNQ acompanha e mensura as melhorias, validando os novos estágios de eficiência.

Isso ocorre, principalmente, por meio da Autoavaliação Assistida (AAA). Nesse diagnóstico, a organização tem o seu sistema de trabalho revisado sob a ótica dos fundamentos do MEG e o foco se dá na identificação de potenciais pontos de melhoria.

Devido à sua abordagem holística, todos os aspectos da gestão são contemplados. A FNQ recentemente introduziu um programa de certificação empresarial, cujo módulo pode ser acoplado à AAA, possibilitando que a organização receba a distinção ao superar um patamar mínimo de atendimento dos fundamentos.

Além disso, o terceiro pilar de atuação também compreende a participação no reconhecimento Melhores em Gestão®. Trata-se de outra forma de reconhecer e atribuir valor às marcas, avaliando e desafiando as empresas a atingirem maior maturidade na gestão.

Melhoria

O trabalho de diagnóstico e avaliação produz um feedback completo para a organização. A partir de então, a empresa recebe uma lista com os pontos que podem ser melhorados. Com base nesse feedback, a FNQ dispõe de soluções formatadas como mentoria, processo que pode auxiliar a implementação das medidas recomendadas.

Por que contratar a FNQ?

A FNQ traz uma visão moderna de gestão, alicerçada no novo MEG 21, e aporta às organizações conhecimento, ferramentas e processos relevantes para a construção de uma jornada de transformação, condição hoje imperativa para a perenidade. A busca da excelência, nestes tempos acelerados, requer constantes transformações.

Com base na sua plataforma aberta, nos seus especialistas altamente capacitados e no aprendizado de quem já ajudou centenas de organizações a encurtarem distâncias, inovarem de forma constante e consistente e, principalmente, elevarem o seu patamar de desempenho, a FNQ é uma alternativa que sua organização precisa considerar.

A FNQ comprovadamente auxilia as as organizações a gerar incrementos relevantes em diversos pontos-chave:

  • satisfação dos funcionários;
  • market share;
  • rentabilidade;
  • eficiência no uso de recursos;
  • satisfação dos clientes.

Isso ocorre muito em função do MEG, que cria um ciclo de evolução contínua nas organizações, com ganhos de produtividade e competitividade. Assim, os resultados são diretamente perceptíveis, não só em termos financeiros, mas em relação à satisfação de todo o ambiente de negócios.

Por fim, a contratação da FNQ pode significar, também, o acréscimo de valor à marca da empresa. Afinal, além das oportunidades de certificação e reconhecimento, a organização passa a integrar uma lista de filiados da qual  grandes empresas fazem parte.

Quais são os principais diferenciais da FNQ?

O principal diferencial da FNQ é a transferência de conhecimento, ou seja, a organização contratante não se torna dependente dos auxílios da consultora, mas aprende a caminhar com as próprias pernas. Isso é validado por três características do serviço.

Uso de plataforma aberta

O modelo utilizado é uma plataforma aberta mundialmente conhecida. Logo, sua construção é bastante ampla, com a contribuição de parceiros especializados em gestão no mundo inteiro. No Brasil, a FNQ mantém um núcleo técnico que congrega o conhecimento prático de destacados especialistas, profissionais de gestão, além de professores universitários e outros voluntários.

Ensino das práticas de gestão

Após participar do trabalho de diagnóstico e melhoria, a organização não ficará dependente disso. O conhecimento para gerar melhorias constantes nos processos de gestão é ensinado, além de estar acessível nos próprios materiais disponibilizados pela Fundação.

Formação de uma comunidade

A FNQ atua como ponte para troca de informações entre os gestores, especialmente em relação às boas práticas da área. Nesse sentido, a entidade filiada passa a integrar uma comunidade, podendo contatar as empresas que têm problemas ou contextos parecidos para, juntas, encontrarem respostas e soluções.

Sendo assim, além de desenvolver atividades relevantes (disseminação, capacitação, diagnóstico e melhoria), os diferenciais da FNQ estão relacionados ao compartilhamento e à possibilidade de agregar ao capital intelectual das organizações.

Ficou interessado? Para contratar os serviços, tirar dúvidas ou obter mais informações, entre em contato com a nossa equipe e adote práticas de excelência na sua empresa!

*Colaboração de Marcos Bardagi

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