Conheça 7 séries sobre gestão que você não pode deixar de assistir

6 minutos para ler

Todo bom gestor sabe que é necessário e fundamental se manter capacitado, participando de treinamentos, de eventos e lendo vários livros que possam ajudar a melhorar suas habilidades. Porém, além desses caminhos mais convencionais, é possível adquirir bastante conhecimento e, ao mesmo, se divertir, por meio das séries sobre gestão.

O momento de lazer também pode servir como uma forma de aprendizado, pois as séries sobre gestão agregam muito valor para o trabalho. Ao entender melhor os personagens e ver suas reações, você assimilará as informações que dificilmente encontraria na educação tradicional.

Gostou da ideia? Quer saber quais são as melhores séries sobre gestão para combinar aprendizado e entretenimento nas horas vagas? Então continue acompanhando e confira as 7 séries que selecionamos para você! Aproveite!

1. O Sócio

Na série “The Profit” ou “O Sócio”, em sua tradução, o investidor e apresentador americano Marcus Lemonis tem uma tarefa bem desafiadora a cada episódio: salvar empreendimentos que estão à beira da falência. Para isso, ele foca na potencialização dos pontos fortes e na neutralização das fraquezas de cada negócio.

Marcus Lemonis, com investimentos reais, adquire cotas de empresas, passa a ser sócio delas e revoluciona os negócios dos quais participa. É a série ideal para as pessoas que desejam ampliar a visão empreendedora para novos horizontes. A cada episódio, o telespectador fica ansioso para conferir os resultados das ações que foram implantadas nas corporações e ver novos negócios com dificuldades serem “salvos” pelo programa.

“O Sócio” apresenta várias formas para salvar uma empresa diferente a cada episódio. Portanto, traz muitas respostas para empreendedores, com novas ideias, servindo como uma lição para aqueles que atuam neste ramo e que enfrentam diversos desafios todos os dias.

2. House of Cards

O protagonista de “House of Cards”, Francis Underwood, interpretado por Kevin Spacey, tem um único propósito: alcançar o poder. Não há obstáculo para impedi-lo e ele acaba se adaptando a todas as circunstâncias que aparecem em seu caminho. O personagem ensina como sobreviver em um mundo político extremamente sujo e de que forma é possível transformar situações para vencê-las.

Embora a série mostre uma excessiva ambição pelo poder, evidencia também a importância de parcerias, de articulações e de estratégia. Uma ótima série para empreendedores, afinal, mostra a influência e o jogo de poder em alto nível.

3. Suits

A série “Suits” se passa em um escritório de advocacia em Nova York, nos Estados Unidos. O foco é na vida de um jovem, o personagem Mike Ross, que é interpretado pelo ator Patrick J. Adams. Apesar de não ter terminado a faculdade de direito, Mike Ross consegue uma vaga para trabalhar com Harvey Specter, interpretado por Gabriel Macht, um dos melhores advogados da cidade. Esse é um seriado que ensina estratégias de negociação, além de levar o telespectador a se aventurar pelo empreendedorismo.

“Suits” deixa clara a importância de quebrar as regras, mas sem desrespeitar a lei. Várias vezes, nos casos de sucesso, há uma pessoa que vê possibilidade onde todos estão vendo barreiras. Mesmo nas grandes crises, os personagens destacam as possibilidades infinitas.

4. Shark Tank

A série americana “Shark Tank” mostra empreendedores que tentam convencer um grupo de investidores a comprarem sua ideia. São casos reais que evidenciam como o pitch preciso e extremamente rápido é fundamental. No mundo do empreendedorismo, tão relevante quanto ter uma boa ideia e uma ótima execução é saber vendê-la em pouco tempo. A série “Shark Tank” ensina exatamente isso.

Estamos falando de um seriado que funciona como uma escola para compreender a mente dos investidores. Os episódios da série mostram como investidores de sucesso avaliam os empresários, porque fariam ou não o investimento e quais os critérios que realmente valorizam.

5. Mad Man

Essa é uma série que se passa em Nova York, nos anos 60, apresentando a rotina de Don Drapper, um diretor de criação. O mundo da publicidade naquela época é revelado ao telespectador, assim como as mudanças que aconteceram ao longo da época. “Mad Man” também foca na vida pessoal das personagens, mostrando a luta pelo poder e diversos momentos de verdadeira frustração.

“Mad Man” é uma série que mostra que as oportunidades de negócio devem ser aproveitadas ao máximo e que a capacidade de inovação é essencial em momentos mais conturbados. Um seriado indicado principalmente para gestores de marketing.

A série é muito interessante para que você entenda como são criadas campanhas de marketing, como as marcas conversam com os consumidores, como conquistar clientes, além de saber mais sobre a importância de relacionamentos e da politicagem tão presente no mundo dos negócios.

6. The Office

Essa é uma série mais voltada para a comédia, que ensina grandes lições de empreendedorismo, fazendo o inverso. Estranho? Mas é isso mesmo, pois Michel Scott, o personagem principal, interpretado pelo ator Steve Carrel, realiza ações que servem de exemplo para que você não as repita em seu negócio.

A trama toda se passa em uma organização que produz e distribui papel. No dia a dia, os personagens vivenciam situações inusitadas em uma rotina de escritório, sendo muitas inspiradas na vida real, acontecendo com certa frequência. Com essa série, você aprenderá como exercer uma liderança confiável e firme, além de motivar os colaboradores a perseguirem o mesmo propósito na empresa.

7. Silicon Valley

Estrelada por um grupo de jovens, “Silicon Valley” é totalmente centrada no mundo dos investimentos e das startups e ensina que uma ideia pode ser excelente e incrível, mas não vale absolutamente nada se não for executada de forma coordenada por uma ótima equipe.

Vivemos em um mundo onde a inovação e a criatividade são as verdadeiras bandeiras da revolução digital. Acabamos não percebendo que o segredo para o sucesso em muitas organizações não está simplesmente na ideia, mas nos profissionais que estão por trás e que podem colocá-la em prática. Com esse seriado, o empreendedor pode aprender muito sobre gestão e sobre os processos de busca por investimento.

Poderíamos estender muito essa lista com séries sobre gestão, mas, começando com essas, tenha certeza de que você já tem material suficiente para fazer uma verdadeira maratona por alguns finais de semana. Essas séries, sem dúvida alguma, podem gerar insights interessantes que ajudarão a melhorar a gestão do negócio. Aproveite ao máximo essas indicações, aprenda mais sobre como lidar com sua equipe e se divirta ao mesmo tempo!

E aí, gostou dessa lista que preparamos para você? Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário para que possamos te ajudar!

Posts relacionados