Metodologias ágeis: como escolher a melhor para o seu projeto?

6 minutos para ler

Os profissionais da área de gestão lidam diariamente com situações que exigem a necessidade de otimização do tempo, recursos e mão-de-obra. Afinal de contas, esse é o papel principal de um gestor de processos dentro de uma empresa, não é mesmo?

Atualmente, um conceito bastante discutido e considerado pelos gestores é o das metodologias ágeis. Essa é uma ideia extremamente interessante e pode ser bastante útil para otimizar os processos de forma inovadora dentro da sua empresa.

Quer saber mais sobre elas e entender como funcionam as metodologias ágeis? Então, acompanhe a leitura deste artigo!

O que são as metodologias ágeis?

Nos dias de hoje, o mercado de trabalho vive uma revolução em todos os aspectos e a relação entre homens e máquinas está cada vez mais proeminente. Dessa forma, os processos que envolvem essas duas esferas precisam estar cada vez mais afinados e eficientes para aumentar a competitividade da empresa.

Com base nessa necessidade, as metodologias ágeis foram desenvolvidas com o objetivo de sintetizar os processos organizados em etapas de produção muito longas, além de solucionar dificuldades de realização de entregas, desencontro de informações e má comunicação entre a equipe interna e os clientes.

Por oferecerem uma proposta de processos mais curtos e dinâmicos, com entregas em tempo reduzido, e sendo focada principalmente no alinhamento da equipe, as metodologias ágeis também são capazes de identificar as falhas de forma mais precisa.

Quais são as metodologias ágeis mais comuns utilizadas em projetos?

Scrum

O Scrum é uma das metodologias ágeis utilizadas constantemente na gestão de projetos e tem como objetivo principal colaborar na gestão e no desenvolvimento de atividades que tenham prazo curto de entrega.

Por ser um dos métodos mais difundidos, ele é frequentemente confundido com o próprio conceito de metodologia ágil.

No Scrum, o projeto é dividido em quatro ciclos de uma semana, denominados sprints. No início de cada sprint é realizada uma reunião de planejamento estratégico, em que são discutidas quais funcionalidades serão colocadas em prática naquela semana.

Kanban

Criada em meados dos anos 1960, o Kanban é a metodologia ágil mais antiga existente, mas nem por isso deixa de ser útil.

Inspirada nos métodos de produção japoneses para organizar o fluxo de trabalho nas fábricas, o Kanban é um sistema que utiliza cartões de sinalização para representar o status da produção e otimizar a sincronia entre o estoque e a linha de produção.

A ideia dessa metodologia é criar uma forma simples e visual para que todos os participantes da equipe assimilem e acompanhem as suas respectivas atividades, projetos e responsabilidades.

Via de regra, as tarefas são separadas em três categorias: pendente, em andamento e concluído. Dessa forma, os gestores do projeto conseguem dar prioridade para o que é mais importante e dividir de forma mais precisa as tarefas para cada colaborador.

Lean

A metodologia Lean está bastante difundida no cenário de empresas emergentes e startups e é altamente indicada para projetos mais curtos e objetivos. O foco principal do método Lean é encontrar e suprimir de forma apropriada os desperdícios dentro de um processo, projeto ou no próprio funcionamento da organização como um todo.

A eliminação de desperdícios, consequentemente, resulta em uma redução de custos e da complexidade do escopo do projeto, além de aumento da produtividade da equipe e melhoria na comunicação interna entre as equipes.

Essa metodologia é indicada para a validação de ideias e hipóteses e é constituída por três etapas principais: construir, medir e aprender.

Como escolher a melhor metodologia para a sua empresa?

A implementação de metodologias ágeis não é uma decisão simples. Além da grande variedade de alternativas e métodos, é preciso entender como cada um deles pode agregar valor e proporcionar melhorias dentro do seu negócio.

Por isso, é fundamental identificar os pontos positivos e negativos do processo como um todo. A seguir, você confere 3 dicas de como escolher a melhor metodologia ágil para a sua empresa.

1.  Faça uma análise completa da empresa

Um processo que obrigatoriamente deve existir antes da implementação de qualquer metodologia ágil dentro de um negócio é a análise completa da empresa. Isso é extremamente necessário para o levantamento dos pontos positivos e negativos do processo como um todo, fato que será crucial na escolha do melhor método.

Uma forma de realizar esse estudo é a análise SWOT — sigla em inglês para Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Essa análise é fundamental para traçar um planejamento estratégico completo e conseguir um diagnóstico profundo sobre os pontos em que é possível alcançar melhorias com planos de ação bem elaborados.

2.  Mapeie os processos

A eficiência da implantação de uma metodologia ágil está diretamente ligada à forma como você enxerga os processos internos da sua empresa.

Sendo assim, cada detalhe importa. Processos bem mapeados facilitam a observação de pontos de melhoria e, consequentemente, tornarão mais simples a escolha da metodologia ágil mais adequada ao negócio.

3.  Faça um cronograma

Um dos objetivos principais das metodologias ágeis é otimizar o tempo. Para a construção de um projeto ideal, a melhor forma de começar é dividi-lo em partes e estabelecer um cronograma com o tempo ideal de cada etapa do projeto.

Como avaliar os resultados da implementação de uma metodologia ágil?

A avaliação dos resultados provenientes da implementação de uma metodologia ágil é relativa. Sendo assim, cada empresa terá seus próprios critérios de avaliação.

Mas, via de regra, independentemente de qual seja o método escolhido, ele deve propor a otimização de recursos e do tempo e, caso esses objetivos tenham sido alcançados, o resultado poderá ser considerado positivo.

Ao longo deste artigo, você pôde perceber que as metodologias ágeis são uma forma excelente de proporcionar mais segurança e efetividade nos projetos e processos empresariais. Definitivamente, elas oferecem a certeza de que tudo será executado da maneira certa e com condições de entregar os resultados esperados.

Entretanto, isso não é sinônimo de que não haverão desafios ao longo da implementação. Sempre que algo novo é proposto, pode existir alguma resistência e dificuldades de execução. Mas, de qualquer forma, os benefícios de contar com metodologias ágeis sobrepõem todos os desafios e possíveis dificuldades.

O que achou do nosso artigo? Conseguiu aprender tudo sobre as metodologias ágeis? Então, não perca tempo e entenda a importância dessas ferramentas dentro do contexto da sua empresa!

Posts relacionados